TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETAPA 3 TEXTO 1

Exames: ETAPA 3 TEXTO 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2013  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 5

Direção

A direção é responsável pela condução e pela orientação da ação empresarial por meio da dinamização das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da empresa. É voltada ao desempenho das pessoas. Os administradores dirigem o comportamento das pessoas. Baseada nas duas concepções opostas no estilo de direção, Mc Gregor distingue duas delas: Teoria X – o homem é dirigido, controlado para exercer suas atividades para atender as necessidades da empresa. Teoria Y – O homem tem prazer na execução do seu trabalho, sua motivação é baseada no poder de assumir responsabilidades, executa a auto direção e o autocontrole para alcançar seus objetivos. A capacidade de imaginação e de criatividade são soluções para seus problemas.

Sistema de administração

Assume diferentes feições dependendo de condições internas e externas, para isso Likert aponta quatro sistemas administrativos:

Sistema 1: Autoritário-Coercitivo: Um sistema autocrático, forte, coercitivo e arbitrário, que dentro da empresa controla rigidamente todos os acontecimentos dentro da organização. Centralizado na cúpula da empresa que fica sobrecarregado com a tarefa decisória. A comunicação acontece sempre verticalmente e no sentido crescente, as pessoas não formulam suas opiniões. Ao andamento do trabalho o relacionamento Interpessoal é considerada prejudicial, a cúpula coibi ao máximo isolando as pessoas uma das outras. As pessoas devem seguir a risca suas tarefas de acordo com métodos e procedimentos impostos. Encontrados nas empresas que utilizam a mão de obra intensiva e tecnologia rudimentar, como o empregado do nível baixo, nas construções industriais.

Sistema 2: Autoritário-benevolente: Centralizado na cúpula, permite uma pequena delegação quanto às decisões de pequeno porte, aprovando posteriormente. Prevalecem as comunicações verticais decrescentes vindos de escalões mais baixos e com retroação de suas decisões. E tolerável que as pessoas se relacionam entre si, em um clima condescente relativa. Há medida disciplinar e punições de menos arbitrárias. Encontrada nas empresas que utilizam tecnologia mais apurada e mão de obra mais especializadas e não perdendo o poder da repressão, na produção e montagem de empresas industriais e escritórios de fabricas entre outros.

Sistema 3: Consultivo: Participativo do que autocrática gradativamente arbitrariedade organizacional. As decisões são delegadas aos diversos níveis hierárquicos e orientados pelas diretrizes e definidas pelo nível institucional, consultivo porque as opiniões e os pontos vista são considerados dos níveis inferiores das politicas e diretrizes que afetam na definição. Prever as comunicações verticais no sentido descendente voltado para orientação do que para ordens. Embora não completa e definitiva, a confiança é mais elevada no relacionamento interpessoal. Há ênfase nas recompensas materiais, como salários, promoções e oportunidades profissionais. Encontradas nas áreas administrativas de empresas de serviços e em áreas administrativas de empresas industriais mais organizadas e avançadas em termo de relação com empregados.

Sistema 4: Participativo: os níveis organizacionais tem sua participação nas decisões, mesmo que o nível institucional defina as politicas e diretrizes, ele apenas controla os resultados, deixando as decisões a cargo dos diversos níveis hierárquicos, no caso de decisões de emergência os altos escalões assumem as decisões. A empresa faz investimento nos sistemas de informações básico a flexibilidades e eficiência nas comunicações. A formação de equipes é espontânea e importância para a efetivação do relacionamento entre as pessoas, o envolvimento e a maior participação do grupo em todos os níveis organizacionais. Raramente ocorrem punições, pelas quais sempre são definidas pelos grupos envolvidos. encontradas em empresas que utilizam tecnologia sofisticada com pessoal especializado e desenvolvido, nos quais os empregados desenvolvem atividades complexas, como empresas de propagandas, consultoria em engenharia e administração. Esse Sistema utiliza um modelo de organização grupal, a interação entre o grupo de trabalho desenvolve cada decisão composta de um superior e respectivo subordinado.

Os principais aspectos do Sistema 4:

Utilização de princípios e técnicas de motivação: em vez de meio de oposições. Composta de grupos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com