TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RISCOS DA RADIAÇÃO E PROTEÇÃO RADIOLÓGICA NA SAÚDE OCUPACIONAL: REVISÃO SISTEMÁTICA

Por:   •  30/5/2015  •  Resenha  •  1.215 Palavras (5 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 5

RISCOS DA RADIAÇÃO E PROTEÇÃO RADIOLÓGICA

NA SAÚDE OCUPACIONAL: REVISÃO SISTEMÁTICA

Introdução

No cenário hospitalar atual, observa-se esforços em investimentos tanto na formação de profissionais quanto de equipamentos de diagnóstico por imagem, porém esses esforços não têm se refletido na proteção ocupacional. Os locais de trabalho, principalmente hospitais observa-se o surgimento de uma variedade de riscos e fatores agravantes à saúde. (NEVES E GOMIDE, 2006).

Desde o surgimento dos métodos radiológicos por imagem – em especial o tomógrafo – houve uma importante transformação efetiva na medicina no que tange a melhoria da saúde, porém é imperioso destacar que além de benefícios essa nova tecnologia também tem causado muitos danos à saúde decorrentes principalmente ao seu uso indiscriminado e a manuseio inadequado do equipamento (PARENTE, 2013). Embora esse exame computadorizado tenha alto potencial de diagnóstico, ele produz doses altas de radiação, que podem ser ionizantes ou não, aos pacientes em relação a outros métodos de diagnóstico radiológico. Portanto, podem ter uma representação bastante significativa em relação aos demais métodos da prática médica (PASCHOAL, 2012).

A radiação ionizante é definida como transporte de energia, tanto na forma de ondas eletromagnéticas como na de partículas subatômicas, capazes de causar ionização da matéria. No momento em que a radiação ionizante perpassa a matéria, dispensa energia por excitações ou ionizações. Os efeitos da radiação dependem, sobretudo, de fatores relativos à quantidade e à qualidade da radiação incidente a qual irá interagir, bem como da natureza do material. (FLOR; KIRCHHOF, 2006).

Além do exposto, os efeitos adversos ocorridos pelo uso de radiação podem favorecer o desenvolvimento de morte celular, neoplasias e outros agravos. E esse risco pode aumentar devido à elevação da dose efetiva média anual de radiação que “não deve exceder 20 mSv em qualquer período de 5 anos consecutivos, não podendo exceder 50 mSv em nenhum ano”, também pela exposição excessiva a esse exame e ainda pelo uso inadequado do equipamento (PARENTE, 2013; BRASIL, 1998). No que tange aos profissionais expostos a doses elevadas de radiação destacam-se como efeitos somáticos a ocorrência de náuseas, eritemas, má formação fetal, infertilidade e câncer (BIRAL, 2002).

As agências e comissões de proteção radiológica têm se preocupado com as elevadas doses de radiação produzidas pela tomografia e defenderam a necessidade de minimização da quantidade sem lançar mão da qualidade da imagem produzida pela mesma (PASCHOAL, 2012).

Segundo as recomendações da Comissão Internacional para a Proteção Radiológica os três princípios fundamentais para a proteção radiológica são a indicação justificada do procedimento, a optimização e a restrição do uso das doses. A indicação do exame tomográfico refere-se ao fato de que essa exposição radiológica não seja realizada sem uma justificativa clínica pertinente do paciente. A optimização que é resultante das informações obtidas pelo exame tem relação com a qualidade de imagem e com a dose de radiação a que o paciente está (MEDEIROS, 2009).

.

Materiais e Métodos

Trata-se de um estudo bibliográfico do tipo revisão integrativa. Realizou-se um levantamento da produção científica relacionada à saúdes dos trabalhadores em radiologia nas bases de dados cujo objetivo é traçar o perfil dos trabalhadores em serviços de radiologia e analisar, na literatura científica disponível, a relação entre a situação dos serviços de radiologia e a saúde ocupacional de seus trabalhadores. Pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa, realizado nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e MEDLINE via PubMed.

A busca eletrônica nos referidos bancos de dados ocorreu no mês de setembro de 2014. Em relação ao enfoque temático o mapeamento dos artigos possibilitou o enquadramento da produção analisada em duas categorias temáticas: a primeira abordando os principais riscos dos profissionais de saúde frente à exposição à radiação ionizante e analisar a relação entre a situação dos serviços de radiologia e a saúde ocupacional de seus trabalhadores. Assim espera-se com este estudo, contribuir para a ampliação da produção de conhecimento cientifico sobre o tema, direcionando estudos futuros a fim de ampliar os espaços no conhecimento.

Resultados e Discussão

A radiação ionizante provoca danos à saúde quando as normas que a regulam não são respeitadas detalhadamente. Sendo assim, instituir a proteção radiológica torna-se uma prática imperiosa na promoção da saúde dos trabalhadores e, portanto, a educação permanente contribui para a melhoria desse processo de trabalho (BRAND; FONTANA; SANTOS, 2011).

Estudos enfatizam que existe a necessidade de um olhar especial relacionado à educação permanente voltada para os trabalhadores que se expõem à radiação ionizante que a radiação ionizante causa danos à saúde quando se é exposto desnecessariamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com