TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXTRAÇÃO CASEIRA DE DNA BANANA

Por:   •  15/5/2018  •  Resenha  •  1.897 Palavras (8 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 8

a[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE PSICOLOGIA

ALESSANDRA DOS SANTOS  LIMA

ELIANA MIRANDA DE LIMA

 EXTRAÇÃO CASEIRA DE DNA BANANA

 

MANAUS

2017

[pic 3][pic 4]

ALESSANDRA DOS SANTOS  LIMA

ELIANA MIRANDA DE LIMA

EXTRAÇÃO CASEIRA DE DNA BANANA

 

Relatório psicologia – np2, do curso de psicologia - 2º período, apresentado à UNIP- Universidade Paulista.

ORIENTADORA: Prof.ª Iane Obando

                                                     

                                                       MANAUS

2017

Introdução

     A PSICOLOGIA NA VISÃO DE VYGOTSKY  

     

        Para Vygotsky, a psicologia tratava a subjetividade como algo natural, abstrato e inerente ao individuo, independente de suas vivências, ou seja, a psicologia antes dele, tinha uma ideia que o comportamento humano que temos um aparelho mental como no caso do behaviorismo leis comportamentais que o individuo ele já nasceria com essas predisposições bastaria o ambiente ao seu desenvolvimento iria amadurecendo essas capacidades, mais sendo que aquilo já estava posto.

         Para Vygotsky a questão das vivencias a história do individuo o local onde ele esta inserido seria muito mais importantes do que essa subjetividade, que estaria segundo os outros teóricos, para ele a subjetividade humana esta condicionada ao contexto social histórico, muito mais do que algo que nasce naturalmente, a subjetividade e algo que vai se desenvolvendo de acordo com as suas historias, e de acordo com as relações que ele estabelece com aquela comunidade no geral.

          A visão do homem dentro da psicologia sócio histórica segundo ele a subjetividade não esta dada como uma Priore, ele não nasce, ela não esta posta, pelo contrario o individuo tem uma consciência e essa vai se desenvolvendo de acordo coma as historias e as relações sociais que ele estabelece.

         A subjetividade como uma conquista humana e resultado da atividade do ser e sua intervenção transformadora sobre o mundo, Vygotsky pensa assim porque de certa forma tudo que pensamos hoje a cerca do mundo e de nos mesmos e resultados de todo um processo de pensamento que pode se dizer que vem desde o homem das cavernas, de como ele pensava ao meio, o homem da idade antiga de como ele pensava ao meio, Aristóteles, Sócrates pensando a cerca do que seria o motivo das ações humanas, depois na idade médio as forças de nível sobrenatural tem alguma influencia sobre o comportamento, ate descrevendo um pouco sobre a religião e sua influencia sobre as coisas que acontecem na natureza.

       Percebemos que toda nossa subjetividade tudo que pensamos a cerca das pessoas sobre o mundo veio de todo um processo que foi se modificando ao longo do tempo, o que pensamos hoje também foi pensado por essas pessoas que viveram anos passados, e por conta, na situação histórica na qual eles estavam colocados pensam de uma forma diferente da gente, então a subjetividade para Vygotsky e falar de toda a evolução do pensamento humano, sendo a assim para ele uma conquista humana algo que foi sendo construído ao logo de toda historia.

        A partir da influencia do marxismo sobre o materialismo dialético, dentro da obra de Karl Max, ele fala da importância que o trabalho tem para o ser humano, como são psicólogos tem proveito da teoria de karl Marx, falam de como o trabalho tem importância a cerca do comportamento, segundo esses pensadores o trabalho é uma atividade instrumental  de transformação do homem para obter sobrevivência, ou seja, por exemplo o homem das cavernas ele desenvolveu a lança para conseguir capturar animais, desenvolveu o fogo para conseguir cozinhar os alimentos, dentre outras coisas para sua sobrevivência.

         E para tudo isso ele se utilizou do trabalho, o trabalho e justamente isso a forma como o ser conseguiu transforma o mundo ele consegui transforma o seu ambiente para obter sua própria sobrevivência, o trabalho ao longo da historia foi justamente isso, necessidades sociais que vão sendo modificada ao longo da historia, as necessidades de hoje são diferente do homem do século XVII. O trabalho foi sendo desenvolvido justamente para isso ele esta dentro da sociedade de acordo com suas necessidades e existe para que possamos ter algo para com que transforma essa realidade.

         Outro conceito que os sócios históricos trabalham e a ideia da ferramenta, ou seja, criada para efetuar a mediação entre o humano e o mundo material, acompanha e é acompanhada por uma mudança nas capacidades humanas, permitindo o deslocamento do imediatismo e a criação do tempo, enquanto instrumento de humanização do novo ser.

        Qual seria a visão de mundo psicológico dentro da teoria sócia histórica, o mundo psicológico seria o universo de registro e possibilidades que acompanham e possibilitam as intervenções do ser humano. Ou seja, o nosso mundo psicológico seria no inconsciente as recordações que estão nas memorias onde no behaviorismo seria os processos de aprendizagem que ao longo da historia agente vai desenvolvendo reforçando alguns comportamentos e punindo outros.

         Para o sócio histórico o mundo psicológico é unicamente um arquivo de registros de possibilidades armazenadas na memoria, onde através deles temos um histórico de como o ser pode intervir sobre o mundo posto a ele, se o mundo muda é por que o homem mudou, e ao mudar o mundo o humano se transforma.

         A importância dos fatores histórico e social dentro da teoria sócio histórica, qual a utilidade do conhecimento de ontem para a compreensão do hoje? E qual será a utilidade do conhecimento de hoje para a compreensão do amanhã? Com essas duas questões os sócios históricos trazem o porquê é tão importante e relevante se entender a historia o momento histórico na qual o ser esta posto e quais são as características que aquele individuo esta para entender a subjetividade dele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (178.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com