TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EPI E EPC

Trabalho Universitário: EPI E EPC. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 3

5.1 EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

De acordo com a NR6, os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), são todos os dispositivo de uso individual destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Sabemos que proteger a integridade física dos trabalhadores não previne acidentes, mas reduz ou até elimina os riscos á saúde dos trabalhadores.

A utilização dos equipamentos de proteção individual é necessária para prevenir lesões aos colaboradores e evitar complicações e dor de cabeça aos empregadores. A não utilização dos equipamentos de proteção pode gerar aos trabalhadores lesões, afastamento da função e ferimentos graves.

De acordo com a NR6, item 6.3 “A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias: • as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças ocupacionais;

• Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas;

• Para atender situações de emergência”.

Todo equipamento deve ser avaliado quanto a sua qualidade, pois o mesmo em más condições não protegerá o colaborador adequadamente.

Durante o período de estágio tive a percepção de que atualmente a utilização dos equipamentos de proteção está cada vez mais visível dentro das empresas, lembrando que existem colaboradores que se recusam a utilizar, dando a desculpa que incomoda ou não adiantam de nada, colocando em risco sua saúde e podendo causar problemas maiores a empresa.

Para a distribuição dos equipamentos é necessário preencher uma folha com o nome completo do funcionário, número do CA (certificado de aprovação) expedido pelo ministério do trabalho, data do recebimento e entrega com assinatura do mesmo que está recebendo o equipamento. Esta ficha é um meio de comprovação de que está sendo cumpridas as normas regulamentadoras conforme citada na NR 6, sub-item 6.6.1, alínea H, “registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico”.

Também é necessário o uso adequado de equipamentos para sua determinada função, um soldador, por exemplo, deve utilizar: Máscara para solda elétrica; Avental de raspa de couro; Luvas de raspa de couro; Perneira de raspa de couro; Calçado de segurança com biqueira de aço ou de resina; Blusão de raspa de couro para soldas sobre a cabeça; Capuz de brim; A roupa deve estar livre de óleo e graxa, se utilizar os equipamentos de outra função, a pessoa estará se submetendo há riscos graves e iminentes em sã consciência.

5.2 EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA

O Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) é todo dispositivo, sistema, ou meio, fixo ou móvel de abrangência coletiva, destinado a preservar a integridade física e a saúde dos trabalhadores usuários e terceiros.

Alguns dos EPC’S fornecidos na empresa na qual estagiei são:

- Sinalizadores de segurança ( Placas, cartazes, fitas zebradas) a fita era utilizada para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com