TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Brasileira

Dissertações: Economia Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÃO 1: Aqui o aluno deve ser estimulado a estudar as principais atividades de aprendizagem sugeridas pelo livro-texto da disciplina. Essas atividades constam nas páginas 39 a 41 do referido livro. As questões sugeridas seguem abaixo:

1. (8 pontos): Podemos afirmar que a formação econômica brasileira ajuda a pensar o Brasil? Explique de acordo com a realidade do seu município.

Sim a formação econômica brasileira ajuda a pensar o Brasil, um exemplo claro disso é a diferença econômica que existe entre os estados no município de Campos Gerais/MG por exemplo a renda é gerada pela agricultura ou seja, ela é sazonal a economia do município no período de produção é maior do que não há produção afetando por exemplo também o recolhimento de impostos de produtos entre outros.

2. (8 pontos): Podemos afirmar que a desigualdade regional foi criada devido a quais fatores? É possível superá-la diante do processo de concentração e centralização do capital? Para responder a esta questão, procure conversar, se possível, com alguns secretários municipais.

A desilgualdade regional foi criada a partir dos fatores históricos, culturais, econômicos e politicos, gerando a imigração eminente em alguns estados.O processo de concentração e centralização do capital impluciona a formação financeira, gernado assim um acirramento entre os capitalistas.

3. (8 pontos): Podemos afirmar que a questão política interfere no processo econômico brasileiro? Então, por que tantos desempregados?

Sim, a política econômica se da pelo conjunto de ações governamentais que são pensadas a longo prazo para atingir determinadas finalidades correlacionadas com a situação econômica de um país ou uma região essa desigualdade de desempregos se dá por muitos fatores por exemplo no ramo da produção não há como prever uma seca, ou um acidente metereológico gerando um mecanismo de ajuste automático da economia: a escassez eleva os preços e o aumento de preços induz o fim da escassez, ou até mesmo fatores como baixa qualificação do trabalhador, substituição de mão-de-obra por máquinas, custo elevado (impostos e outros encargos) para as empresas contratarem com carteira assinada ou até mesmo uma crise econômica que o estado ou país vem enfrentando.

4.(8 pontos): Industrialização é sinônimo de desenvolvimento?

Acredito que a Industrialização não é sinônimo de desenvolvimento, pois a industrialização sozinha não leva à melhorias na qualidade de vida. É necessário bem mais que isso, para que o "bolo" seja dividido igualmente e para que vejamos uma realidade diferente da que temos, como: proliferação de favelas, baixos salários, educação de péssima qualidade com professores mal remunerados, desemprego, inflação, marginalidade, saúde pública de péssima qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com