TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Brasileira

Casos: Economia Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  7.742 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho economia exercício capitólio 14

1-A crise de 1929 gerou um longo período de depressão em nível mundial ao longo dos anos 30. Face à retração mundial da demanda de café decorrente dessa crise, o governo brasileiro adotou uma política cambial de desvalorização da moeda a fim de reduzir o impacto negativo sobre as exportações. Embora esta política fosse destinada a garantir os interesses dos cafeicultores, ela acabou por favorecer um importante surto de industrialização capaz de mudar o pólo dinâmico da economia da agricultura para a indústria. Explique de que forma a política cambial adotada contribuiu para o desenvolvimento do setor industrial.

Com a crise de 1929, a demanda por café diminuiu e com a política de desvalorização cambial em que era usada para proteger a moeda nacional fez se muito útil no curto prazo, se o Governo desvalorizava a moeda a saca de café ia se valorizar assim tendo uma taxa de lucratividade maior, Na teoria dos choques adversos a indústria surgia como respostas de uma alternativa de importar produtos em determinados períodos da economia, porém com essa “lucratividade” a divisa recebida era também usada para novos investimentos, comprando maquinaria e ao longo do tempo de uma maneira não tão rápida de industrializar aos poucos o país, fortalecendo a economia e fazendo com que a economia brasileira não fosse tão dependente dos outros países, que em certos momentos não era viável importar, pois o saldo comercial ficaria negativo, contudo com a política cambial usada para desvalorizar a moeda possibilitou que os rendimentos continuassem a ser recebidos e assim cada vez mais o avanço (deuma forma lenta) fosse sendo realizado, com a desvalorização do cambio como dito acima elevou os preços dos produtos importados que por sua vez fazia com que a indústria nacional fosse mais atraentes para o mercado consumidor interno.

2- Quais os mecanismos de proteção à indústria nacional, adotados nos PSI?

Os mecanismos de proteção a indústria nacional, adotados nos PSI iniciou com a desvalorização real do câmbio, aumentava o preço dos produtos exportados, ocorria um efeito positivo no balanço de pagamentos. Havia o controle do câmbio que fazia um controle sobre as importações, a introdução desse tipo de medida gerava um surgimento do mercado paralelo de câmbio, outra medida foi a taxa múltipla de câmbio que estabelecia vários mercados cambiais que eram destinados a vários tipos de demandas. A elevação das taxas aduaneiras, fazia que a taxa de importação diminuísse, levando o mercado interno ser mais atraente. A própria forma de desvalorização cambial também foi um mecanismo indireto para proteção dos produtos que posteriormente foram produzidos no país e também produziu pressão para que a base industrial brasileira fosse fortalecida para que em momentos de crise o país pudesse não sofrem com “efeitos colaterais” dos outros países.

3- Explique por que ocorrem estrangulamentos externos recorrentes na lógica de um modelo de substituição de importações.

Os estrangulamentos externos recorrentes no modelo de substituição de importações tinha uma tendência de se repetir sistematicamente ao longo do tempo, assim funcionavamos estrangulamentos, como limites ao investimento industrial. Esses investimentos, nesse momento, passam a ser um fator muito importante para determinar o ritmo de crescimento industrial no Brasil, conforme os investimentos e a produção avançavam, geravam-se pontos de estrangulamento em outros setores, a demanda por esses bens em outros setores era atendida por importações. Com o correr do tempo, tais bens passam a ser objeto de novas ondas de investimentos, substituindo as importações que até então não faziam. Vários bens começaram a serem substituídos aos poucos como bens não duráveis, bens duráveis, intermediários e bens de capital. A lógica foi de desenvolver o país para que não dependesse dos importados.

4- Qual o papel do Estado na industrialização brasileira entre os anos 30 e 60? E da agricultura?

O papel do Estado foi a fazer uma formalização de um mercado de trabalho urbano, definindo deveres e direitos em relação ao trabalhador e empregador. Geração de infraestrutura básica para as áreas principais, como energia e transporte, esse mecanismo foi como emergência, pois era precária para que a indústria começasse a exportar, contudo buscou-se planejamento e investimento que foram concluídos. Fornecimento de insumos básicos que deveria atuar de uma forma complementar a indústria nacional, nesse período foi criada as empresas estatais. E a captação e distribuição de poupança que pelo sistema financeiro ocorria em boa parte da economia para avançar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com