TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O estudo dos riscos ambientais, bem como os métodos utilizados pela higiene ocupacional

Trabalho acadêmico: O estudo dos riscos ambientais, bem como os métodos utilizados pela higiene ocupacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.773 Palavras (16 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 16

Conceito de Ergonomia.

É o estudo científico de adaptação dos instrumentos, condições e ambiente de trabalho ás capacidades psicofisiológicas, antropométricas e biomecânicas do homem. A ERGONOMIA é uma ciência multidisciplinar com a base formada por várias outras ciências. A Antropométrica e a Biomecânica fornecem as informações sobre as dimensões e os movimentos do corpo humano. A Anatomia e a Fisiologia Aplicada fornecem os dados sobre a estrutura e o funcionamento do corpo humano. A Psicologia, os parâmetros do comportamento humano. A Medicina do Trabalho, os dados de condições de trabalho que podem ser prejudiciais ao organismo humano. Da mesma forma, a Higiene industrial, a Física, a Estatística e outras ciências fornecem informações a serem utilizadas pela ERGONOMIA, de forma a possibilitar o conhecimento e o estudo completo do sistema homem-máquina-ambiente de trabalho, visando a uma melhor adequação do trabalho ao homem. Adaptação dos instrumentos, condições e ambiente de trabalho às capacidades psicofisiológicas antropométricas e biomecânicas do homem, de forma a: LER E DORT. Atualmente a doença mais notificada no trabalho é a LER. (Lesões por Esforços Repetitivos, também conhecidos como DORT. (Distúrbios Osteomúsculares Relacionados ao Trabalho) que são lesões ocorridas em ligamentos, músculos, tendões e em outros segmentos corporais relacionadas com o uso repetitivo de movimentos, posturas inadequadas e outros fatores como a força excessiva.

Atinge a capacidade motora dos membros superiores englobando um conjunto de doenças como: Tenossinovite (inflamação do tecido que reveste os tendões), Tendinite (inflamação nos tendões), Picondilite (inflamação das estruturas do cotovelo), Bursite (inflamação nas articulações dos ombros), Miosótis (inflamação dos músculos), Síndrome Cervicobraquial (compressão dos nervos da coluna cervical), entre outros.

A LER e a DOR

São a segunda maior causa de afastamento de trabalho no Brasil. Nos últimos cinco anos, foram 532.434 afastamentos, sem contar os casos que ainda estão na justiça (Folha SP,1999).

Esse aumento é causado pelo crescimento da informática e da automação onde o trabalho é cada vez mais especializado, tornando o trabalhador um prestador de serviço de uma atividade limitada e repetitiva.

Como meio de intervir no andamento do trabalho e implantar períodos de pausas, a GINÁSTICA LABORAL surge como uma atividade auxiliadora e essencial, oferecida as empresas e aos trabalhadores, na forma de prevenção a doenças como a LER e DORT, tendo como objetivo reduzir a tensão muscular, melhorar a circulação, reduzir a ansiedade, o estresse e a fadiga, melhorando a prontidão mental e facilitando o trabalho.

Tipos de Ginástica Laboral:

Ginástica Preparatória (no início do expediente);

Ginástica Compensatória (durante o expediente) e

Ginástica de Relaxamento (no final do expediente).

Categorias profissionais que encabeçam a DORT:bancários, operadores de linha de montagem, operadores de telemarketing, digitadores, jornalistas e secretárias.

Fonte: Instituto Nacional de Prevenção ás LER/DORT

Biossegurança

A biossegurança é uma ciência que surgiu para controlar e diminuir os riscos quando se praticam diferentes tecnologias, tanto aquelas desenvolvidas em laboratórios , ambulatórios como as que envolvem o meio ambiente.

Em vários países do mundo, a biossegurança é regulada por um conjunto de leis que ditam e orientam como devem ser conduzidas as pesquisas tecnológicas. Biossegurança no Brasil está formatada legalmente para os processos envolvendo organismos geneticamente modificados, de acordo com a Lei de Biossegurança - N. 8974 de 05 de Janeiro de 1995.

O foco de atenção dessa Lei são os riscos relativos as técnicas de manipulação de organismos geneticamente modificados. O órgão regulador dessa Lei é a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), integrada por profissionais de diversos ministérios e indústrias biotecnológicas. Exemplo típico de discussão legal da biossegurança são os alimentos transgênicos, produtos da engenharia genética.

Por outro lado, a palavra biossegurança, também aparece em ambientes onde a moderna biotecnologia não está presente, como, indústrias, hospitais, laboratórios de saúde pública, laboratórios de análises clínicas, hemocentros, universidades, etc., no sentido da prevenção dos riscos gerados pelos agentes químicos, físicos e ergonômicos, envolvidos em processos onde o risco biológico se faz presente ou não. Esta é a vertente da biossegurança, que na realidade, confunde-se com a engenharia de segurança, a medicina do trabalho, a saúde do trabalhador, a higiene industrial, a engenharia clínica e a infecção hospitalar (Costa & Costa, 2002; Costa, 1999; 1998).

HIGIENE DO TRABALHO

HIGIENE DO TRABALHO - A Higiene do Trabalho refere-se a um conjunto de normas e procedimentos que visa a proteção e a integridade física e mental do trabalhador, preservando-a dos riscos de saúde inerentes ás tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executados. Dentro deste espírito, e não afastando a colaboração entre a área de higiene e segurança e a de saúde ocupacional (medicina do trabalho), no local de trabalho, são garantidas pelos técnicos de higiene, segurança as seguintes atividades:

Auditorias de higiene e segurança, realizando levantamentos das situações de risco inerentes à atividade e as respectivas medidas de prevenção relativas aos locais de trabalho / instalações, equipamentos e processos de trabalho.

Elaboração de planos de prevenção e proteção. Recolha organização e tratamento estatístico de elementos relativos à segurança e saúde na empresa. Coordenação e avaliação de alterações e recomendações sobre o controlo de riscos e observância de normas e medidas de prevenção no local de trabalho.

O desenvolvimento tecnológico da humanidade, além de trazer enormes benefícios e conforto para o homem do século XX, tem exposto o trabalhador a diversos agentes potencialmente nocivos e que, sobre certas condições, poderão provocar doenças ou desajustes no organismo das pessoas que desenvolvem suas atividades normais em variados locais de trabalho.

A Higiene do Trabalho, estruturada como uma ciência prevencionista, vem sendo aperfeiçoada dia a dia e tem como objetivo fundamental atuar no ambiente de trabalho, a fim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com