TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESQUEMA DE REGISTRO DE ROTULAGEM PARA UM PRODUTO INDICADO PARA DIABÉTICOS

Artigo: ESQUEMA DE REGISTRO DE ROTULAGEM PARA UM PRODUTO INDICADO PARA DIABÉTICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Todo produto designado diet ou light é classificado como alimentos para fins especiais, que são alimentos com modificação em alguns nutrientes no momento de serem formulados sendo indicados em dietas diferenciadas atendendo as necessidades de pessoas em condições metabólicas e fisiológicas específicas. (TEBALDI; CARVALHO, 2006, p.2).

De acordo com a Legislação o termo Diet é utilizado para se referir ao alimento que possui isenção de um dos seus nutrientes, podendo o alimento ser sem açúcar, como também sem gordura, sal ou proteína, de forma simultânea ou não, sendo utilizados em pessoas principalmente diabéticas. (BRASIL, 2008).

Diante da grande utilização destes produtos atualmente, informações contidas nos rótulos destes alimentos, são de extrema importância para o consumidor, uma vez que estes são indicados para indivíduos com necessidades nutricionais distintas. (PAIVA; HENRIQUES, 2005, p.41). Segundo Câmara, Marinho e Guilam (2008, p.35), as rotulagens de produtos diet necessitam de tratamento especial, pois estes alimentos apresentam modificações em seu conteúdo de nutrientes, atendendo necessidades de pessoas com condições fisiológicas e metabólicas diferenciadas.

Assim nossa empresa, desenvolveu um esquema com as etapas de registro de rotulagem de um produto indicado para diabéticos.

ROTULAGEM

De acordo com a ANVISA a rotulagem nutricional é toda descrição destinada a informar ao consumidor sobre as propriedades nutricionais de um alimento, compreendendo sobre a declaração de valor energético e nutrientes.

Esquema de Registro de Rotulagem de um Produto indicado para Diabéticos:

REGISTRO PRODUTO

RDC nº 259/2002 Nome do produto, lista de ingredientes, quantidade apresentada em gramas ou mililitros, prazo de validade do produto e identificação da origem.

RDC Nº 259/2002 Informações interagidas de “0% de Gordura e Açúcar”

RDC nº 359/2003 Quantidade de porção e porcentagem do valor diário dos seguintes componentes: valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas gorduras trans, fibras alimentares e sódio, além da advertência “Contém Glúten” ou “Não Contém Glúten”.

RDC nº 360/2003 Valores de vitaminas e minerais, como também valores de ferro, cálcio e colesterol.

REFERÊNCIAS

BRASIL, 2008. Manual de Orientações aos Consumidores: Educação para o Consumo Saudável. Ministério da Saúde; Agência Nacional de Vigilância Sanitária; Universidade de Brasília. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/rotulo/manual_industria.pdf. Acesso: 09. mar. 2013.

CÂMARA, C.C.M.; MARINHO, C.L.C.; GUILAM, R.C.M. Análise Crítica da Rotulagem de Alimentos Diet e Light no Brasil. Caderno de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 35, 2008. Disponível em: http://www.nesc.ufrj.br/cadernos/2008_1/artigos/CSC_IESC_2008_1_3.pdf.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com