TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Educação Física

Por:   •  31/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.520 Palavras (11 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

O termo administrador, nos últimos anos, vem perdendo seu lugar para o termo gestor. Para FERREIRA (1997), gestão é mais apropriado para ação sobre o bem privado, e administração, o correto sobre o bem público. Independente das comparações entre esses dois temas no Brasil a gestão vem ganhando cada vez mais espaço seja ela gestão com algum delimitador como, por exemplo, gestão ambiental e gestão da produção ou puramente gestão.

Conforme DIAS (2002), gestão é lançar mão de todas as funções e conhecimentos para através de pessoas atingir os objetivos de uma organização de forma eficiente e eficaz.  Nesse contexto, FAYOL (1960) afirma que gestão é dirigir a empresa procurando as maiores vantagens possíveis de todos os recursos que ela dispõe. A expressão gestor é nova e pode-se dizer que integra a administração fazendo dela uma função necessária para o seu desempenho.

A função de um gestor reflete a função da empresa.  Toda empresa, necessariamente, utiliza-se do gestor para tomar decisões, exercer controle, montar planejamento estratégico e operacional etc. FIGUEIREDO (1995) aponta que a empresa é uma unidade produtora que visa criar riquezas transacionando em dois mercados, um fornecedor outro consumidor.

“Uma empresa é uma instituição econômica criada unicamente para prover a sociedade dos produtos e serviços necessários ou desejados, compatíveis com as atitudes sociais das nações e da humanidade. Aos olhos dos consumidores não existe nenhuma razão para a existência de um negócio, exceto pelo serviço que é prestado ou pelo produto que é oferecido, se esse objetivo não é alcançado, a tendência é que a organização desapareça.” (FIGUEIREDO, 1995, 01)

 As atividades desempenhadas pelo gestor requerem tomadas de decisão, planejamento, estratégias de marketing para aquisição de novos clientes etc. Tudo isso de acordo com os objetivos da empresa. Para FIGUEIREDO (1995), o objetivo de um negócio privado, em uma economia competitiva, é obter o maior lucro possível desde que este não seja inconsistente com o crescimento de longo prazo da companhia e, com os padrões éticos da sociedade. Neste sentido, é crescente a procura nas empresas por uma gestão qualificada que possa desempenhar seu papel atendendo os pré-requisitos e objetivos do mercado de trabalho atual.

“Existem outros objetivos colaterais que possuem implicações sociais, por exemplo, oferecer emprego e boas condições de trabalho aos empregados, atender as aspirações por melhores remunerações, crescimento e reconhecimento profissional, pagar impostos ao governo para que os programas sociais possam ser desenvolvidos. Estes objetivos só poderão ser viabilizados se o primeiro deles, o lucro, for alcançado.” (FIGUEIREDO, 1995, 01)

Com o passar dos anos novas possibilidades de mercado surgem e com isso um novo modelo de gestão.  As empresas que atuam no mercado esportivo hoje conhecido como fitness. Segundo Saba (2012), o fitness enfatiza a dimensão biológica. Originado da junção de duas palavras, “fit que significa apto, e ness, que quer dizer aptidão”. Para MARTINS et. al., (2011), A Educação Física como área relacionada ao fitness é vista como uma
atividade formadora dos corpos quer no sentido da verdade da saúde, quer como o objetivo estético.

As academias de musculação e ginástica são atualmente um dos meios mais usados para os praticantes de atividade física regular.  De acordo com TOSCANO (2001), as academias de ginástica como centros de atividades físicas onde se prestam serviços de avaliação, prescrição e orientação de exercícios físicos, sob supervisão direta de profissionais de educação física.  O nome academia originou-se do filósofo Platão (427-347 a.C.), que escolheu como local para fundar sua escola de filosofia um bosque que levava o nome de um legendário herói grego Academos.

“As academias de ginástica, na particularidade como se apresentam atualmente, possuem uma história recente, de pouco mais de um século. Durante sua trajetória sofreram uma série de transformações até chegar à fase atual. Essas transformações se intensificaram principalmente nas últimas três décadas, quando as academias passaram a ser mais exploradas como um negócio favorável para a acumulação de capital. Na sua especificidade, passou por inovações tecnológicas em seus instrumentos de produção e nas suas formas de organização do trabalho para a produção. Isso gerou movimentos no ramo de alternância entre momentos de prosperidade e de queda nas taxas de lucro”. (FURTADO, 2007, 15)

O processo histórico que originou, manteve e modifica as academias de ginástica é diretamente relacionado ao modo de vida da população atual. Conforme SABA (2012), atualmente as academia são um centro de atividade física e bem-estar que tem o compromisso de proporcionar meios eficazes para a melhor qualidade de vida e fazer que o cliente se sinta bem, por meio de estrutura física, atendimento, qualidade técnica e assistência, na busca por resultados.

  De acordo com MELLO e SILVA (2013), O conceito de planejamento que consideramos mais adequado à atuação do gestor esportivo envolve características e nuances ligeiramente diferentes dos aspectos aos quais o professor ou o treinador estão mais familiarizados, uma vez que ao gestor cabe administrar um negócio. Neste contexto, a tarefa do gestor de academia perpassa sua atuação enquanto profissional da área da Educação Física.

        Diante do que foi exposto, é evidente que, atualmente o gestor de academia desempenha uma função diferente da linha de mercado de trabalho de sua formação profissional em Educação Física onde o mesmo deve desenvolver competências fundamentais para assumir, dentre tantos postos de trabalho possíveis, os da gestão. Suas estratégias como gestor passam por criar as soluções para as e necessidades dos clientes, funcionários e da empresa como um todo entendendo que novos ou antigos métodos de trabalho representam a fronteira entre o sucesso e o fracasso. Contudo, uma análise mais profunda da tarefa do gestor de academia contribuirá significativamente para a formação do profissional em Educação física.  

OBJETIVOS

 

Objetivo Geral: Observação da prática profissional em Educação Física no que se refere à gestão.

Objetivos Específicos:

  • Contato com a gestão da academia;
  • Analisar do ponto de vista empresarial;
  • Assimilar as funções do profissional responsável pela referida função;

CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E ESQUEMA DO TRABALHO/INVESTIGAÇÃO

A academia Planet Fitness Academia (LTDA-ME) é situada na rua Marcelino Magalhães, 281 – alto do cruzeiro, Arapiraca/AL. Possui como gestor e proprietário o Professor responsável pela mesma chama-se Celso Pereira dos Santos formado em licenciatura plena atua na área de academia a mais de mais de 20 anos, professor concursado no estado, e a aproximadamente 4 anos é proprietário e gestor da academia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (153.7 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com