TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Brasileira

Trabalho Escolar: Economia Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2014  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 2

1. Analise as principais características do PAEG para o processo de fortalecimento da economia brasileira no período militar.

O PAEG ( PROGRAMA DE AÇÃO ECONÔMICA DO GOVERNO) foi um plano do governo de Castelo Branco, que ocorreu de 1964 – 1966. O governo estava sob o comando militar, o órgão encarregado foi o poder executivo, responsável tanto também pelo planejamento do PAEG.

Os principais objetivos do PAEG eram:

• Trazer uma aceleração no desenvolvimento econômico.

• Conter a inflação progressivamente.

• Estabilizar os níveis econômicos.

• Diminuir o desemprego.

• Estabilizar a margem salarial, diminuindo os déficits na ordem de pagamentos.

Nesse período de governo militar, acreditava-se que a inflação tinha como origem o excesso da demanda, e acreditavam que o controle inflacionário, e outras medidas adotadas para se conviver com a inflação seriam essências para o pais continuar em desenvolvimento. Tendo como base esses ideais, o governo criou e efetuou a correção monetária, como uma forma de lidar com a questão inflacionaria. Dessa forma se inicia um combate a inflação, sendo que de fato a inflação diminuiu.

Medidas estabilizadoras do PAEG:

O PAEG desenvolveu e estabeleceu novas formas de financiamento do estado, e um aumento as tarifas públicas, essa norma fez com que acontecesse uma redução do déficit público.

O PAEG maximizou as taxas de juros, e melhorou os mecanismos de controle, gerando uma restrição do crédito e aperto monetário.

O PAEG desenvolveu uma política salarial, incentivando uma queda no valor salarial.

O país deixa de ser uma economia centralizada, e abre as portas para a economia mundial.

2. Descreva as principais características da economia brasileira durante o chamado "milagre" brasileiro.

Durante o período pós guerra e a década de 1950, o país cresceu significativamente, posteriormente o quadro se reverteu, o país deixou de receber investimentos estrangeiros, por sua instabilidade política (governos interrompidos de Jânio Quadros e João Goulart) e econômica (inflação). A revolução trouxe uma estabilidade política, e com isso voltou atrair recursos do exterior.

No governo do general Médici, o ministro da fazenda Delfim Netto, implantou uma medida de aceleração econômica, fato que fez com que a economia tivesse um excepcional e rápido crescimento econômico entre os anos de 1969 e 1973, e esse acontecimento do período, esse exorbitante aumento na economia ficou conhecido pelo “milagre” econômico, e este “milagre” foi alavancado pelo PAEG.

As principais características desse período foram:

Características positivas:

• Crescimento do PIB, entre 7% e 13% ao ano.

• Melhoras na infraestrutura do país.

• Diminuição do desemprego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com