TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENTREVISTA - NET MONTGOMERY

Tese: ENTREVISTA - NET MONTGOMERY. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Tese  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 6

ENTREVISTA - CYNTHIA MONTGOMERY

Muitas empresas fracassam por que não pensam direito na estratégia antes de abrir

SEGUNDO AUTORA, DEFINIÇÃO DE O QUE A EMPRESA SERÁ E POR QUE ELA SERÁ IMPORTANTE PODE LEVAR EMPREENDEDOR AO SUCESSO, MAS É NECESSÁRIO MANTER ESTRATÉGIA FRESCA E NOVA

MARIA PAULA AUTRAN

DE SÃO PAULO

Não importa o tamanho da empresa. O fundamental é que ela saiba quem é, como vai competir e, principalmente, por que será importante no mercado, diz Cynthia Montgomery, professora da Harvard Business School.

Ela, que está lançando no Brasil o livro "O Estrategista" (Sextante), diz que a clareza sobre essas ideias pode definir o sucesso ou o fracasso de uma companhia iniciante, por exemplo.

Para Cynthia, uma empresa deve sempre trazer algo diferente para o mercado, mas é preciso fazer isso com estratégia. Confira a entrevista.

Folha - O que é estratégia?

Cynthia Montgomery - A estratégia diz quem uma empresa é, como ela vai competir e por que ela vai ser importante.

Por que ela é tão importante para um negócio?

Peter Drucker [guru da administração] fez uma distinção sobre fazer as coisas de maneira certa e fazer as coisas certas.

A estratégia está ligada a fazer as coisas certas. É fazer essas escolhas que estão no coração da empresa, que vão determinar todo o resto sobre ela: quem e como ela vai servir. São essas perguntas fundamentais que determinam a essência de uma empresa.

Os princípios da estratégia servem para qualquer tipo de empresa, inclusive as pequenas e médias?

Muitas pessoas pensam que os empreendedores não precisam de estratégia, que a estratégia é algo estável e duro e que ela é para empresas grandes e já estabilizadas.

Isso é totalmente um mau entendimento. Acredito que os empreendedores precisam ter sua estratégia, eles devem ter seu próprio ponto de vista. Um exemplo disso -não é exatamente uma companhia pequena- é o serviço de buscas da Microsoft, o Bing.

Já existia o Google e o líder da divisão de serviços pergunta à equipe: por que o Bing? Por que o mundo precisa de outro mecanismo de busca?

Por que o mundo precisa do seu negócio? Essa é a pergunta que todo empresário precisa responder.

Por que a estratégia é importante para empreendedores?

Empreendedores têm enormes taxas de fracasso. Alguns devido a boas ideias mal executadas, mas muitos devido a ideias que foram mal concebidas desde o início.

Pensar claramente nesse ponto [estratégia] pode fazer uma enorme diferença na trajetória deles. Pode também fazer uma enorme diferença na habilidade da companhia para atrair financiamento, empregados e consumidores.

Eu incentivo os líderes de empresas pequenas e grandes, novas e velhas, a responder essa questão: por que essa é companhia é ou será importante?

Para uma empresa iniciante, a experiência de pensamento é real: por que o mundo precisa desse negócio?

Qual o erro mais comum dos empreendedores quando se trata de estratégia?

Eles tendem a subestimar obstáculos e a superestimar o valor agregado de seus negócios.

Quando é o melhor momento para um empreendedor pensar na sua estratégia?

Não há um momento certo, porque as coisas mudam rapidamente e a estratégia e as organizações precisam ser fluidas. Uma boa estratégia no começo pode levar o empreendedor ao sucesso, mas é igualmente necessário manter a estratégia fresca e renovada, para mantê-la relevante na medida em que o mercado e as oportunidades se desenvolvem.

É por isso que um líder precisa ser um estrategista e liderar com essas perguntas sempre em mente.

Qual a relação entre liderança e estratégia?

Como um líder, é fácil ser engolido pelas demandas urgentes do cotidiano.

O líder é o responsável por fazer as escolhas que definirão o caminho que aquela empresa terá de tomar e quem ela será.

Se você não faz essas escolhas, será difícil fazer bem todas as outras coisas necessárias. Se o líder faz esses julgamento errado [sobre mudanças no ambiente e no mercado], tudo que a companhia fizer estará em risco.

O que grandes estrategistas têm em comum?

Pensam com clareza e são bons "conceituadores". Eles conseguem olhar um problema e entender qual o ponto mais profundo, olhar para várias peças e pensar de um jeito diferente.

Eles entendem as implicações das experiências pelas quais a companhia passou e conseguem pôr tudo isso junto e pensar de forma holística. Estratégia é pensar holisticamente.

Qual seria um exemplo de boa estratégia no mercado hoje?

A Ikea [fabricante de móveis sueca] passou a ser a maior empresa de móveis do mundo, mas a estratégia que vemos hoje foi cunhada por seu fundador empreendedor, Ingvar Kamprad.

Ele frequentemente a descrevia como uma "empresa de conceito", construída em torno de uma compreensão clara de quem era.

Suas palavras são instrutivas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com