TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETICA NOS NEGOCIOS

Trabalho Escolar: ETICA NOS NEGOCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 6

2 DESENVOLVIMENTO 7

3 CONCLUSÃO 10

4 REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Sobre a conduta do profissional contábil, que é de grande responsabilidade nas suas prestações de serviços que é de confiança e transparência nas informações.

O contador deve estar preparado para quando receber propostas para atos que não são legais na pratica contábil, saber usar o conhecimento que possui para que atenda a necessidade do cliente, porém não infringindo a lei. Orientar também para que a empresa não veja em sonegações fiscais ou coisa do gênero uma solução para reduzir custos e aumentar o lucro. Um contador atualizado, informado, experiente e eficaz, com conhecimentos inclusive de direito, sabe como realizar seus trabalhos, tendo conhecimento legal de suas conseqüências, caso não cumpra com os princípios morais, éticos sob pena de responder por seus atos.

2 DESENVOLVIMENTO

Com a expansão do Grupo Schincariol, o investimento que fizeram para que isso fosse possível entre os anos de 2004 e 2005, multiplicando por quatro seu tamanho, chamou a atenção dos seus concorrentes. As acusações de fraudes e sonegação fiscal, inclusive uma feita pelo Ministério Público Federal de São Paulo e depois da “Operação Cevada” o grupo e seus distribuidores foram responsabilizados por um sofisticado esquema de fraudes, no qual, no momento falaremos da responsabilidade do contador:

Foram encontradas Notas Fiscais “frias”, subfaturadas, e a diferença eram pagos por fora; Neste ato observa-se a negligencia no que se trata no Capitulo II – dos deveres e das proibições do contabilista.

Art.2 – São deveres do contabilista: I – exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, observada a legislação vigente e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo de dignidade e independências profissionais; A sonegação fiscal, constitui crime conforme segue: I - restar declaração falsa ou omitir, total ou parcialmente, informação que deva ser produzida a agentes das pessoas jurídicas de direito público interno, com a intenção de eximir-se, total ou parcialmente, do pagamento de tributos, taxas e quaisquer adicionais devidos por lei;

Art.2 – São deveres do Contabilista: IV – comunicar desde logo, ao cliente ou empregador, em documento reservado, eventual circunstância adversa que possa influir na decisão daquele que lhe formular consulta ou lhe confiar trabalho, estendendo-se a obrigação a sócios e executores; O contabilista não deve ceder a pressões, orientações de superiores hierárquicos, que possa colocar em dúvida sua honestidade, sua conduta moral e que pode comprometer sua carreira.

Art.2 – São deveres do Contabilista: III – zelar pela sua competência exclusiva na orientação técnica dos Serviços a seu cargo;

O contador é o responsável por orientações técnicas das tarefas de seu setor. Se provadas irregularidades o mesmo pode ser acusado de cometer crimes contra a ordem tributária.

O comportamento do contador foi ilegal a se submeter a negligencias, cumprindo ordens ilegais. Participou de um grande esquema de sonegação de impostos, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e formação de quadrilhas. Não respeitou o Código de Ética, e não pode alegar o desconhecimento da lei.

O Comportamento organizacional da empresa

Quando as organizações se deparam com volumosos faturamentos, é compreensivo que pague impostos altos, nossa carga tributária realmente é alta. Porém não devemos agir jamais ilegalmente, o contador de grandes empresas, que são profissionais competentes e que tem o suporte de colegas advogados na mesma organização, devem estudar trâmites tributários para reduzir impostos.

A Situação econômica da organização

De simples fábrica de refrigerantes, depois que começou a produzir a sua primeira cerveja pilsen, que foi um sucesso em termos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com