TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO EDUCAÇÃO FISICA BACHAREL

Por:   •  24/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.535 Palavras (7 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

MODELO PRÉ-PROJETO TCC

2020

PAULO HENRIQUE DE ASSIS DOS SANTOS

TEMA:

OBESIDADE NA ADOLESCENCIA

FACULDADE DE PIRACANJUBA - FAP

PIRACANJUBA – GO

2020

PAULO HENRIQUE DE ASSIS DOS SANTOS

TEMA:

OBESIDADE NA ADOLESCENCIA

Pré-projeto apresentado na Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Educação Física.

Orientadora: Professora Esp. Adriane Luiza Neves.

FACULDADE DE PIRACANJUBA - FAP

PIRACANJUBA – GO

2020

 

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO        

2. JUSTIFICATIVA        

3. OBJETIVOS        

3.1 GERAL        

3.2 ESPECÍFICOS        

4. METODOLOGIA DA PESQUISA        

5. CRONOGRAMA        

REFERÊNCIAS        


1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

 É alarmante o surgimento de doenças degenerativas em crianças e adolescentes, esse quadro tem gerado preocupações aos órgãos de saúde pública e toda sociedade. Devem ser consideradas várias causas para este problema, mas uma que está sendo amplamente discutida é o índice acentuado do sedentarismo, considerado como fator causador de desordens físicas, emocionais e sociais, sendo sua prevalência grande na população brasileira como um todo e em especial entre os adolescentes (PARDO et al., 2011).

Com a transição epidemiológica, que gerou um decréscimo das doenças infecciosas e um aumento das doenças crônicas, a atividade física tem ganhado destaque nas investigações na área de saúde pública (TASSITANO et al., 2007, p.57).

O objetivo dessa pesquisa parte do pressuposto de que adolescentes sedentários estão suscetíveis a desenvolver doenças consideradas graves e crônicas não transmissíveis, prejuízos esses que estão elucidados nos pontos (3.3) que a obesidade associada a outros fatores, como (3.5) distúrbios alimentares , (3.4) aspectos sociais e econômicos contribuem para estado de obesidade; Matsudo, 2003 diz que um dos principais motivos da obesidade é a falta de exercícios físicos na infância e adolescência.

A obesidade e o sedentarismo estão diretamente ligados ao desencadeamento de DCNT, tais como diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e hipertensão arterial.

Ponderando que exercícios físicos, atividades físicas, esportes e movimentos corporais habituais para todas as pessoas inclusive adolescentes evitam e diminuem impactos prejudiciais a saúde, agindo nas doenças relacionadas acima.

De acordo com Machado, 2011 os prejuízos gerados pelo comodismo podem se estender por décadas, sabotando não só a saúde, mas como também a expectativa de vida desses indivíduos. Uma das maiores preocupações na infância e na adolescência é a falta da pratica de atividade física, já que o estilo de vida inativo está aumentando o risco de doenças coronarianas, hipertensão, diabetes mellitus, obesidade, entre outras doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Órgãos governamentais têm estimulado sobre a importância da prática regular de atividade física no sentido de melhorar os níveis de saúde e na prevenção de doenças cardiovasculares na adolescência.

Combater o sedentarismo através do incentivo à prática de atividade física é uma questão de ordem social, assim como alertar a sociedade mostrando os riscos e as consequências desse problema que tem proporções globais. Alguns profissionais de Educação Física e demais profissionais da Saúde tem procurado direcionar pesquisas para esse assunto (TASSITANO et al., 2007).

Este estudo tem a finalidade de elucidar a questão: quais os prejuízos decorrentes do sedentarismo entre adolescentes e como a prática de exercícios físicos podem contribuir na prevenção e diminuição do seu impacto?

Para responder a esses questionamentos, a metodologia utilizada para a elaboração deste estudo é a revisão bibliográfica de literatura. Foram pesquisados artigos publicados em bases de dados eletrônicas como Scielo e Portal de Periódicos da Capes, um apanhado de materiais que nos últimos dez anos (a partir de 2003) colocam em foco o sedentarismo e suas consequências em crianças e adolescentes, com a finalidade de elucidar a abrangência do tema.

O novo estilo de vida adotado pela sociedade moderna trouxe vários avanços e alguns retrocessos em relação à saúde e o bem estar do adolescente, principalmente no que diz respeito à obesidade e ao sedentarismo. Uma das justificativas do aumento do sedentarismo na adolescência é a falta de brincadeiras e atividades físicas típicas da idade, como andar de bicicleta, brincar de pega ou de queimada, pois não são atividades praticadas nos centros urbanos (GONÇALVES et al. 2007, p. 251). Esse comportamento tem acarretado prejuízos às crianças, adolescentes e refletido negativamente na fase adulta (TASSITANO et al., 2007).

Partindo desse pressuposto é notória a relevância deste tipo de estudo, bem como introduzir crianças e adolescentes num hábito regular da prática de atividades físicas, esportes (movimentos corporais), além disso, acompanhar a 12 alimentação, visto que a saúde é o conjunto de fatores que proporcionam bem estar em todos os aspectos (RIBEIRO et al., 2006).

Segundo Bracco (2003) a prática de atividade física esportiva é de grande importância para o crescimento e desenvolvimento saudáveis, o processo de socialização, como oportunidade de lazer, desenvolvimento de aptidões e melhoria da autoestima, confiança, enquanto a inatividade física leva ao estresse e distúrbios alimentares e psicológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (99.5 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com