TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ERROS DE MEDICAÇÃO

Pesquisas Acadêmicas: ERROS DE MEDICAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  2.923 Palavras (12 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE ALFREDO NASSER

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE FARMÁCIA

ERROS DE MEDICAÇÃO

Cleia Barbosa Gomes Silva

APARECIDA DE GOIÂNIA – GO

2011

CLEIA BARBOSA GOMES SILVA

ERROS DE MEDICAÇÃO

Trabalho de Pesquisa, apresentado ao Instituto de Ciências da Saúde, da Faculdade Alfredo Nasser, sob orientação da Professora Ms. Daniella da Silva Porto Cavalcante, como requisito para conclusão do TCC 1.

APARECIDA DE GOIÂNIA - GO

2011

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2PROBLEMA 4

3 HIPÓTESES 5

4 OBJETIVOS 6

5 JUSTIFICATIVA 7

6 REFERENCIAL TEÓRICO 8

7METODOLOGIA........... .......................................................................................14

8 CRONOGRAMA 15

REFERENCIAS 16

1INTRODUÇÃO

O significado da palavra “medicar” consiste em ceder medicamento a alguém, no intuito de sanar, curar, remediar, tratar um mal estar ou enfermidade a qual o paciente está acometido. Tarefa esta que deve ser realizada por profissionais competentes, formalmente preparados nos planos técnico e teórico, visto que quaisquer erros neste processo podem causar danos irreversíveis à vida do paciente.

Os medicamentos, já muito, vêm sendo utilizados como a intenção de aliviar, combater a dor, ou curar doenças; no entanto, estudos, ao longo dos últimos anos, têm evidenciado apresentação de erros no tratamento medicamentoso, ou seja, os erros de medicação é uma triste realidade vivenciada pelos profissionais da área de saúde, trazendo inúmeras consequências ao paciente e a organização hospitalar.

Muitos desses tipos de erros podem trazer várias consequências e complicações ao paciente, como aumentar seu tempo de estadia hospitalar, deixar sequelas e até mesmo leva-los à morte. Pode também trazer consequências econômicas a instituição.

Para que possa diminuir esses tipos de erros é necessária uma mudança no sistema de medicação, não só do profissional como também da organização hospitalar, oferecendo estratégias que auxiliem os profissionais a não errar, trabalhar estratégias de prevenção, como mudanças de atitudes individuais e educação continuada, o que resulta de uma melhor administração de medicamentos.

2PROBLEMA

Os erros de medicação são uma triste realidade no trabalho dos enfermeiros e um dos maiores indicadores da qualidade de saúde prestada aos pacientes hospitalizados. O aumento da incidência de erros de medicação nos hospitais e, sobretudo, a falta de notificação, são preocupações de todos da área, e as intervenções devem ser empreendidas para minimizar essa situação. A administração de medicamentos é um processo que exige do enfermeiro conhecimento, segurança, eficiênciae responsabilidade. Um erro pode ter um efeito fatal para o paciente. Uma das atribuições de maior reflexão do enfermeiro é a administração medicamentosa, que possui aspectos legais e éticos do impacto sobre o profissional.

Diante do exposto, o que os profissionais de saúde e a organização hospitalar podem fazer para prevenir erros de medicação?

3HIPÓTESES

Conforme Cassiani, Silva, Grou e Fakih (2003), “a prescrição médica eletrônica constitui uma das estratégias citadas na literatura para prevenir ou reduzir erros na medicação, uma vez que resolve a dificuldade relativa às letras ilegíveis.”

Ainda segundo eles, “cabe ao enfermeiro o planejamento das ações de enfermagem, seja disponibilizando recursos materiais adequados e seguros, seja capacitando a equipede enfermagem ou promovendo condições tanto ambientais com de trabalho adequadas para o desempenho das atividades, garantindo segurança para o paciente. Durante a terapêutica medicamentosa, a enfermagem deve estar preocupada, dentre outras coisas, com os princípios de assepsia garantindo que os artigos críticos e semicríticos estejam livres de microorganismos.”

Para Frederico(2004), “os hospitais que queiram ofereceruma assistência segura para seus pacientes devem focalizar suas estratégias na medicação, por ser a forma mais comum de intervenção no cuidado á saúde e a causa mais comum de eventos adversos, sendo muitos deles evitáveis.”

4OBJETIVOS

4.1 Geral

 Melhorar a qualidade da assistência com medidas de prevenção de erros na terapia medicamentosa.

4.2 Específicos

 Detectarerros;

 Criar uma comissão de segurança na utilização dos medicamentos;

 Implementar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com