TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estequiometria

Exames: Estequiometria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 2

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

4.1. Parte I

Preparação da solução nitrato de magnésio

Pesou-se com o auxílio de uma espátula, 0,51g de nitrato de magnésio em uma balança analítica. Logo após, acrescentou-se água destilada até a diluição do reagente.

I) Reações dos íons Mg2+

a) Reação com base forte

Acrescentou-se aproximadamente 10 gotas da solução de nitrato de magnésio (0,2 mol/L) preparada anteriormente. Em seguida, acrescentou-se algumas gotas de uma solução de hidróxido de sódio 4mol/L até a solução formar um precipitado. Logo após, acrescentou-se algumas gotas de cloreto de amônio até se observar a dissolução do precipitado.

II) Reações dos íons Ca2+, Ba2+ e Sr2+

a) Reação com carbonato de amônio

Em tubos de ensaio separados, adicionaram-se 10 gotas de nitratos de cálcio, estrôncio e bário. Em seguida adicionaram-se 3 gotas da solução de carbonato de amônio 1,5 mol/L. Logo após, acrescentou-se algumas gotas de ácido acético 6 mol/L nos tubos de ensaio até a dissolução dos precipitados. Observou-se o ocorrido.

b) Reação com oxalato de amônio

Adicionou-se a tubos de ensaios separados, 3 gotas dos nitratos de cálcio, estrôncio e bário. Adicionou-se 5 gotas de ácido acético 6 mol/L e 6 gotas de oxalato de amônio 0,25 mol/L. Em seguida, acrescentou-se algumas gotas de ácido clorídrico 2 mol/L nos tubos de ensaio. Os resultados foram devidamente observados e anotados.

c) Reações com dicromato de potássio

Adicionou-se em tubos de ensaio separados, 5 gotas dos nitratos de cálcio, estrôncio e bário. Em seguida, adicionou-se a cada um deles 3 gotas de ácido acético 6 mol/L, 3 gotas de acetato de potássio 6 mol/L e 2 gotas de dicromato de potássio 0,5 mol/L. Observou-se em cada tubo se haveria formação de precipitado.

d1) Reação com sulfato de amônio

Adicionou-se em tubos de ensaios separados 3 gotas dos nitratos de cálcio, estrôncio e bário. Em seguida adicionou-se 5 gotas de ácido acético 6 mol/L e 6 gotas de sulfato de amônio 2,5 mol/L. Foi observado se houve formação de precipitados.

d2) Em tubos de ensaios separados adicionou-se 3 gotas dos nitratos de cálcio, estrôncio e bário. Em seguida adicionou-se 5 gotas de hidróxido de amônio 6 mol/L e 6 gotas de sulfato de amônio 2,5 mol/L. Observou-se os casos em que houveram formação de precipitado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com