TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecologia

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

Relátorio ecologia e saúde ambiental.

Alexandre Yasser Awadallak Ra: 6240206841

Fatores bíoticos de um ecossistema

        Os organismos são conhecidos como fatores bíoticos de um ecossistema, eles formam uma academia alimentar com níveis tróficos.
        A flora é a primeira parte desses niveis tróficos, contendo os produtores, composto por algas, plantas em margens de rios e fundos de lagoas por exemplo, os outros níveis se encaixa a fauna, contendo em seus consumidores primários, como exemplo: caramujos, peixes herbivoros, todos se alimentando diretamente de vegetais.
        Os consumidores segundários são os que se alimentam de níveis anteiores, exemplo de insetos, peixes carnivoros
        Terciários, se dão igual aos secundários, organismos que se alimentem de níveis anteriores, como exemplo da avé áquaticas. E os decompositores, aquele que não pertece a fauna e nem a flora, apenas se alimentando do resto deles, composto por fungos e bactérias. Meios abiótocos de um ecossistema são responsáveis pelas condições favoráveis ou desfavoráveis a vida nos ecossistemas, sendo eles fatores físicos, químicos, biológicos e seus ciclos. Compondo o meio abiótico estão os fatores climáticos (luz, temperatura, água e pressão) e Edáficos (solo). No solo há tanto fatores bióticos (microorganismos) quanto fatores abióticos (rochas, metais, minerais)

 Ambiente úmido e árido - Clima

Áreas umidas são geralmente de pantanos, pauis, sapais, elas podem ser tanto permanentes quantos temporárias, geralmente elas abrangem uma grande biodiversidade, seja de fauna áquatica ou de flora, ou também aqueles que se alimentam deles. Os climas áridos caracterizados pelas volume de chuva menor que a evaporação e transpiração do ambiente,

Passo 3 (Equipe) Pesquisar, em sites relacionados, os materiais (inclusive os seres vivos) necessários para a construção de um terrário fechado, de pequeno a médio porte.

Terrário Úmido fechado

Um terrário assimila um ecossistema e seus meios físicos, químicos e biológicos.

Materiais:

  • Aquário (ou qualquer outro recipiente transparente para entrada da luz)
  • Rolo de papel filme
  • Fita adesiva
  • Terra vegetal
  • Areia grossa
  • Carvão vegetal
  • Pedrinhas
  • Mudas de plantas
  • Animais insetos

Passo 4 (Equipe) Discutir entre a equipe os procedimentos para construção dos terrários, um que represente um ambiente úmido e outro, um ambiente árido; definir a metodologia a ser aplicada nesta atividade, assim como os materiais a serem utilizados, e anotar os resultados da discussão para futuro relatório final.

Num terrário é possível acompanhar a germinação de sementes e ver como se comportam pequenos animais no ambiente. A idéia do terrário é imitar um ecossistema natural onde há vida diversa, portanto é importante deixar a estética de lado e focar no conforto animal e vegatal.

O modo pelo qual se confecciona um terrário está diretamente ligado com o tipo de bióta que ali será mantida, tentando recriar o ambiente original das espécies exibidas. Em um terrário devemos controlar a temperatura, úmidade, iluminação, ventilação e cuidados com a parte aquática.

        
        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com