TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTEQUIOMETRIA

Pesquisas Acadêmicas: ESTEQUIOMETRIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 4

Estequiometria!

a)Definição

Estequiometria é o cálculo que permite relacionar quantidades de reagentes e produtos, que participam de uma reação química com o auxílio das equações químicas correspondentes.

Regras gerais para o cálculo estequiométrico

a) Escrever a equação química do processo.

Exemplo: Combustão do monóxido de carbono

CO + O2 → CO2

b) Acertar os coeficientes estequiométricos da equação química.

Exemplo:

2CO + O2 → 2CO2

Assim você terá proporção das quantidades em mols entre os participantes. Esses coeficientes lhe darão uma idéia da relação segundo a qual as substâncias se combinam.

Exemplo:

2 mol de CO estão para 1 mol de O2 que está para 2 mol de CO2

2 : 1 : 2

c) Montar a proporção baseando-se nos dados e nas perguntas do problema (massa-massa, massa-quantidade em mols, massa-volume etc.).

d) Utilizar regras de três para chegar à resposta.

Relações auxiliares

Massa molar corresponde à → massa molecular em gramas.

1 mol contém → 6.1023 moléculas

1 mol ocupa → 22,4 L nas CNTP de gás

Exemplo básico

(Dado: C = 12u; O = 16u)

2 CO(g) + 1 O2(g) → 2 CO2(g)

Proporção: 2 mol : 1 mol : 2 mol

ou

56g de CO : 32g O2 : 88g CO2

ou

12.1023 moléculas : 6.1023 moléculas : 12.1023 moléculas

ou

44,8 L de CO : 22,4 L de O2 : 44,8 L de CO2

Pureza

É o quociente entre a massa da substância pura e a massa total da amostra. Pode ser expressa em porcentagem.

P = massa da substância pura / massa da amostra x 100

Exemplo: Qual a massa de CaCO3 presente numa amostra de 200g de calcário cuja pureza é de 80%?

Resolução:

100g de calcário → 80g de CaCO3

200g de calcário → x

x = 160g de CaCO3

http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Impactos-Produ%C3%A7%C3%A3o-Do-Ferro-e-Do/1007428.html

b) Impactos produção do ferro e do cobre

Os minérios são indispensáveis para a manutenção da atividade industrial, tendo em vista que produtos como automóveis, máquinas, tratores, cimento, entre outros, são fabricados a partir de matérias-primas vindas dessa extração.

A exploração mineral se tornou mais evidente a partir da Primeira Revolução Industrial (final do século XVIII, início do século XIX), quando a produção em massa intensificou a extração de minérios para abastecer a crescente indústria. Com o crescimento populacional mundial houve a necessidade de retirar da natureza um volume cada vez maior desse tipo de recurso.

No Brasil, os principais problemas oriundos da mineração podem ser englobados em quatro categorias: poluição da água, poluição do ar, poluição sonora, e subsidência do terreno. Em geral, a mineração provoca um conjunto de efeitos não desejados que podem ser denominados de externalidades. Algumas dessas externalidades são: alterações ambientais, conflitos de uso do solo, depreciação de imóveis circunvizinhos, geração de áreas degradadas e transtornos ao tráfego urbano. Estas externalidades geram conflitos com a comunidade, que normalmente têm origem quando da implantação do empreendimento, pois o empreendedor não se informa sobre as expectativas, anseios e preocupações da comunidade que vive nas proximidades da empresa de mineração. Inicialmente, a mineração afeta a cobertura vegetal, em graus variados, desde a supressão total ou parcial na área a ser minerada, até a utilização de grandes volumes de água, em geral oriundas do próprio lençol freático, através de poços perfurados para trabalhos de estudos preliminares. A atividade de extração gera profundas alterações, modificando toda estrutura física e social do local onde está situada a mina e a região no entorno.

O método de lavra é o mais utilizado na exploração das substâncias minerais e é um dos principais fatores determinantes do nível de impacto ao ambiente, tendo grande influência na modificação da paisagem e escasseamento de recursos naturais. A grande maioria dos bens minerais é lavrada por métodos tradicionais a céu aberto onde o comprometimento ambiental é muito grande.

Nesse método de extração, para se ter um maior aproveitamento do minério, acaba-se gerando uma maior quantidade de estéril, poeira em suspensão, vibrações e maiores riscos de poluição das águas subterrâneas e superficiais. Minas a céu aberto elevam gradativamente a produção de rejeitos, os subprodutos da mineração ou lixo, resultantes da escavação e extração que não interessam a empresa mineradora e, portanto precisam ser descartados.

Considerando que o objetivo da empresa é livrar-se dos rejeitos da forma menos onerosa possível, para tanto se necessita da criação de uma área de descarte adjacente à área de lavra, sacrificando ainda mais a vegetação existente no entorno da mina. A depender da posição geográfica das barragens, construídas para serem depositados os rejeitos, não são descartadas as possibilidades de vazamentos ou rompimentos, comprometendo significativamente todo o ambiente através da contaminação dos reservatórios de águas superficiais e subterrâneas.

A má utilização da água por parte das grandes mineradoras tem gerado conflitos em função da inversão dos usos prioritários e por políticas públicas que suprimem a população local. As políticas públicas sempre vêm em benefício das grandes empresas, excluindo principalmente a população pobre. Comumente as indústrias mineradoras sugam grande parte da água através da perfuração de poços ou canalização de rios, limitando o uso para fins industriais negando sempre o uso humano e animal.

https://ge902ferro.wordpress.com/impactos-ambientais-2/

...

Baixar como  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »