TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Brasileira

Trabalho Escolar: Economia Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  1.604 Palavras (7 Páginas)  •  1.622 Visualizações

Página 1 de 7

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

DEAD/ UAB/UNEMAT- CÁCERES

Disciplina: Economia Brasileira

Professor(a):

Semestre: 3º

Polo:

Tutor(a):

Período Letivo: 2014/1

REPERCURSO

Aluno(a):

AVALIAÇÃO REPERCURSO

1. Podemos afirmar que a formação econômica brasileira ajuda a pensar o Brasil? Explique de acordo com a realidade do seu município.

2. Faça uma entrevista com alguns colegas para saber a opinião deles.

3. Podemos afirmar que a desigualdade regional foi criada devido a que fatores? É possível superá-la diante do processo de concentração e centralização do capital? Para responder a esta questão, procure conversar, se possível, com alguns secretários municipais.

4. Como superar as deficiências em ciência e tecnologia?

5. Podemos afirmar que a questão política interfere no processo econômico brasileiro? Então, por que tantos desempregados?

6. Como as universidades podem auxiliar o País na construção das políticas públicas?

7. O Plano Real deu resultados positivos? Para complementar sua resposta, faça uma pesquisa de opinião em alguns segmentos do seu município.

8. Você concorda que o sistema de cotas nas universidades brasileiras ajuda a reparar o passado e possibilita um caminho mais sólido em termos de criação de empregos para todos? Faça uma pesquisa de opinião em seu município. O Brasil é um País agrícola ou industrializado? Qual o papel da agricultura no desenvolvimento brasileiro?

9. Converse com profissionais de sua cidade para responder às questões a seguir:

a) Por que a indústria se concentrou no Centro-Sul?

b) Industrialização é sinônimo de desenvolvimento?

c) A desconcentração da renda ajudaria o Brasil a alcançar o desenvolvimento?

d) Em que patamares estão os índices de desenvolvimento econômico e social do seu Estado?

e) Podemos afirmar que as crises na economia mundial não foram suficientes para aprender a inviabilizar o seu retorno? Por que a crise atual parece ter tido menos repercussão do que as anteriores, embora seja uma das maiores crises vividas? Antes de responder a esta questão, amplie seu conhecimento fazendo a leitura de revistas e jornais.

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

DEAD/ UAB/UNEMAT- CÁCERES

10. Responda às proposições a seguir:

a) O meio ambiente no Brasil encontra-se ameaçado?

b) A Amazônia deve ser preservada na sua totalidade?

c) O que você entende por desenvolvimento sustentável?

d) Em que a política ambiental tem falhado?

11. Em sua opinião, devemos ter mais estatização ou menos estatização na economia brasileira? Onde acertamos e onde é preciso melhorar? É possível recuperar o tempo perdido ou a inserção tardia e de forma periférica no capitalismo mundial? A democracia brasileira já está consolidada ou continua em processo de solidificação?

12. Em sua opinião, o Plano Real deu resultados positivos? Justifique sua resposta.

13. Leia o trecho a seguir do artigo publicado em 18 de março de 2008 pelo economista Carlos Lessa do jornal Folha de São Paulo, intitulado Brasil, nação evanescente? e comente por que o autor considera a desnacionalização um risco para a economia brasileira.

Nas últimas décadas, o dinamismo produtivo se restringiu ao setor agropecuário. A estrutura industrial retrocedeu em relação aos padrões passados e o Brasil perdeu posições no mundo. O segmento financeiro cresceu aceleradamente em relação à economia estagnada. A desnacionalização é assustadora. Quase 50% da indústria brasileira já é de filiais estrangeiras. Os poucos grupos nacionais fortes estão investindo no exterior. A agropecuária é abastecida com insumos quase sempre produzidos por filiais estrangeiras. No setor bancário, um banco estrangeiro disputa a primeira colocação. A infraestrutura vai sendo transferida para concessionários privados. Na Bolsa de Nova York, são negociadas mais de 30 companhias brasileiras, e o volume de transações com essas ações supera a Bovespa. Nossos cérebros cada vez mais vão para o exterior. Estamos nos convertendo num país de emigração. Nossos capitais se refugiam em aplicações no Caribe. A juventude é mobilizada para o mercado. A degradação das instituições republicanas, a perda de prestígio do homem público, o repúdio à política como exercício de cidadania guardam uma relação perversa de realimentação com o cenário supra descrito.

14. Em que momento e região do Brasil iniciou o processo de industrialização? Em sua resposta, procure informações sobre o período em que se instalou a indústria na região em que você vive atualmente.

15. Um dos elementos centrais do debate econômico no Brasil republicano é a contraposição entre proteção tarifária e abertura comercial. Identifique, a partir da leitura que você fez no texto e em informações complementares, os grandes ciclos de política econômica liberal e protecionista no Brasil desde 1950.

16. Por que Bresser-Pereira (2007) afirma que estamos vivendo um período de desindustrialização? Explique sua resposta.

17. Boa parte do consumo final das famílias de produtos industrializados tem por origem plantas instaladas no Brasil. Então por que Furtado considerava o País como uma economia “subdesenvolvida industrializada”?

GOVERNO DO ESTADO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com