TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO TRABALHO

Tese: EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Tese  •  1.717 Palavras (7 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS

UNIDADE 3

CURSO DE ENG. PRODUÇÃO – 4ª SÉRIE

ATPS – Ergonomia e Segurança do trabalho

CAMPINAS

Setembro 2013

Nome RA

Anderson Lopes 4412700364

Raquel Nayara Novaes Cussolin 4243834700

Renata de Souza Santana 4204714689

ATPS – Ergonomia e Segurança do trabalho

Trabalho apresentado ao curso de Graduação em Engenharia de Produção, Ergonomia e segunça do trabalho, ministrada pelo Profº Mauricio, Faculdade Anhanguera de Campinas, Unidade 3.

Campinas

Setembro 2013

ETAPA 1

Passo 1

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO TRABALHO

O Homem primitivo vivia da recolha de alimentos, da caça e da pesca. Estas atividades eram coletivas e o Homem utilizava instrumentos muito rudimentares. O Homem era recolhedor e o seu trabalho era cooperativo. As tarefas eram repartidas por sexos ou idade- surge a divisão natural do trabalho.

O Homem começa a criar e a aperfeiçoar os instrumentos do trabalho, por exemplo, as lanças ou os machados, em pedra ou em bronze ou ferro. Mais tarde, o Homem domina a Natureza, com a descoberta da pecuária e da agricultura. O Homem não necessita de deslocar-se para procurar os alimentos, é o Homem sedentário e produtor.

Surgem especializações em diversas atividades, por exemplo, a pecuária, a agricultura ou a pastoreia.

O TRABALHO E A ANTIGUIDADE

Podemos considerar duas divisões nesta sociedade:- os homens livres e os escravos. Os homens livres eram servidos pelos escravos, viviam do ócio, do lazer, e da contemplação,

O TRABALHO E O FEUDALISMO

Nesta sociedade devemos considerar os servos que trabalham as terras dos proprietários mais importantes. O servo não tinha direitos nem deveres, vivendo na dependência dos senhores feudais.

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

O operário substitui o artesão e aparece a fábrica e podemos, , referir a manufatura baseando-se no trabalho manual do operário, é uma primeira forma do capitalismo. Mais tarde, surge a mecanização das atividades industriais, através de invenções e de inovações, é o surgir da Revolução Industrial, nos séculos XVIII e XIX e XX.

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Diversas invenções surgem na indústria e serviços, como por exemplo, a máquina a vapor ou os caminhos de ferro. A partir destas mudanças econômicas, sociais e políticas surge uma nova forma de organização econômica e social, o capitalismo O trabalho assalariado nas fábricas, com o uso de máquinas e outros instrumentos novos e mecanizados.

O trabalho assalariado dependia de condições miseráveis e pouco saudáveis. Daqui que aparecem as greves e revoluções das classes trabalhadoras. Foi essencial a intervenção do Estado e dos Poderes Públicos para legislar nas fábricas e outras instituições econômicas e social e o Direito do Trabalho,o papel dos Sindicatos que defendem os direitos dos operários.

A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Podemos referir algumas invenções e inovações:- a eletricidade; -o motor de explosão;- o petróleo; -o telefone; - Aparem as tarefas especializadas por operários, o fabrico em série e as cadeias de tarefas. São os colarinhos azuis. Podemos afirmar a automação da produção, por exemplo, os robôs nas tarefas mais perigosas e difíceis.

A partir das descobertas e outras invenções, vai aumentar a eficácia da produção em indústrias e serviços, por exemplo, a indústria dos têxteis e a indústria de automóvel. Mas por outro lado, na economia industrializada começa a surgir o desemprego e falta de postos de trabalho. Nos países mais desenvolvidos há perda de postos de trabalho, há uma elevada taxa de desemprego.

Nos países mais avançados e industrializados, a maior parte dos trabalhadores está integrada na produção industrial e no processamento e transferência de informação. Podemos afirmar o interesse da mecanização e da automação nas tarefas e nas atividades produtivas.

Ainda, o Estado e os Poderes Públicos permitem mais Educação e Formação na sociedade, principalmente nas Escolas e Universidades. Mas, não podemos por de lado a Formação nas empresas públicas e privadas.

Esta forma de Trabalho é muito utilizada no mundo atual. Trata-se de um trabalho à distancia a partir de casa ou de um escritório. O trabalhador executa as tarefas de maneira autônoma e individualizada. Quais são os recursos necessários? Talvez um computador, uma linha telefone fixo ou um celular.

Podemos referir algumas vantagens: não percorrer grandes distancias até ao emprego, não fazer parte de longas filas de transito, ganhar tempo,ganhar espaço, ganhar mais dinheiro,ter uma posição confortável, ter mais prestígio, conhecer mais pessoas, fazer parte de reuniões;- obter mais formação.

Passo – 2

1-Quais são os principais objetivos da ergonomia?

R: Adequação do trabalho as capacidades naturais do homem, pela organização de métodos e construção de máquinas e equipamentos adequadas as características de cada pessoa; (Exigência Técnica)

Aumentar a eficiência do trabalhador ao longo do tempo, pois trabalhador doente não gera lucro, e sim, prejuízo; (Exigência Econômica)

Prevenção de acidentes e doenças profissionais, e sendo mais relacionadas a informática, doenças músculo-esquelético; (Exigência Social)

Redução da fadiga e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com