TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EPI e EPC

Por:   •  4/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 6

EPI e EPC

Todos os laboratórios compartilham o mesmo problema: Trabalho por um longo período manipulando materiais que podem produzir risco à saúde e ao meio ambiente. As substancias manuseadas e os tipos de equipamentos operados podem resultar numa serie de acidentes, como intoxicação, envenenamento, queimaduras térmicas e químicas, entre outras, porem, podem ser evitadas ou minimizadas pelo uso de EPI e EPC.

Legislação - Segundo a lei nº 6514 de 22/12/1997, seção IV art. 166, toda a empresa é obrigada a fornecer aos seus funcionários, gratuitamente EPIS e EPCS, segundo a necessidade de trabalho e ao risco inerente, que se encontre em perfeito estado.

O que é EPI ?

EPI – Equipamento de proteção individual se destina proteger o analista nas operações com risco de exposição, também podem ainda se considerados um dispositivo destinado a proteger a integridade física e a saúde do trabalho.

Mascara faciais – responsável por proteger a face contra o risco de impactos substancias nocivas e radiação. Proporcionam melhor proteção pois além dos olhos, amparam toda a face contra os perigos dos respingos das substancias potencialmente corrosivas e toxicas. Despensa o uso de óculos, pois a mesma é feita de plástico e cobre a face por inteira.

Óculos de segurança – Oferecem amparo aos olhos conta risco de impactos, de substancias nocivas ou radiação. Precisam de ser de qualidade comprovada, a fim de proporcionar ao usuário visão transparente, sem distorções e opacidade.

Proteção respiratória (Mascaras) - Utilizados para proteger o aparelho respiratório, são necessárias no caso de uso de gases irritantes, nos quais produzem inflamações nos tecidos ao entrar em contato. Existe dois tipos de classificação de mascaras, as semifaciais, que são recomendadas para casos em que a concentração dos gases não ultrapassem a dez vezes o limite de exposição, quase sempre, devendo-se ser acompanhada com o uso de óculos de segurança. Já as de proteção total, além de proteger o rosto inteiro, tem o sistema de ar autônomo, recomendadas para ambientes em que a concentração pode atingir até cinquenta vezes o limite de exposição.

Filtros - Material: montados em um invólucro de material plástico com partículas filtrantes no seu interior.

1) Filtros químicos: classe 1: vapores orgânicos e gases ácidos; amônia e metilamina; formaldeído e vapores orgânicos; , gás sulfúrico (escape), vapores de mercúrio e gás cloro;

2) Filtros mecânicos: poeiras, névoas e fumos (p2); poeiras, névoas, fumos e radionuclídeos (p3);

3) Filtros combinados (químico classe 1 e mecânico classe p3): gases ácidos, gás sulfúrico (escape) e poeiras, névoas, fumos e radionuclídeos (p3); vapores orgânicos, gases ácidos, gás sulfúrico (escape), formaldeído, amônia e metilamina e poeiras, névoas, fumos e radionuclídeos (p3); fluoreto de hidrogênio e poeiras, névoas, fumos e radionuclídeos (p3).

PFF1 – Geralmente indicada para proteção contra partículas não tóxicas tais como as minerais, pó de madeira, etc.

PFF2 – Geralmente indicada para proteção contra partículas tóxicas químicas finas.

PFF3 – Geralmente indicada para proteção contra partículas tóxicas químicas finíssimas.

Letras S ou SL conforme sua capacidade de proteção contra partículas sólidas ou sólidas e líquidas, respectivamente.

Proteção auricular - Os controles dos níveis de ruídos em laboratório são regidos pela NBR nº 10152/ABNT, que estabelece limite de 60 decibéis para uma condição de conforto durante a jornada de trabalho. Os protetores auriculares podem ser em forma de concha, com protetores externos ou de inserção.

Protetores para o tronco - Tipo de EPI mais comum no laboratório, são os jalecos, eles protegem as roupas contra borrifos químicos e biológicos, deve ser também confeccionados com matérias resistência a chamas, e cobrir completamente o tronco, fechado nas costas e desprovidos de bolsos.

Proteção de membros superiores e Inferiores - atuam contra o risco biológico, queimaduras químicas, calor ou frio, calçado, calças, mangas de proteção e luvas, as luvas também fornecem a proteção de dermatites, pois a exposição repetida a pequenas concentrações de inúmeros compostos químicos, eventualmente criam reações adversas na pele. As luvas devem ser de material resistente, ter baixa permeabilidade e boa flexibilidade, além de ser compatíveis a substancias que serão manuseadas.

O que são EPC?

EPC – São equipamentos de uso no laboratório que, quando bem especificados para as finalidades a que se destinam, permitem executar operações em ótimas condições de salubridade para o operador e demais pessoas no laboratório.

Cabine de segurança de uso geral – EPC indispensável em qualquer laboratório, devendo obedecer o critério de construção, levando em conta o tipo de trabalho e a quantidade de operadores. Ser uma construção robusta, dotada com sistema de exaustão com potencia suficiente para promover a exaustão de gases leve que rapidamente ocupam as camadas superiores e de gases pesado que tendem a permanecer na parte baixa da capela. São usadas para diversas analises que inclui o manuseio de substancias químicas e/ou partículas.

Fluxo laminar - conhecimento também como cabine de segurança biológica, são os principais EPC utilizado para proteger contra aerossóis infecciosos (partículas microscópicas), originados de varias procedimentos microbiológicos para limitar a exposição de analista e do ambiente, e ainda proteger o experimento da contaminação originada do ar. Um sistema eletromecânico em que uma massa de ar ultrafiltrada, move para sentido unidirecional, a baixa velocidade, criando um ambiente estéril e removendo a contaminação gerada no ambiente.

●Horizontal – Usado para manipular produtos estéreis patogênicos.

●Vertical – Também usada para a manipulação de produtos patogênicos ou amostra, onde há necessidade de maior segurança.

Existe 3 tipos de classe de cabine de segurança biológica. As classes I e II, oferecem significativo nível de proteção, já a classe III é a prova de gás, oferecendo maior nível de proteção pessoal e ambiental.

Equipamentos de socorro imediato

Os chuveiros de emergência - possui um formato especial, para fornecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (102.2 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com