TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXPERIMENTO EM SALA DE AULA: IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO NA MECÂNICA

Artigo: EXPERIMENTO EM SALA DE AULA: IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO NA MECÂNICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 6

EXPERIMENTO EM SALA DE AULA: IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO NA MECÂNICA

Resumo: Relato da importância do experimento em sala de aula, desenvolvendo idéias a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, e relacionando com os conhecimentos científicos. No uso da mecânica, possuem muitos exemplos que possam esclarecer essa importância, já que estudos comprovam todo esse processo.

Palavras - chave: Concepções alternativas, experimento, mecânica.

1. Introdução

Comumente costuma-se ouvir diversos alunos reclamando da disciplina Física. Os principais motivos dessas reclamações é porque a matéria tem muito cálculo e acaba que dificultando o aprendizado. Porém, é sabido que o cálculo na Física é apenas uma conseqüência, e que para chegar naquela tão temida fórmula, os grandes físicos pensaram em determinada situação e desenvolveram todas as equações. São essas situações que devem ser apresentadas para os alunos, é daí que entra os experimentos em sala de aula.

Antes de apresentar qualquer experiência, é necessário analisar o que os alunos entendem sobre determinado assunto, levantar questionamentos iniciais para saber suas concepções prévias. A partir daí, mescla-se o conhecimento prévio do aluno com as concepções significativas, verificando o andamento do experimento desenvolvido, e ajudando o aluno a compreender determinado assunto.

O presente artigo objetiva defender o uso de experimentos em sala de aula, em especial os experimentos que envolvem mecânica, a partir de estudos realizados com determinados alunos. A procura sempre de tentar fazer com que cada professor passe a usar essa idéia em suas aulas, e que os alunos rompam o senso comum de que a Física só é útil para físicos.

2. Concepções alternativas e experimento

Ter determinada ideia relacionada a qualquer assunto, apenas com o casual, sem ter qualquer interpretação física, define-se esse ato como concepção alternativa. Para qualquer assunto, determinada pessoa já tem algo em mente, e muitas vezes aquilo não é correto, podendo prejudicar no aprendizado exato do mesmo.

A função do professor é trabalhar todas essas concepções dos alunos, e normalmente isso não ocorre. Ao ministrar qualquer assunto, a maioria dos professores tipicamente diz o que acontece, apresenta todas as fórmulas e pede para que os alunos respondam questões. Esse ato dificulta o aprendizado do aluno, já que ele não consegue compreender por que esta fazendo tal exercício e no que pode servir.

Justamente por isso que o professor tem que tomar certo cuidado ao apresentar aos alunos os assuntos, e ir atrás de formas que solucione esse problema. Pois como cita Peduzzi:

“Como ele já tem uma explicação de “como as coisas funcionam”, frequentemente não aceita bem a visão da ciência. Pode inclusive obter a solução correta de problemas que exijam a aplicação direta de equações, demonstrando uma aparente compreensão do conteúdo.”

Para ajudar o aluno a erradicar essa concepção errada, o experimento em sala de aula vem como uma ótima ajuda ao professor, já que a partir dele dá para trabalhar mais detalhado o assunto e adaptar o aluno as concepções científicas.

Com a participação de alunos do terceiro ano do ensino médio do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da UFG – CEPAE, foi aplicado um projeto visando despertar o senso crítico-científico nesses alunos. O projeto consistia de várias partes, mas inicialmente vale salientar a aplicação de questionários pré-teste, justamente eles serviam como sinalizadores de rendimento na aprendizagem, assim conhecendo os conhecimentos prévio dos alunos, para depois comparar ao fim das atividades com o conhecimento adquirido cientificamente.

A partir desses questionários observou-se a deficiência que os alunos tinham nos conceitos básicos dos assuntos, mas depois de aplicar os experimentos percebeu-se como foi corrigidos diversos conceitos alternativos que eles tinham no inicio. Mostrando o quanto um experimento pode mudar a idéia de determinado assunto para o aluno.

3. Experimentos e a mecânica

Uma das partes primordiais da Física é a mecânica, e nela foram feitos vários estudos sobre o experimento em sala de aula e sua importância para absorção do assunto pelo aluno.

O estudo apresentado no tópico sobre concepções alternativas, como já foi citado, foi realizado com alunos do terceiro ano, usando experimentos relacionando a mecânica. Logo, eles já tinham visto o assunto, mas percebeu-se que a teoria física envolvida nela não foi assimilada por eles, pois como vimos, os resultados pré-teste não foram bem satisfatórios.

A partir da seguinte pergunta “Qual o resultado da aplicação de uma força resultante sobre um corpo?” verificou-se que 13% dos alunos acertaram o questionamento, 50% acertaram mas rodeando muito, e 37% erraram. Números considerados alto, justamente por serem alunos do terceiro ano e que deviam ter uma boa bagagem.

Após aplicar experimentos envolvendo a conservação da quantidade de movimento, utilizando trilhos de ar feitos com materiais simples, e relacionando exercícios com ao experiência verificou-se uma melhor assimilação do que significa o assunto, e a compreensão de boa parte dos alunos foi excelente. 87% acertaram o mesmo questionamento, 13% obtiveram perguntas de resposta correta, mas com raciocínio um pouco não-satisfatório, e nenhuma pessoa errou.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, pode-se deixar exemplos para serem aplicados aos alunos e desenvolver questionários e associar o conhecimento obtido a partir da apresentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com