TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO USO DE EPI E EPC PARA OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E O PAPEL DO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO QUANTO A PREVENÇÃO E A CONSCIENTIZAÇÃO

Por:   •  18/4/2017  •  Monografia  •  5.372 Palavras (22 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 22

SENAC – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

Curso Técnico em Segurança do Trabalho

SIMONE BARBOSA FERRAZ MENDES

A IMPORTÂNCIA DO USO DE EPI E EPC PARA OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E O PAPEL DO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO QUANTO A PREVENÇÃO E A CONCIENTIZAÇÃO

Porto Velho, Novembro de 2016

SIMONE BARBOSA FERRAZ MENDES

A IMPORTÂNCIA DO USO DE EPI E EPC PARA OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E O PAPEL DO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO QUANTO A PREVENÇÃO E A CONCIENTIZAÇÃO

Trabalho apresentado ao SENAC EAD como requisito para a aprovação no Curso Técnico em Segurança do Trabalho.

Orientador

Volmar Luiz Menti

Porto Velho, Novembro de 2016

Sumário

1. INTRODUÇÃO 4

2. JUSTIFICATIVA 6

3. OBJETIVOS 8

Objetivo geral: 8

Objetivo específico 8

4 DESENVOLVIMENTO 9

4.1 PRINCIPAIS RISCOS ENCONTRADOS PELOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE SEGUNDO A NR - 32 9

4.2 EPI – CONCEITO E TIPOS 11

4.3 EPC – CONCEITO E TIPOS 13

4.4 ATUAÇÃO DO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO DENTRO DA UNIDADE HOSPITALAR 14

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 17

REFERÊNCIAS 19

ANEXOS 21

ANEXO I 21

ANEXO II 22

1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho pretende sopesar a importância do uso dos equipamentos de proteção individual – EPI e dos equipamentos de proteção coletiva – EPC para os profissionais da saúde, pois estes profissionais estão propícios à contaminação devido ao ambiente insalubre que laboram. Além disso, o trabalho objetiva descrever a ação do técnico em segurança do trabalho em relação à prevenção e conscientização daqueles que laboram nesta atividade.

Segundo a Constituição Federal de 88, o trabalhador tem direito à proteção de sua saúde, integridade física e moral e segurança na execução de suas atividades. O trabalho deve ser executado em condições que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e a realização pessoal e social. A segurança e a saúde do trabalhador são de responsabilidade do empregador e dos profissionais envolvidos no ambiente de trabalho.

Os trabalhadores da área da saúde, em especial os de enfermagem, estão expostos a uma variedade de cargas que são geradoras de processos de desgaste. Isso é devido ao fato de que esses trabalhadores são obrigados a permanecer num ambiente de trabalho durante toda a sua jornada laboral, e grande parte da vida produtiva.

A NR – 32, norma que cuida da Saúde dos profissionais da área de saúde, expressa em seu conteúdo os aspectos relevantes e objetivos para a segurança e proteção do trabalhador em ambiente hospitalar, passíveis de submissão a padrões técnicos e operacionais. Essa é a primeira norma, no Brasil e no mundo, criada para estabelecer diretrizes básicas para a implementação das medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores na área da saúde.

Todas as atividades laborais que apresentam algum tipo de risco ao trabalhador devem ser cumpridas com o auxílio de EPIs – Equipamento e proteção Individual e de EPC – Equipamento de Proteção Coletiva.

O uso de EPI se faz necessário, uma vez que serve para proteger os profissionais de forma individual, reduzindo qualquer tipo de ameaça ou risco para o trabalhador. Seu uso é determinado pela norma regulamentora n° 6, a mesma estabelece que sejam fornecidos de forma gratuita ao trabalhador para o desempenho de suas funções dentro da empresa. O EPC destina-se a evitar acidentes e o aparecimento de doenças ocupacionais.

Mediante a predominância de riscos ocupacionais que os profissionais estão expostos no ambiente laboral, a presença do técnico de segurança do trabalho é imprescindível. Sua atuação é muito importante na elaboração de planos de prevenção de risco Hospitalar e ambiental, inspeção de segurança, laudo técnico, organização de palestras e treinamento ao corpo de trabalhadores que atuam em áreas tão insalubres.

2. JUSTIFICATIVA

É de extrema importância para as pessoas que laboram na área da saúde conhecer os diversos itens de segurança que possa proporcionar, cada vez mais, um trabalho de forma mais segura, oferecendo a preservação da saúde e mais qualidade de vida. Além disso, o técnico em segurança do trabalho deve ter o conhecimento necessário para orientar os colaboradores quanto ao uso correto dos itens de segurança e conscientizá-los em relação aos benefícios que uma ação preventiva proporciona.

Assim se faz necessário analisar os benefícios do uso dos EPI e EPC no ambiente laboral dos profissionais da saúde. Os EPI`s têm como objetivo proteger os profissionais da área da saúde dos riscos inerentes aos processos, colaborando no aumento da produtividade e minimizando os efeitos de perdas em função da melhoria no ambiente de trabalho.

Os EPI`s são indispensáveis a esses profissionais, pois os mesmos lidam todos os dias com materiais contaminados, substâncias agressivas ao organismo e máquinas utilizadas no processo de esterilização, mesmo esse tema sendo conhecido por toda a equipe, ainda há erros que podem comprometer a organização do trabalho, por esse motivo esses profissionais necessitam de estímulo continuamente para uso adequado desses objetos que lhes oferecem segurança.

Embora saibam da importância do uso do EPI e do EPC, alguns profissionais da saúde mostram-se desinteressados pelo assunto, por não terem a real consciência dos riscos que estão expostos. A não adesão aos equipamentos, quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.5 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com