TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Brasileira

Trabalho Escolar: Economia Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÃO 1

1- Ajuda sim, a economia brasileira é uma parte da nossa história, que ainda hoje em muitas regiões, o café ainda é forte concentrador da economia, principalmente na nossa região aqui de Minas. É claro que o café não está tão em alta como antigamente, e ao mesmo tempo que “dá uma segurada na nossa economia”, atrapalha porque por exemplo na minha cidade (Nepomuceno) não têm indústrias, porque prefeitos anteriores não aprovavam a vinda de nenhuma indústria prá cá por medo de ficar sem trabalhadores na zona rural, principalmente na época de apanhar o café, que leva em torno de 6 meses, mas tirando esse período em que a maioria da população aguarda ansiosamente para trabalhar, a cidade não oferece emprego algum. Vagarosamente este cenário vem sofrendo algumas mudanças.

2- A problemática relacionada às desigualdades regionais no Brasil se caracteriza por inúmeros motivos, mas principalmente pela falta de interesse dos governantes em investir em bens públicos para as regiões que não estão próximas ao poder. Essas regiões são as chamadas excluídas ou desprezadas, na qual se encontram os maiores índices de analfabetismo e pobreza, já a população beneficiada seria toda aquela residente nos municípios onde o poder político está constituído (governos federal e estaduais).

É possível superar esse problema que tem como consequência a mentalidade que se fixou no Brasil desde a época do seu surgimento. A distribuição de bens públicos onde o poder esta constituído seria obrigação do governo. Enquanto isso, para as demais regiões, seja lá o que for feito, esses investimentos tratariam- se de um favor que o município ou povoado ficaria devendo ao governo. Um dos setores que mais são afetados pela desigualdade regional é a educação. As regiões com menor desenvolvimento econômico e de economia pouco diversificada são as que apresentam os piores indicadores. Os péssimos índices de analfabetismo e evasão escolar do Norte e do Nordeste demonstram isso.

3- Sim, pois a economia brasileira cresceu consideravelmente entra as décadas de 60 e 70. Devido ao sistema de economia da época, houve um aumento da disparidade das classes de renda, isto é, ocorreu uma concentração de renda ainda maior. Os políticos em geral pensam na sua própria posição, faz a distribuição da renda de acordo com o que é melhor pra eles e não pensam na população, deixando apenas migalhas para a grande maioria dividir, por isso tem tantos desempregados, falta investimento em infra estrutura no país.

4- Acreditou-se que sim por um período, portanto, a indústria automobilística é um exemplo de sucesso do planejamento estatal e do esforço de industrialização. Porém, apesar de avanços consideráveis na industrialização, quando avaliamos os dados de renda per capita, observamos que muitos países que se industrializaram não conseguiram diminuir diferenciais em relação aos países desenvolvidos.

QUESTÃO 2

Segundo Celso Furtado, depois da crise de 1929, deu-se a emergência do mercado interno como centro dinâmico principal da economia brasileira. Esse mercado interno fora criado anteriormente no interior da economia cafeeira por meio do emprego em massa de trabalhadores livres procedentes do exterior. Tratava-se de um mercado interno relativamente amplo e geograficamente concentrado, com base no qual teve lugar um desenvolvimento industrial, particularmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com