TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETAPA 3 QUIMICA

Artigo: ETAPA 3 QUIMICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 3

No processo industrial de obtenção de 40 kg de alumínio, são geradas quantas toneladas de CO2?

Com 1 kg de alumínio são gerados 9 Kg de CO2, sendo assim para 40Kg de alumínio são gerados 360 Kg de CO2, convertendo esse valor é equivalente a 0,36 toneladas

Quantos quilos de bauxita são necessários para produzir 40Kg de alumínio?

São necessário 75,56 Kg de bauxita

0,204 Kg AI2O3 _____ 0,108 Kg AI

X_____ 40 Kg AI

X= 75,56 Kg AI2O3

Considerando as informações sobre quantidade de alumínio usado nos veículos e percentual reciclagem. Analisar a situação do Brasil e dos Estados Unidos e refletir sobre a participação desses dois países com relação aos aspectos ambientais.

No Brasil, maior reciclador de alumínio do mundo, 91,5% das latas retorna ao mercado. A meta defendida pela Associação do Alumínio é chegar a 75% de reciclagem em 2015, segundo o seu vice-presidente de Comunicações, Steve Garden, que esteve neste mês em São Paulo para apresentar o LCA em um evento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas Reciclabilidade (Abralatas). Apesar do recuo no reaproveitamento de latinhas, o LCA mostrou que as empresas reduziram em 30% seu consumo de energia e em 44% a pegada de carbono, porque as latas hoje usam 15% a menos de alumínio nos EUA.

O porcentual de latas de alumínio recicladas nos Estados Unidos caiu de quase 70% em 1993 para 54,2% das unidades consumidas no país, índice bem inferior à média global, de 69%. O dado foi revelado por um estudo da Associação do Alumínio, entidade que reúne todas as produtoras de alumínio instaladas nos EUA, o Life Cycle Analysis (LCA)-ou Análise de Ciclo de vida, que quantifica o impacto ambiental de um produtos durante toda a sua vida útil, da exploração da matéria prima e produção até a eliminação ou reciclagem.

Conforme trecho assim, podemos relacionar que mesmo o Brasil não sendo um dos principais países consumidores e fabricadores de alumínio como os EUA, o Brasil se destaca por ser o país com maior índice de reciclagem de alumínio entre os demais, é fácil a percepção de que os países assim como os EUA, e demais países que mais consumem e fabricam a alumínio para consumo ou utilização em determinados produtos. No Brasil o principal produto que volta ao mercado após o consumo são as latinhas. Por isso, elas ganham toda a atenção ao se tratar de sustentabilidade, as empresas hoje que fabricam produtos em recipientes de alumínio, investem no marketing para orientação das mesma após consumo.

A reciclagem do alumínio contribui para o desenvolvimento sustentável.

O Alumínio tem papel fundamental no progresso sócio-econômico e tecnológico da sociedade atual, gerando investimentos e melhoria de vida da população. O alumínio pode ser reciclado inúmeras vezes sem perder as suas propriedades. Além disso, é metal valioso mesmo em forma de resíduo. Estudos recentes mostraram que até 95% do conteúdo de alumínio em veículos e 93% dos edifícios, principalmente para fachadas, podem ser reciclados. Isso também se transforma em oportunidades de negócios para o futuro.

Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com