TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ERGONOMIA E COMPROMISSO

Projeto de pesquisa: ERGONOMIA E COMPROMISSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.869 Palavras (16 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 4

2 DESENVOLVIMENTO .......................................................................................... 6

2.1 ERGONOMIA E USABILIDADE .........................................................................6

2.1.1 Heurística de Usabilidade ............................................................................... 6

2.1.2 Critérios Ergonômicos ..................................................................................... 7

2.2 SEGURANÇA................................................................................................... 12

2.2.1 Usabilidade Versus Segurança ..................................................................... 12

2.3 HUMANIZAÇÃO.............................................................................................. 15

2.4 RELACIONAMENTO PESSOAL...................................................................... 17

2.5 ÉTICA ............................................................................................................... 18

3 CONCLUSÃO ..................................................................................................... 19

REFERÊNCIAS ..................................................................................................... 21

1 INTRODUÇÃO

Os seres humanos percebem as coisas através de seus sentidos, isto é, visual, auditivo e tato. Estes sentidos habilitam o usuário de um sistema interativo perceber a informação, armazená-la (em sua memória) e processar a informação usando o raciocínio dedutivo ou indutivo. Maioria da IHC ocorre através do sentido da visão, como por exemplo: relatórios, gráficos, etc. Neste caso, o olho e o cérebro trabalham juntos a fim de receber e interpretar a informação visual baseada no tamanho, forma, cor(es), orientação e movimento. Muitos elementos discretos de informação são apresentados simultaneamente para o homem absorver. Assim, uma especificação apropriada de comunicação visual é o elemento chave de uma interface amigável. Embora haja uma tendência para se utilizar manipulação/comunicação gráfica no projeto de interface, muito da informação visual ainda é apresentada na forma textual. A leitura - o processo de extrair informação do texto - é a atividade chave na maioria das interfaces. Os seres humanos precisam decodificar os padrões visuais e recuperar o significado das palavras e frases. Neste caso, a velocidade do processo de leitura é controlada pelo padrão de movimento do olho que escaneia o texto em sacadas do olho feitas em alta velocidade. Adicionalmente, o tipo de caractere fonte, o comprimento de linha do texto e cor(es) afetam a facilidade na qual o processo de leitura ocorre.

É importante manter uma constante postura de defesa, a qual consiste em procurar manter as informações protegidas. Ainda que uma informação não tenha relevância ou não seja confidencial, terceiros não devem tomar conhecimento dela para não tirar proveito de alguma forma. Isso é conhecido também como método da ignorância – quanto menos alguém sabe sobre você, mais privacidade você terá e, consequentemente, mais segurança.

Tem-se falado em humanização no ambiente de trabalho. Mas o que é humanização e para que serve? Humanizar significa respeitar o trabalhador enquanto pessoa, enquanto ser humano. Significa valorizá-lo em razão da dignidade que lhe é intrínseca. Isso apresenta vários desdobramentos. Por exemplo, o relacionamento interpessoal-necessidade social, conforme MASLOW (2000), ou fator higiênico, segundo a teoria herzbergiana – deve se pautar pelo diálogo, sem o qual as relações entre os indivíduos resvalam para vários conflitos. A dignidade jamais deve ser esquecida ou colocada em segundo plano. A prática da humanização deve ser observada ininterruptamente. O comportamento ético deve ser o princípio de vida da organização, uma vez que ser ético é preocupar-se com a felicidade pessoal e coletiva.

Numa sociedade em que, em geral, valores éticos morais são vilipendiados, é urgente a necessidade de se humanizarem as organizações. Estas não devem perder de vista a razão maior graças à qual se dá a sua criação: a promoção humana em todos e quaisquer aspectos (não somente os econômicos financeiros e tecno-científicos), até mesmo, e principalmente, sob a ótica coletiva.

Este trabalho tem como objetivo avaliar e ajudar na criação de sistemas computacionais com maior adaptabilidade ao ser humano; explicar de forma simples os princípios de segurança em projetos, sistemas e programas de informação; demonstrar a necessidade da discussão entre a humanização, relacionamento interpessoal e ética, para que a dignidade das pessoas seja respeitada.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ERGONOMIA E USABILIDADE

A usabilidade é a qualidade que caracteriza o uso de um sistema interativo. Ela se refere à relação que se estabelece entre usuário, tarefa, interface, equipamento e demais aspectos do ambiente no qual o usuário utiliza o sistema. A construção de um sistema com usabilidade depende da análise cuidadosa dos diversos componentes de seu contexto de uso e da participação ativa do usuário nas decisões de projeto da interface, visto como o processo de configuração de qualidades internas e externas do sistema. Existe, porém, uma “configuração de base” a partir da qual uma interface pode favorecer o estabelecimento da usabilidade na relação usuário – sistema. Essa configuração se faz respeitando critérios, princípios ou heurísticas de usabilidade propostos por diversos autores e instituições nas últimas décadas.

2.1.1 Heurísticas de usabilidade

Jakob Nielsen, um dos maiores especialistas em usabilidade nos Estados Unidos, é autor de um livro clássico sobre o assunto, Usability engineering, de 1994, no qual ele propõe um conjunto de dez heurísticas de usabilidade (NIELSEN,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com