TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL E DA DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.835 Palavras (12 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

ATPS DE ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONTRAÇÕES FINANCEIRAS

ADMINISTRAÇÃO 4º E 5º PERÍODOS

TURMA: 105

COMPONENTES:

ANDRÉ DE JESUS BELLE FERNANDES                                RA: 2033004538

DAYANE FAGUNDES DE QUEIRÓZ                                        RA: 3730721572

IGOR AUGUSTO SANTOS E SILVA                                        RA: 4200053224

MARCELO PEREIRA TAVARES                                        RA: 4200053193

MARCOS GODINHO SOARES NETO                                RA: 5633127449

ETAPA 01- PASSO 02

ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL E DA DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO.

 ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL

A estrutura do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), dentre as demonstrações contábeis são as mais importantes, pois por meio da sua análise é se consegue evidenciar todos os componentes que provocam alterações no patrimônio das empresas.

  1. BALANÇO PATRIMONIAL

O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil que reflete a posição financeira e econômica da empresa. Evidencia de forma clara as origens e aplicações dos recursos obtidos pela empresa, bem como a riqueza gerada pelo seu ciclo operacional.

A estrutura do Balanço Patrimonial deve ser estruturada de acordo com a Lei nº 6.404/76, dividindo o Balanço Patrimonial em três grandes grupos de contas: o Ativo, o Passivo e o Patrimônio Líquido, assim como deverá demonstrar também os seus respectivos subgrupos.

  • ATIVO

O ativo representa os bens e direitos da empresa.

É dividido em dois grandes grupos de contas: Ativo circulante e Ativo não circulante.

  • Ativo Circulante

Ativos que a empresa irá receber ou realizar no prazo máximo de um ano. As contas do Ativo Circulante representam o maior grau de liquidez de todo o Ativo. Suas principais contas são; Caixas e bancos, Aplicações financeiras, Duplicatas a receber e Estoques.

  • Ativo não Circulante

Tem por finalidade evidenciar os grupos de contas que representam todos os bens e direitos de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade ou adquiridos para este fim. Divide-se em quatro grupos:

  • Realizável à Longo Prazo

Ativos que serão recebidos ou realizados a partir de um ano. Principais contas: empréstimos a sócios, contas a receber, despesas antecipadas.

  • Investimentos

Neste subgrupo estão escriturados todos os bens e diretos adquiridos pela empresa, com a intenção de obter algum tipo de rentabilidade. Principais contas: Participações em outras empresas, Participação em fundos de investimentos, outros investimentos.

  • Imobilizado

É constituído por bens corpóreos destinados a manutenção das atividades da empresa ou exercícios com essa finalidade. Exemplos: maquinas e equipamentos, terrenos, veículos, móveis e utensílios, imóveis, etc.

  • Intangível

Bens incorpóreos, ou seja, não são palpáveis. Exemplos: marcas e patentes.

  • PASSIVO

O passivo corresponde às obrigações exigíveis da empresa, isto é as dívidas que serão cobradas, reclamadas, pelos seus credores (terceiros) que poderão ser de curto ou a longo prazo.

É divido em dois grandes grupos de contas: Passivo Circulante e Passivo não Circulante.

  • Passivo Circulante

Neste grupo são classificados as obrigações que a empresa tem, com terceiros, vencíveis a curto prazo, ou seja, dentro do exercício financeiro da empresa. Principais contas: Fornecedores, duplicatas descontadas, contas a pagar, obrigações fiscais.

  • Passivo não circulante

Todas as obrigações com terceiros que deverão ser liquidadas após um ano, ou  seja, de longo prazo.

  • Exigível à Longo Prazo

Neste grupo estão todas as obrigações da empresa a longo prazo. Exemplos: Empréstimos e financiamentos, obrigações fiscais, obrigações financeiras.

  • PATRIMÔNIO LÍQUIDO

O Patrimônio Líquido representa os valores contábeis que os sócios ou acionistas possuem na empresa em determinado momento.

São parte do Patrimônio Líquido as seguintes contas: Capital Social (dos sócios), Reservas de capital, Reservas de reavaliação, Ajustes de avaliação patrimonial, Reservas estatutárias, Reservas de lucros, Ações em tesouraria, Prejuízos acumulados.

  1. DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE)

A Demonstração do Resultado do Exercício tem como finalidade, além de evidenciar o resultado do exercício, lucro ou prejuízo, demonstrar a origem dos recursos próprios que são aplicadas na empresa (receitas), assim como todos os gastos (custos e despesas) envolvidos na geração da riqueza da entidade.

As contas de Receitas e Despesas que compõem a DRE são chamadas Contas de Resultado, justamente porque uma vez confrontadas, apresentam o Resultado do Exercício. Posteriormente seus saldos são zerados, ou seja, não se acumulam Receitas e Despesas de um ano para outro.

  1. ANÁLISE VERTICAL

A Análise Vertical facilita a avaliação da estrutura das demonstrações financeiras (Balanço Patrimonial e DRE) e a representatividade de cada conta ou grupo de contas em relação ao total do Ativo e Passivo, bem como a participação de cada conta do Demonstrativo de resultado na formação do lucro ou prejuízo acumulado.

Em resumo, apresenta o percentual de cada conta e grupo de conta em relação a um valor base: no caso do Balanço Patrimonial, esse valor base é o total do Ativo ou do Passivo; na DRE, o valor base é o total da receita líquida.

  1. ANÁLISE HORIZONTAL

A Análise Horizontal consiste em verificar a evolução dos elementos do Balanço Patrimonial e da DRE durante um determinado período. Essa verificação se faz entre os valores de uma mesma conta ou grupo de contas, evidenciando a evolução da conta ou do grupo de conta por períodos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (176.3 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com