TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRRESE NO TRABALHO

Pesquisas Acadêmicas: ESTRRESE NO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 5

MEDIDAS PARA FACILITAR O CONVIVIO NO AMBIENTE DE TRABALHO

O ambiente de trabalho pode ser definido como o conjunto de fatores interdependentes, materiais ou abstratos que atua direto e independente na qualidade de vida das pessoas e nos seus resultados de trabalho. É importante para a segurança e qualidade de vida dos trabalhadores. Muitos desses, acrescentando os tempos de deslocamentos de suas residências para o local de trabalho e vice-versa, chegam a ficar mais de 70% de seu tempo diário. Assim, o ambiente e as características dos trabalhos realizados devem ser os mais agradáveis possíveis a fim de que os trabalhadores se sintam bem

Um local de trabalho, seja um escritório, uma fábrica, um banco, deve ser sadio e agradável.

O homem precisa encontrar aí condições capazes de lhe proporcionar o máximo de proteção e satisfação no trabalho.

Veja algumas dicas para criar um bom ambiente de trabalho:

*Franqueza

É melhor do que a muitas vezes propalada transparência, pois o ambiente empresarial nem sempre a permite plenamente. Ser franco, sempre, é comunicar o que pode e deve ser comunicado, adequadamente e com clareza. Há limites para as informações e tratar disto com maturidade é sinal de sabedoria.

*Educação

Elemento básico e fundamental do respeito, que todos gostam de receber, mas nem sempre sabem dar. Hábitos simples como pedir por favor, dar bom dia, pedir licença, usar o tom de voz e o palavreado corretos, não interromper e ouvir o outro, ceder à vez. Práticas ensinadas por boas famílias e, infelizmente, cada vez mais raras.

*Humor

Frequentemente confundido com excesso de humor, o que pode ser danosamente inconveniente. Da mesma forma que o são a ironia, o sarcasmo, o desdém provocativo, a zombaria de caráter humilhante. O bom humor é necessariamente inteligente e criativo — por isso, tão escasso.

*Postura

Saber comportar-se de acordo com o ambiente que o cerca e com as suas circunstâncias. É ótimo gritar freneticamente em um estádio ou em um show. É desmedido fazê-lo em um culto religioso tradicional, por exemplo.

*Humildade

Reconhecer seus limites, fraquezas e erros com naturalidade. E mais, reconhecer e dar o merecido valor ao outro. A competitividade do ambiente organizacional parece que intimida a humildade. Nem tudo é disputa.

*Compreensão

Entender, verdadeiramente, o outro. Não há dois seres humanos que são iguais, que pensam e agem exatamente da mesma forma. Nem sempre é fácil lidar com as contrariedades, mas as diferenças existem, são necessárias e enriquecedoras.

*Colaboração

Colaborar é trabalhar junto, mesmo quando isso não é previsto ou pedido. A boa vontade e o bem fazer são comportamentos vitais para a saúde dos relacionamentos e do clima organizacional.

COMUNICAÇÃO E SUAS BARREIRAS

É um conjunto de técnicas e atividades que procuram a fluidez de mensagens entre os membros de uma organização.

A comunicação é fator fundamental para o relacionamento e desenvolvimento das atividades da empresa.

É uma das principais competências necessárias a todo ser humano, principalmente no mundo em que vivemos, numa época de constantes mudanças em que as empresas estão dando cada vez mais valor a isso.

É fundamental, independentemente do cargo e do perfil, que o profissional saiba se comunicar e se relacionar bem, em qualquer contexto. Alguns exemplos de situações em que é fundamental falar bem:

• Apresentações em público

• Motivação de equipes

• Liderança

• Reuniões de negócios

• Contatos com clientes

• Vendas

• Entrevistas

• Negociações

• Palestras

Quando há barreiras na comunicação, fica difícil ao receptor da informação entender o que o emissor tenta transmitir, podendo-se perder partes críticas da mensagem. Familiarizar-se com as maiores barreiras da comunicação pode ajudá-lo a superá-las -- e tornar-se um melhor comunicador.

Barreiras pessoais

As barreiras de comunicação pessoais são baseadas nas crenças e percepções de uma pessoa. Se uma pessoa tem uma visão de mundo negativa, por exemplo, então toda a comunicação que ocorre será filtrada de acordo com isso. Se um chefe comunica a um empregado que ele deve tomar cuidado com a verificação ortográfica antes de entregar um memorando, o funcionário com um ponto de vista pessoal negativo pode interpretar o comentário como negativo e ficar com raiva ou com medo de perder o emprego. O preconceito é outro tipo de barreira pessoal. Por exemplo, se uma pessoa tem preconceito contra todos os médicos, ela não vai receber o feedback de um médico de forma positiva e pode ignorar o seu conselho. Classe social, educação e gênero são outros tipos de barreiras pessoais.

Barreiras físicas

As barreiras físicas incluem o ruído que é independente dos indivíduos que estão se comunicando. Isso cria distração. Exemplos de barreiras físicas para a comunicação incluem a construção de estradas, música alta, troca de mensagens de texto durante a conversa, mesas mal dispostas e lugares de reunião desconfortáveis. As barreiras físicas também afetam a comunicação escrita, por exemplo, no caso de uma carta manchada ou desbotada.

??????

A IMPORTANCIA DA ANALISE ERGONOMICA NO LOCAL DE TRABALHO

O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de o desempenhar visando a otimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade.

A ergonomia é uma área da ciência econômica que aborda tópicos relacionados com o contexto moderno de trabalho, sobretudo na economia industrial. Dois temas cruciais no âmbito da ergonomia são a segurança no trabalho e a prevenção dos acidentes laborais, e por isso a ergonomia sugere a criação de locais adequados e de apoios ao trabalho, cria métodos laborais e sistemas de retribuição de acordo com o rendimento (valorização, estudo do trabalho). A ergonomia também determina horários de trabalho, assim como a sua nacionalização, e contempla tudo através de uma perspectiva humanitária da empresa e das relações que se estabelecem nela.

A importância da análise ergonômica dentro de uma empresa, independente do número de funcionários, é tanto a satisfação do trabalhador ao realizar suas atividades laborativas, quanto à do empresário de ter menos absenteísmo por doenças ocupacionais (LER-DORT), acidentes de trabalho e desperdício de material, com consequente perda de produtividade e lucratividade.

A análise ergonômica nos dias atuais tem sido solicitada por fiscais e pode ser feita por profissionais de diversas áreas, os quais estejam de alguma forma inseridos no contexto homem x máquina (Medicina, Fisioterapia, Engenharia, etc.), também no sentido de prevenção a doenças ocupacionais, acidentes de trabalho, implantação de ginástica laboral etc

Uma análise ergonômica, também chamada de parecer ergonômico ou laudo ergonômico, tem como objetivo averiguar (quantitativamente e qualitativamente) as condições de trabalho de uma determinada tarefa, com a observância dos vários aspectos a ela relacionados. Essa análise procura mostrar uma situação global das tarefas, abrangendo, dentre outros fatores: o posto de trabalho, a carga cognitiva, a densidade, a organização do trabalho, o modo operatório, os ritmos e as posturas de execução para o trabalho (VERONESI, 2008).

A análise ergonômica do trabalho estuda uma situação de trabalho visando adaptá-lo ao homem a partir da análise das condições técnicas, ambientais e organizacionais, buscando revelar as diferenças entre os trabalhos formal e o real.

...

Baixar como  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »