TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DO PERFIL DA PECUÁRIA LEITEIRA NA MICRORREGIÃO DE CAMPO MOURÃO-PR

Trabalho Escolar: ESTUDO DO PERFIL DA PECUÁRIA LEITEIRA NA MICRORREGIÃO DE CAMPO MOURÃO-PR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  4.878 Palavras (20 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 20

ESTUDO DO PERFIL DA PECUÁRIA LEITEIRA NA MICRORREGIÃO DE CAMPO MOURÃO-PR

CARLOS ALBERTO SORDI JUNIOR1; ÉRICA APARECIDA ROMERO2.

1 Acadêmico do Curso de Agronomia da Faculdade Integrado de Campo Mourão – PR. BR 158, km 207, Campo Mourão – PR, e-mail para correspondência carlosalberto@grupointegrado.br

2 Professora do Curso de Agronomia da Faculdade Integrado de Campo Mourão – PR. BR 158, km 207, Campo Mourão – PR, e-mail para correspondência: erica.romero@grupointegrado.br

RESUMO: Buscou-se neste estudo verificar a representatividade e a distribuição espacial da pecuária leiteira na microrregião de Campo Mourão - PR e identificar qual o sistema de produção empregado por uma amostra de produtores desta microrregião. Verificou-se a representatividade da pecuária leiteira, analisando a participação do Valor Bruto de Produção (VBP) do leite no Valor Adicionado Fiscal Primário (VAFP), obtidos junto ao banco de dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), tendo como referência o ano de 2008. Foi utilizado o Quociente Locacional (QL) para identificar a distribuição espacial da pecuária leiteira na microrregião, através do VBP do leite em cada município. Também foi aplicado entre os dias 22 de novembro e 02 de dezembro, um formulário estruturado com o objetivo de identificar o perfil de uma amostra dos produtores da Cooperativa Regional dos Produtores de Leite (COPROLEITE) localizada em Campo Mourão - PR. Onde se verificou que a representatividade da pecuária leiteira é maior em municípios com menores possibilidades de se cultivar grandes culturas devido às condições topográficas. Já em relação à distribuição da pecuária leiteira na microrregião, a produção está concentrada nos menores municípios onde ocorre concentração de pequenas e médias propriedades. Os produtores em sua maioria têm na produção de leite uma alternativa de diversificação de sua propriedade, com isso os mesmos criam seus animais á pasto com pouca adoção de tecnologia tendo assim menores produtividades e renda com a atividade.

Palavras-chave: Leite; Valor Adicionado Fiscal Primário; Quociente Locacional; Valor Bruto da Produção.

INTRODUÇÃO

O Brasil é o sexto maior produtor mundial de leite com uma produção de 27,75 bilhões de litros em 2008 (1). Em relação ao tamanho do rebanho de vacas ordenhadas, o Brasil possui 21.599.910 e desse total 1.331.683 cabeças estão no Paraná (2). Em 2008 o Paraná produziu 2,8 bilhões de litros de leite, ficando na quarta posição no ranking do País (1). Deste total a microrregião de Campo Mourão foi responsável pela produção de 47 milhões de litros no mesmo ano (2). Representando aproximadamente 6% da produção do Estado do Paraná.

A maioria dos produtores de leite do Brasil possui rebanhos pequenos e geneticamente pouco qualificados, caracterizam-se também pelo baixo investimento em tecnologia (3).

Um estudo realizado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), com relação à caracterização socioeconômica da atividade leiteira observou que esta atividade é organizada em sistemas de produção, de acordo com o volume de leite produzido, número de vacas ordenhadas, produtividade média em L dia-1, área por produtor (ha), raças predominantes, alimentação utilizada (pastagens, rações, silagens), entre outros fatores (4).

Na classificação dos produtores do Estado do Paraná segundo seu porte, verifica-se que 55,3% dos produtores com produção de até 50 L dia-1 são responsáveis por 14,7% da produção de leite. Na outra ponta, apenas 5,9%, que produzem acima de 251 L dia-1, respondem por 41,8% da produção. Porém, existe importante diferenciação conforme o porte dos produtores, em termos de produtividade animal, variando de 7,1 L dia-1, para os pequenos, a 18,5 L dia-1, para os maiores produtores sendo que a produção média do estado é de 10,9 L dia-1 (5). Já em relação ao número de animais o Paraná conta com uma média de 29 vacas por produtor (6).

Em cada região há predominância de diferentes tipos de pastagem, prevalecendo as gramíneas perenes ou anuais. Embora a alimentação do rebanho no estado esteja baseada na pastagem, já se encontra generalizado o uso da suplementação alimentar, pois 90% dos produtores paranaenses utilizam essa prática para alimentar o rebanho. A suplementação alimentar tem por base a utilização de dois principais produtos: concentrados e volumosos (7).

Um dos elementos que condicionam a organização da produção de leite a pasto é a disponibilidade de terras. No Paraná, 86% dos produtores de leite são proprietários das terras, as quais têm área média de 32,3 hectares. Esta diferença é mais acentuada quando se considera o porte dos produtores quanto ao tamanho da área, esta variação vai de 20,2 hectares, entre os pequenos, a 98,0 hectares, entre os grandes. Cabe lembrar que estes últimos são responsáveis pela metade da produção leiteira estadual (6).

Quanto às raças com aptidão leiteira existentes no Paraná destacam-se: Holandesa, Jersey, Pardo Suíço (leite), Gir leiteiro, Girolanda e mestiço. As informações revelaram que 75% do total dos produtores possuem animais mestiços ou sem raça definida (SRD), que representam 58% do rebanho leiteiro do Estado. Pouco mais da metade dos produtores paranaenses que vendem leite apresentam seus rebanhos constituídos de animais com características da raça Holandesa. Fica evidenciado que esse tipo de raça é utilizado principalmente pelos produtores com produção diária acima de 51 litros de leite (3).

O Paraná apresenta diferentes regiões e cada uma com suas características topográficas, solo e clima característicos. Estas particularidades regionais estabelecem os níveis de tecnologia mais adequados para os produtores de leite (8). O perfil dos produtores de leite não é homogêneo, pois existe um grande número de pequenos produtores que se encontram à margem do processo de modernização da atividade. Mediante estas constatações, buscou-se neste estudo verificar a representatividade e a distribuição espacial da pecuária leiteira na microrregião de Campo Mourão e identificar qual o sistema de produção empregado por uma amostra de produtores desta microrregião.

MATERIAL E MÉTODOS

A área do estudo abrange a mesorregião Centro Ocidental do estado do Paraná mais especificamente a microrregião de Campo Mourão que engloba 14 municípios, sendo: Araruna; Barbosa Ferraz; Campo Mourão; Corumbataí do sul; Engenheiro Beltrão; Farol; Fênix;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com