TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica nos negócios

Resenha: Etica nos negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Resenha  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

Em relação aos clientes: Para ser ética nas relações com clientes durante as fases de negociação e obtenção da sua decisão de comprar, a empresa deve fazer com que os seus prepostos utilizem apenas argumentos técnicos e verdadeiros a respeito do produto ou serviço oferecido e sobre as condições da venda.

Em relação aos fornecedores: A ética determina que a empresa seja justa com os seus fornecedores. Para isso precisará fazer com que o fornecedor seja corretamente informado de todos os dados e fatos relevantes ao formular uma cotação. O mais importante preceito ético aplicável ao relacionamento com os fornecedores é o de pagar o justo preço pelo produto ou serviço fornecido.

Em relação aos concorrentes: A empresa ética tem o dever de defender o princípio da livre concorrência. Deve se abster, portanto, de entrar em qualquer tipo de acordo que possa reduzir ou eliminar a livre concorrência. Esse acordo pode se referir a preços, condições de venda, disponibilidade de mercadoria e sua oferta a determinado segmento de mercado, ou qualquer outro.

Em relação aos empregados: A empresa ética deve se preocupar em oferecer ampla oportunidade de trabalho às pessoas de todas as camadas, origens e segmentos sociais. Não poderá, portanto, permitir que preconceitos, sejam de raça, sexo, idade ou qualquer outro, possam influenciar as decisões de contratação, remuneração, promoção ou demissão dos empregados.

Constituem também deveres éticos da empresa: garantir o acesso ao empregado a todas as informações relativas a sua pessoa; assegurar que o ambiente de trabalho esteja livre de práticas deturpadoras, como a arrogância, o abuso de poder e o assédio sexual.

Em relação a sociedade em geral: A ética empresarial exige que a empresa se comporte com responsabilidade social em qualquer local em que atue e, que portanto: (a) observe as leis e os regulamentos relativos à proteção da saúde e segurança das pessoas e à preservação do meio ambiente; (b) somente desenvolva atividades que envolvam perigo para a coletividade mediante controle dos riscos, nas circunstâncias em que essa coletividade aprovar a sua assunção, à vista das vantagens que obterá; (c) não participe de práticas ilícitas e colabore com as autoridades no combate a elas, como, por exemplo, na luta contra a lavagem de dinheiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com