TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENTREVISTA SOBRE GERENCIAMENTO LOGÍSTICO E SUAS PARTICULARIDADES

Trabalho Universitário: ENTREVISTA SOBRE GERENCIAMENTO LOGÍSTICO E SUAS PARTICULARIDADES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  2.361 Palavras (10 Páginas)  •  891 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

1 INTRODUÇÃO

Nesta atividade interdisciplinar individual, os assuntos tratados em termos de Tecnologia em Logística foram relativos às estratégias logísticas, aos sistemas de gerenciamento de armazéns, à gestão de transportes, ao processo de globalização e os impactos na logística, e à gestão de processos.

O propósito acadêmico foi atender aos objetivos das disciplinas deste semestre letivo, orientados no conteúdo do eixo temático de modo a favorecer a interatividade e a regionalidade e auxiliar na aplicação dos conceitos trabalhados em cada disciplina.

2 DESENVOLVIMENTO

A empresa pesquisada neste estudo foi a Syngenta Seeds Ltda. É a 3ª maior na área de agrobusiness no mundo, é líder em Proteção de Cultivos, emprega cerca de 21 mil pessoas em 90 países. É voltada para as necessidades dos clientes. Oferece a mais alta qualidade em produtos e serviços, buscando a satisfação de técnicos, agricultores e agroindústrias. É uma empresa comprometida com a pesquisa biotecnológica, tendo duas unidades de beneficiamento em Ituiutaba-MG e Matão-SP. Já tem a terceira unidade em fase de construção em Formosa-GO, e dois centros de pesquisa: um em Cascavel-PR e o outro em Uberlândia-MG.

Tem como princípios: tem como foco principal seus parceiros externos e trabalhando em parceria; de forma estimulante e recompensadora crescer por meio do trabalho; buscar a excelência no desempenho e no cumprimento de seus compromissos; moldar o mercado visando o futuro; ser arrojado e oferecer soluções inovadoras com o uso da ciência responsável e do conhecimento de mercado.

Produz e beneficia sementes de milho híbrido com alto índice de germinação e satisfação de seus clientes, garantindo a sanidade e qualidade de grãos. Atende grande parte do mercado interno, tendo áreas de plantio em grande parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste. E ainda exporta para os países do MERCOSUL, Europa e África.

É uma empresa que iniciou suas operações no dia 12 de fevereiro de 2001, criada a partir da união de duas empresas com grande experiência no mercado de proteção de cultivos.

Quanto às ameaças, destacam-se:

 tem outras empresas no mercado de sementes voltadas para o mesmo foco;

 por produzir sementes de alta e média tecnologia, consequentemente enfrenta concorrentes que ofereçam produtos de baixa qualidade com preços mais acessíveis. Quanto a isso o aspecto preponderante é o poder de compra de alguns produtores rurais.

No que diz respeito às oportunidades, destacam-se:

 capacita seus funcionários procurando a melhoria contínua em questão de atendimento aos agricultores e parceiros;

 faz integração e consolidação de forças, traduzindo assim o potencial que caracteriza a empresa;

 oferece soluções e produtos com o objetivo de inovar toda a cadeia de alimentos.

Devido a grande concorrência na produção de sementes com qualidade e com sanidade fisiológica comprovada, o mercado em agribusiness vem ganhando cada vez mais força na esfera mundial.

A melhoria contínua e inovações buscando ofertas de produtos que atendam as mais diversas culturas são estratégias que a empresa deverá sempre visar para obter diferencial entre os concorrentes.

Com relação ao setor de recursos humanos, a empresa conta atualmente com 72 funcionários diretos e 67 terceirizados. A empresa os treina e capacita periodicamente com o intuito de buscar a melhor integração da equipe, focado na excelência na execução das tarefas e rotinas diárias.

Dispõe de máquinas e equipamentos com tecnologia de ponta, facilitando suas operações na linha de produção. Graças à boa aceitação de sua marca no mercado, procura sempre investir em projetos de ampliação para um melhor processo de produtos em setores de crescimento-chave, como o milho, atualmente.

Desde a sua criação em 2001, o setor de recursos humanos vem procurando melhorias no que diz respeito ao relacionamento entre empresa e funcionários. Capacitar e treinar faz com que todos trabalhem sempre motivados, cujo resultado seja estimulante com senso de direção e foco em seus objetivos.

No que se refere à sua estratégia, sendo uma empresa mundial voltada exclusivamente para o segmento da produção de sementes e o gerenciamento de um portfólio variado, tem o objetivo principal de oferecer soluções cada vez mais localizadas, desenvolvendo linhas de produtos e serviços específicos para as necessidades de cada produtor.

Com isso, a Syngenta Seeds elabora estratégias para atingir seus propósitos, considerando importante haver sempre a busca do equilíbrio entre o gerenciamento global de produtos específicos e a adaptação local às necessidades dos agricultores. Expandir essa meta e sustentando essa base é um ponto permanente que demanda controle e responsabilidade.

Sobre sua estrutura, a empresa conta com sede própria, com espaço físico amplo e setores bem distribuídos desde a produção inicial até a área administrativa. Todos os procedimentos operacionais seguem normas das exigências da ISO 9001-2000 e adota um rigoroso acompanhamento dentro das normas da Segurança do Trabalho & HSE.

A estrutura da Syngenta Seeds além do comprometimento com a qualidade e também por estar voltada às necessidades dos clientes, traz em seu próprio nome “Syn” que vem do grego e se relaciona à sinergia e síntese, e “Genta” que se refere a indivíduos. E isso faz com que ela se preocupe com o envolvimento de seus profissionais de maneira abrangente, com uma clara e direta forma de comunicação, unindo o comprometimento, relacionamento e as aspirações de seus colaboradores em um único e diferenciado potencial.

Sua cultura visa à liderança global na oferta de soluções inovadoras e lançamento de marcas de acordo com as necessidades de seus clientes. Padroniza e utiliza todas as formas para promover e transmitir tudo que ela tem de melhor, com um rigoroso controle de qualidade de seus produtos para a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com