TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS AÇÕES DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA MODALIDADE EJA NUMA PERSPECTIVA DE MUDANÇA E IGUALDADE SOCIAL

Por:   •  21/9/2019  •  Artigo  •  4.153 Palavras (17 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 17

AS AÇÕES DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA MODALIDADE EJA NUMA PERSPECTIVA DE MUDANÇA E IGUALDADE SOCIAL

Ricardo Vasconcelos Fernandes[1]

Ricardorpm43@gmail.com

Ana Maria da Silveira da Silva

Eurilândia Fontenele Sousa

Orientadora: Profa. Especialista Célia Ximenes Giraldes

celiaximenes91@gmail.com

RESUMO

A educação de jovens e adultos passou por várias transformações ao longo dos tempos, e nos dias atuais essa   modalidade de ensino vem ganhando cada vez mais espaço e melhorias no cenário da educação brasileira, dando chance ao povo mais pobre que não tiveram oportunidade ou que não concluíram o ensino básico na idade certa, possibilitando as pessoas de ter uma vida mais digna, e assim  tornando uma sociedade mais igualitária. Esta pesquisa trata sobre a importância da EJA para a sociedade brasileira e como uma gestão democrática pode melhorar o aprendizado dos educandos, ainda faz uma análise geral de como era o ensino da EJA no passado e os avanços até os dias atuais, mostrando que ouve mudanças significativas desse ensino. Essa pesquisa tem como principal objetivo mostrar que a EJA tem um papel importantíssimo dentro da sociedade brasileira, os métodos utilizados foram observações em uma escola de educação de jovens e adultos, e pesquisas bibliográficas.

PALAVRAS-CHAVE: gestão democrática, aprendizagem, igualdade social

INTRODUÇÃO      

A educação no Brasil sofreu várias transformações ao longo dos tempos, e durante muito tempo nem todos os brasileiros tiveram a oportunidade de estudar, pois a educação era destinada apenas para a elite, deixando de lado o proletariado, gerando uma grande desigualdade social, que afetou bastante o Brasil nos dias de hoje, o país ainda tem um grande índice de pessoas analfabetas ou que ainda não concluíram o ensino básico.

Pensado nesse povo que não tiveram a oportunidade de ter uma educação no passando e também numa perspectiva de mudança no Brasil, foi criado a EJA, proporcionando uma educação igualitária onde todos possam ter a oportunidade de estudar e tornar uma sociedade mais digna

O presente artigo surgiu a partir da disciplina de estágio de observação, realizado em uma escola pública estadual de jovens e adultos, nos dias 09 a 18 de agosto de 2017, localizada em um bairro de classe média, centro de Tianguá-CE, na rua capitão Joaquim Lourenço s/n. Foram feitas observações como condições do espaço escolar, funcionamento da gestão escolar.

A técnica utilizada na pesquisa, foram observações feitas na escola CEJA   entrevistas com coleta de dados, visto que este tipo de entrevista tem caráter qualitativo. Para fundamentar e construir a pesquisa, tem como fundamentação teórica autores que consideram a importância da EJA e da gestão democrática para a aprendizagem dos educandos. (Bizone,2009; Castro,2009; Cruz,2016;   Freire,1980; Jardilino, Araújo 2005; Tamarozzi, Costa, 2009; Lück, 2009; Oliveira, 2012, Rios, 2011; Zurawski 2014; Segundo Ruffo, 2014; Lopes, 2010). A escolha da temática se deu por perceber que durante o estágio, a escola tem um melhor funcionamento quando a gestão trabalha em equipe com a participação da comunidade, e juntos possam tomar decisões relevantes buscando melhorias e assim proporcionando uma educação de qualidade para os alunos.

Esse artigo tem como principais objetivos, mostrar a importância da EJA para a sociedade e sua qualidade de ensino, verificar o funcionamento de uma gestão escolar de jovens e adultos, mostrando de que maneira uma gestão democrática pode influenciar na aprendizagem dos alunos.

 A modalidade EJA aos poucos vem sendo valorizada no meio social, mas ainda sofre vários preconceitos, pois muitos acham que a EJA por ter um ensinamento diferenciado do convencional, a qualidade do ensino não seja a mesma. Diante desse contexto apresenta-se as seguintes perguntas: qual a importância da EJA para a sociedade? Qual a qualidade do ensino na modalidade EJA? Como uma gestão pode influenciar na aprendizagem dos alunos da EJA?

A Importância da EJA para a sociedade

Muitos jovens e adultos de classe baixa hoje não sabem ler e escrever e os que sabem não concluíram o ensino básico devido a falta de oportunidade no passado, pois a educação era para poucos, apenas as pessoas com mais condições financeiras tinham acesso, deixando de lado o sonho de ler e escrever do povo mais pobre.

Segundo Castro (2009), a educação, tem como objetivo mais importante a escolarização, capaz de desenvolver nos indivíduos suas habilidades permitindo o “pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”, como previsto na Constituição de 1988. Quando é distribuída de forma igualitária é uma das ferramentas mais importantes para a promoção de oportunidades entre membros de um país. É, ainda, mais importante em situações de alta desigualdade, quando então ganha maior relevo a responsabilidade do poder público.

Partindo desse entendimento, é possível observar que nos dias atuais a EJA traz uma proposta de igualdade social, oferecendo educação a pessoas que não tiveram oportunidade de ler e escrever ou que não concluíram o ensino básico na idade certa devido as dificuldades da vida. Preparando e dando oportunidade aos jovens e adultos a ingressarem no mercado de trabalho, e ter uma visão mais ampla da sociedade em que vivem, conhecendo seus direitos, possibilitando que esses jovens   possam ter o direito de crescer na vida que nem os demais. Por outro lado a Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos mostra que:

A EJA foi vista como uma compensação e não como um direito. Esta tradição foi alterada em nossos códigos legais, na medida em que a EJA, tornando-se direito, desloca a ideia de compensação substituindo-a pelas de reparação e equidade. Mas ainda resta muito caminho pela frente a fim de que a EJA se efetive como uma educação permanente a serviço do pleno desenvolvimento do educando. (BRASIL, 2000 p 66).

Nessa perspectiva, pode-se observar que a EJA foi criado para equilibrar uma situação que houve lá no passado e quem vem refletindo nos dias de hoje, que foi a falta de educação de qualificação, que acarretou em vários problemas sociais como a falta de emprego, gerando uma grande desigualdade social, pois muitos jovens não tiveram a oportunidade de uma qualificação, assim não tiveram a oportunidade de um trabalho digno  e alguns  acabaram procurando o mundo do crime, por achar a saída mais fácil, e os que não entraram no crime vive em pobreza extrema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (185.3 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com