TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Ensaios: ETICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  2.367 Palavras (10 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

TAGUATINGA – DF

2014

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

.

TAGUATINGA – DF

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................pag 04

ETAPA 1.......................................................................................................pag 05

ETAPA 2.......................................................................................................pag 06

ETAPA 3.......................................................................................................pag 08

CONCLUSÃO..............................................................................................pag 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................pag 12

INTRODUÇÃO

Filmes vêm sendo utilizado como uma ferramenta de grande importância metodológica, auxiliando na compreensão e contextualização de conceitos acadêmicos nas mais diversas áreas, em especial na Administração de Pessoas e suas nuances com relações humanas. Dentre os muitos temas explorados pelo cinema o cotidiano do ambiente corporativo é um tema recorrente

As fronteiras entre realidade e ficção vêm se tornando cada vez mais estreitas, visto que o cinema tem o poder de transpor os limites existentes dentre o real e o imaginário. Ele descreve lutas, vitórias, derrotas, sonhos e esperanças, desvenda fantasias, angústias, injustiças e felicidades refletidas de uma sociedade. Casando o real com o imaginário, estabelece uma relação de cumplicidade dentro e fora da tela com o espectador (Pereira, 2009).

A unidade de análise deste trabalho será o filme “Amor sem escalas”, produzido pela Paramount Pictures, apontando algumas práticas de Recursos Humanos utilizados no filme, pontuando e comparando com as práticas da empresa Banco do Brasil.

Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter.

A ética em geral é a doutrina de como deve se viver para obter-se uma vida harmônica e feliz em sociedade (matrimonial, profissional, religiosa e lazer). O vocábulo ético surgiu do vocábulo ethos (grego), enquanto que moral, advém de mores (latim), significando hábitos e costumes. Constituem-se fontes da ética:

– natureza humana

– cultura

– comportamento

– princípios

– legislação

– normas profissionais

A ética interliga-se com a filosofia, que etimologicamente, significa “amor da sabedoria”. Caracteriza-se pela intenção de ampliar a compreensão da realidade. Também interage com a psicologia, que é a ciência dos fenômenos psíquicos e do comportamento. Assim, a ética pode ser definida como a exteriorização da moral humana.

A ética pode ser confundida com lei, embora que, com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos.

Quando o discurso Aristotélico foi exposto (pelo realismo aristotélico), considerava o universo como ordenado por leis constantes e imutáveis. Essa ordem rege não só fenômenos naturais, mas também os de ordem política, moral ou estética.

Já a ética e moral são temas relacionados, mas são diferentes, porque moral se fundamenta na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos e a ética, busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano.

Na filosofia, a ética não se resume à moral, que geralmente é entendida como costume, ou hábito, mas busca a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver; a busca do melhor estilo de vida. Más a ética abrange diversos campos, como antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, política, e até mesmo educação física e dietética.

Considera-se que a pessoa em todos os seus objetivos, suas atividades, sempre deveria buscar a ética, a legalidade e a honestidade.

Aqui no Brasil em algumas situações, a pessoa que tenta ser honesta e correta, é taxada de idiota e por isso ridicularizada, enquanto que aqueles que possuem um caráter duvidoso e não valorizam a legalidade, os princípios éticos, são considerados exemplos de esperteza.

É o famoso jeitinho brasileiro, escolher o caminho mais fácil, que ofereça as maiores vantagens, para no final sempre se dar bem, ignorando os valores éticos.

Mas, as pessoas devem buscar o caminho da ética, apesar de ter consciência que na prática nem sempre é o que ocorre.

2 - A Ética profissional no filme “Amor sem Escalas”.

2.1 - Sinopse do filme: Amor sem escalas

Ryan Bingham é um elegante homem de meia-idade, trabalha cerca de 320 dias por ano voando por todos os Estados Unidos com a função de despedir pessoas e propor a elas um pacote de benefícios para o início de uma nova etapa em suas vidas. Ryan é satisfeito com sua vida, tanto profissional como pessoal. Passa a maior parte do tempo em aeroportos e hotéis, apenas volta para o quarto que aluga, cerca de 40 dias por ano,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com