TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NAS TURMAS DE EJA: EXPERIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE SORRISO-MT

Por:   •  11/11/2018  •  Artigo  •  2.812 Palavras (12 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 12

O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NAS TURMAS DE EJA: EXPERIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE SORRISO-MT¹.

Francisco Alexandro de Morais²

RESUMO

        A Educação de Jovens e Adultos na atualidade é uma alternativa viável para que as pessoas possam retomar seus estudos e garantir uma formação profissional e intelectual. Contudo,         suas propostas curriculares são bastante compactas, podendo vir a dificultar a aprendizagem dos alunos devido à sobrecarga de conteúdo em um curto espaço de tempo, principalmente das disciplinas da área das ciências biológicas. Por esta razão, o trabalho analisou a proposta curricular das disciplinas de ciências e biologia nas turmas da EJA do Distrito de Boa Esperança do Norte no município de Sorriso - MT, além de verificar a compreensão e aprendizagem dos conteúdos por parte dos alunos com a utilização de recursos diversos, sendo realizada com os alunos da EJA do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual Cristiano de Araújo Pires entre outubro e novembro do ano de 2007. Foram utilizadas aulas expositivas, leitura e produção de textos baseados em livros didáticos, revistas e artigos científicos nas disciplinas de biologia e ciências, além da análise das propostas curriculares dessas disciplinas. Foi observado que os alunos conseguiram contextualizar muito dos conteúdos e temas das disciplinas de ciências e biologia, principalmente com a utilização do livro didático associado com revistas e artigos científicos. As propostas curriculares destas disciplinas ainda apresentam sobrecarga de conteúdos em relação a sua carga horária, havendo dessa forma necessidade de uma reformulação para disponibilizar apenas conteúdos de relevância a realidade dos alunos.

PALAVRAS-CHAVE: educação, jovens e adultos, escola, proposta curricular.

ABSTRACT

THE TEACHING OS SCIENCES AND BIOLOGY EDUCATION IN GROUPS OF EJA: EXPERIENCES IN THE TOWN OF SORRISO – MT.

The Education for Youth and Adults in actuality is a viable alternative so that people can resume their studies and ensure a vocational and intellectual. However, his proposals curricula are quite compact and may have to hinder the learning of students because of the overload of content in a short period of time, especially the disciplines of the area of biological sciences. For this reason, the work examined the proposed curriculum of the disciplines of science and biology classes in the EJA the District of Boa Esperança do Norte in the Town of Sorriso - MT, and verify the understanding and learning of content by the students with the use of various resources, being held with the students of EJA the Primary / Secondary Education of the School State Cristiano Araújo Pires between October and November of the year 2007. Were used lessons exhibitions, reading and production of texts based on textbooks, magazines and scientific articles in the disciplines of biology and science, in addition to analysis of the proposed curriculum such subjects. It was observed that the students managed to contextualize much of the content and themes of the disciplines of science and biology, particularly with the use of the textbook associated with magazines and scientific articles. The proposed curriculum of these disciplines still have overload of content on their working hours, having thus need to be recast to provide content of relevance only the reality of the students.

KEYWORDS: education, youth and adults, school, curriculum proposal.

INTRODUÇÃO

O ser humano, independente de sua idade cronológica, apresenta a tendência de aprender com maior facilidade um determinado conhecimento quando ele é apresentado inicialmente de forma mais geral (AUSUBEL, NOVAK E HANESIAN, 1980; AUSUBEL, 2003), buscando os conhecimentos prévios de cada pessoa, e em seguida, se desdobrando as idéias mais específicas para ampliar a compreensão.

As pessoas nunca deixam de aprender, mesmo aquelas que deixaram seus estudos quando jovens. A ausência da educação escolar representa uma grande lacuna para o indivíduo e uma perda enorme para a cidadania. Hoje, isso pode ser contornado devido existir um nível de ensino que se dispõe a trabalhar com essas pessoas que interromperam sua atividade escolar, sendo conhecido como Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A Educação de Jovens e Adultos na atualidade é uma alternativa viável para que as pessoas possam retomar seus estudos e garantir uma formação profissional e intelectual, representando um novo começo (Cury, 2008). Os mesmos autores afirmam que A EJA é um direito de todos aqueles que não tiveram acesso à escola ou mesmo aqueles que não conseguiram completar seus estudos.

Contudo, suas propostas curriculares são bastante compactas, podendo vir a dificultar a aprendizagem dos alunos devido à sobrecarga de conteúdo em um curto espaço de tempo, principalmente nas disciplinas da área das ciências biológicas que abrangem muitas inter-relações com outras áreas do conhecimento, além de muitos termos e descrições científicas.

Embora a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), de 1996, expresse a urgência de reorganização da Educação Básica, a fim de dar conta dos desafios impostos pelos processos globais e pelas transformações sociais e culturais por eles geradas na sociedade contemporânea, na área das ciências biológicas, o ensino de Ciências e Biologia se organizam ainda hoje de modo a privilegiar o estudo de conceitos, linguagem e metodologias desse campo do conhecimento, tornando as aprendizagens pouco eficientes para interpretação e intervenção na realidade (BORGES e LIMA, 2007; DUTRA, 2007), principalmente nas turmas de EJA em que esta visão é mais reduzida e extremamente fragmentada. Segundo KRASILCHIK (2004), o ensino de biologia nas escolas brasileiras ainda é bastante teórico, prendendo-se a descrição e segmentação dos conteúdos visando apenas à memorização de nomes e conteúdos.

O ensino de ciências e biologia deve proporcionar ao aluno de EJA a oportunidade de visualização de conceitos ou processos que estão sendo construídos por ele na escola, pois a missão da educação é conduzir o crescimento intelectual, moral, ético da comunidade através de ensinamentos, exemplos, experiências levados à escola, fazendo com que cada um se conscientize e se responsabilize pelo destino da sua própria vida. Dessa forma, PIRES et al (2008) descrevem que jovens e adultos devem desenvolver suas diferentes capacidades e todos são capazes de aprender para dessa forma construir sua identidade na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (231.2 Kb)   docx (44.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com