TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Aplicada

Trabalho Universitário: Economia Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÃO 01: COM RELAÇÃO ÀS PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES DA ECONOMIA, EXPLIQUE OS SEGUINTES FENÔMENOS:

a) Inflação (VALOR = 0.50

A inflação com o aumento continuo e generalizado no nível geral de preços, ou seja, os movimentos inflacionários representam elevações em todos os bens produzidos pela economia e não meramente o aumento de um determinado preço. outro aspecto fundamental refere-se ao fato de que o fenômeno inflacionário exige a elevação continua dos preços durante um período de tempo, e não meramente uma elevação esporádica dos preços. podemos dizer que a inflação representa um conflito distributivo existente na economia, mal administrada. Pois a inflação traz muitas consequências negativas para o pais.

b) Desemprego (VALOR = 0.50)

O desemprego surge devido a inflação. Pois os empresários não investem no setor produtivo, o que pode prejudicar o nível de emprego, renda e demanda, provocando mais efeitos negativos no setor produtivos sim faz com que as pessoas fiquem com dinheiro na mão menos tempo possível, “pois” o dinheiro perde seu poder de compra, e mesmo que sobre dinheiro não será investidos em poupança ou compra pois ele acabam comprando imóveis e terras que são ativos seguros. Sem investimento dos empresários, sem novos funcionários no mercado do trabalho.

QUESTÃO 02: SE O OBJETIVO DA POLÍTICA MACROECONÔMICA É REDUZIR O DESEMPREGO, RESPONDA:

a) Que tipo de política fiscal deve ser adotada neste caso? (VALOR = 0.50)

, é um ramo da política econômica que define o orçamento e seus componentes, os gastos públicos e impostos como variáveis de controle para garantir e manter a estabilidade econômica, amortecendo as flutuações dos ciclos económicos e ajudando a manter uma economia crescente, o pleno emprego e a inflação baixa.1

b) Quais os instrumentos de política fiscal que devem ser adotados? (VALOR = 0.50)

c) Qual é a consequência positiva dessa política? (VALOR = 0.50)

d) Qual é a consequência negativa dessa política? (VALOR = 0.50)

QUESTÃO 03: DEFINA: (VALOR = 1.50)

a) Taxa de câmbio (VALOR = 0.50)

taxa de câmbio é uma relação entre moedas de dois países que resulta no preço de uma delas medido em relação à outra. Mas, além de expressar quantitativamente a condição de troca entre duas moedas, a taxa de câmbio expressa as relações de troca entre dois países. O câmbio é uma das variáveis macroeconômicas mais importantes, sobretudo para as relações comerciais e financeiras de um país com o conjunto dos demais países.1 2

A taxa de câmbio é definida de forma directa quando exprime o preço de uma unidade de moeda estrangeira em moeda nacional - ou seja, exprime a quantidade de moeda nacional necessária para comprar uma unidade de moeda estrangeira. Por exemplo, a taxa de câmbio USD/EUR está definida de forma directa para os habitantes da zona euro.

A taxa de câmbio é definida de forma indirecta quando exprime o preço de uma unidade de moeda nacional em unidades (ou frações)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com