TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estagio educação física

Por:   •  2/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.485 Palavras (6 Páginas)  •  13.988 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Paulista – UNIP

Curso de Educação Física - ICS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

        

Professor supervisor: Profa Dra Márcia Zendron de Campos

São Paulo

2017

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado em forma de relatório final de estágio supervisionado à Profa Dra Márcia Zendron de Campos, na disciplina: Prática de Ensino: Reflexões, como critério de promoção e totalização de carga horária de estágio para habilitação em Licenciatura.


INTRODUÇÃO

O presente relatório do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física Escolar, firma –se como parte de grande importância para nos futuros professores, pois proporciona um vínculo entre o que é aprendido na faculdade e a pratica no ambiente escolar.

O Estágio foi realizado no Colégio Adventista de Vila Nova Cachoeirinha em São Paulo, compreendendo os níveis da Educação Infantil; Jardim I, II, III; Ensino Fundamental I e Ensino Médio. Realizado entre os dias 20 de março à 19 de maio de 2017, com carga horaria de 250 horas.

Com o Estágio pude perceber a importância de um planejamento de aula voltado sempre para as necessidades dos alunos, pois assim conseguiremos obter uma experiência satisfatória e uma melhor qualidade no aprendizado.

Os objetivos do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física se dão em colocar em pratica os conhecimentos teóricos adquiridos na nossa formação acadêmica, analisar a importância do professor de Educação Física dentro do ambiente escolar e o seu poder de transformação nos aspectos social, cultural, afetivo, cognitivo e principalmente motor.

O Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física Escolar aconteceu no Colégio Adventista de Vila Nova Cachoeirinha, localizado na Rua Joao Moreno dos Santos,193- Vila Rica – São Paulo SP/ telefone:3859-2670. É uma instituição de natureza particular e confessional, o colégio é constituído por alunos de classe social media e também beneficia através de uma associação mantenedora alunos bolsistas. O currículo do colégio abrange a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, e Ensino Médio; atende aproximadamente 800 alunos compreendendo os horários matutino e vespertino (das 07:00h as 18:30H). Compreende uma equipe com 35 professores,3 coordenadores,20 auxiliares, 1 diretor e 1 tesoureiro.

O Colégio Adventista de Vila Nova Cachoeirinha tem como objetivo promover, através da educação crista, o desenvolvimento integral e harmonioso das faculdades físicas, mentais e espirituais do educando, formando cidadãos autônomos comprometidos com o bem-estar da comunidade, da pátria e com Deus. Possui um bom espaço físico distribuídos em salas, banheiros, pátio com refeitório, 1 quadra poliesportiva, 1 anfiteatro, 1 playground, 1 biblioteca e 1 sala de informática, não possui acesso para cadeirantes, os andares são interligados apenas por escadas. O colégio tinha acabado de passar por uma reforma e encontrava se em perfeitas condições para receber os alunos. O colégio dispõe de escolinha de futebol e vôlei, e participam de campeonatos extracurriculares o que incentivam os alunos nas áreas esportivas.

Nas aulas de Educação Física são introduzidas algumas modalidades do atletismo como: corrida 50 metros, arremesso de disco, corrida de revezamento com bastão, salto em distância. Essas modalidades são treinadas durante um período de dois meses pois os alunos participam de uma competição interescolar. Essas aulas possibilitaram os alunos ter um contato maior com outras modalidades esportivas que não as tradicionais ensinadas sistematicamente.

 

I. DESENVOLVIMENTO

O Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física Escolar, foi realizado entre os dias 20 de março à 19 de maio de 2017.Esse período foi caracterizado por uma observação do ambiente, pratica docente, e de como ocorrem as rotinas das aulas. A Educação Física no Colégio Adventista coloca ênfase na restauração da imagem de Deus na humanidade, pois enfatiza assuntos relacionados a saúde, um estilo de vida equilibrado com um desenvolvimento harmonioso de todas as faculdades: física, social, espiritual e acadêmica. A saúde física tem relação com tudo que pensamos e fazemos na vida.

A proposta pedagógica do ensino da Educação Física no colégio Adventista visa em uma dimensão conceitual conhecer a natureza como obra de Deus, desenvolver uma imagem positiva de si, descobrir progressivamente seu corpo, suas potencialidades e seus limites, conhecer algumas manifestações culturais, conhecer as atividades esportivas analisando os aspectos técnicos, tático e estético, aplicando as a sua realidade, explicar brincadeiras dentro do contexto escolar. Dentro da dimensão procedimental implica em vivenciar atividades recreativas, brincadeiras, jogos e desportos competitivos e lúdicos. Na dimensão atitudinal desenvolvemos a valorização e o respeito as formas expressivas, culturais e sociais de cada indivíduo, grupo ou comunidade; respeitar o outro como ser único e saber resolver situações problemas através do diálogo; estabelecendo vínculos afetivos.

Durante as aulas foram trabalhadas diversas atividades que visam o desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e social. Em aula foi trabalhado um circuito de condicionamento físico com cones, elásticos, pesinhos, corda e escada de agilidade, o que possibilita os alunos desenvolverem equilíbrio, noção de lateralidade e espaço. No final de cada atividade tem um bate papo com os alunos, para que possam entender o objetivo de cada atividade. Também foram desenvolvidas atividades como basebol adaptado, queimada coveiro, pega pega americano, pique bandeira, brincadeira do gato e rato, pega pega corrente, jóquei po, pega pega formiga em todas as aulas houve um bom aproveitamento e sociabilização dos alunos.

De acordo com os PCN a Educação Física tem que ser um espaço de formação do ser, aquisição de informações e aprendizado.

A Educação Física dentro do contexto escolar é uma disciplina integrada que possibilita a construção da cidadania, introduz uma noção de cultura corporal e integra o aluno a realidade.

II. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Antes de começar a aula fui apresentada para os alunos do 1º ano do ensino fundamental I, um momento muito marcante, o qual tive uma mescla de sentimentos, uma mistura de ansiedade, nervosismo e também alegria pois fui muito bem recebida pelos pequenos. O professor inicia sempre as aulas com um bate papo com os alunos que se encontram sentados nos bancos ou no chão da quadra. É enfatizado sempre o respeito e educação para com todos, também é explicado a atividade do dia (utiliza recursos visuais), logo após todos se levantam e posicionam se na linha amarela da lateral da quadra para fazer um breve aquecimento e alongamento. Depois inicia se a atividade, neste dia foi aplicado o jogo pega pega americano com três pegadores e sempre revezando os pegadores para que os alunos não perdessem o interesse pelo jogo. Em cada aula é orientado e corrigido os alunos que apresentam mal comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (118.6 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com