TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Brasileira

Artigos Científicos: Economia Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade

1. Depois de estudar sobre os ciclos econômicos que vigoraram no país por mais de quatrocentos anos, elabore um comparativo entre a economia agrícola daquela época e a dos dias atuais. Saliente os aspectos que se assemelham ou, por sua vez, que se distinguem nos períodos. (no mínimo 15 linhas)

(3,0 pontos)

A economia agrícola do Brasil colonial, a qual se passou por mais de quatrocentos anos, foi marcada por ciclos econômicos. Esses ciclos abrangeram a exploração do pau-brasil, produção de açúcar, de algodão e mais tarde, já por volta de 1830, a produção de café.

Essas culturas tiveram em comum a monocultura subsidiada em grandes latifúndios e utilizavam a mão de obra escrava. As técnicas de produção utilizadas nessa época eram rudimentares e provocavam rápido esgotamento do solo.

Comparada aos dias atuais podemos destacar diferenças na produção agrícola daquela época com a atual. Hoje em dia existem técnicas avançadas de plantio que impedem o esgotamento do solo. O conhecimento e as novas tecnologias permitiram um salto da produtividade agrícola e de preservação do solo, bem diferentes da produção agrícola colonial. A escravidão foi abolida e o Brasil hoje é exportador de múltiplos produtos agrícolas, não se limitando a ciclos de produção de monoculturas.

Por semelhanças podemos destacar que o Brasil ainda é um grande exportador de produtos em natura, pois ainda exportamos comodities agrícolas sem agregar valor ao produto. Outra semelhança é que os produtos com destino a exportação, em sua maioria ainda é produzido em grandes latifúndios porem com mão de obra mecanizada.

2. Comente a atuação do governo brasileiro, através do uso de instrumentos de política econômica (Monetária e Fiscal), na busca de soluções relacionadas ao crescimento da economia após a crise internacional iniciada em 2008, em um texto dissertativo-argumentativo de no mínimo 15 linhas.

(3,0 pontos)

A crise financeira de 2008 deflagrada pelo setor imobiliário americano e que teve como estopim o pedido de concordata de um dos maiores bancos americanos, o Lehman Brothers, atingiu todo o planeta forçando os governos das nações a atuar no sentindo de amenizar os efeitos da crise. O Brasil adotou medidas pontuais de política monetária expansiva e de política fiscal expansionista para atenuar os efeitos da crise no país.

O governo, neste sentido, lançou mão de ações monetárias para diminuir os efeitos da contração econômica. Medidas como a redução do depósito compulsório do sistema bancário, da qual o Banco Central diminui a taxa da reserva obrigatória recolhida dos depósitos bancários, aumentou a oferta de moeda circulante na economia contribuindo para o seu aquecimento. Outra medida monetária tomada foi a redução das taxas de juros e o aumento da oferta de crédito com o objetivo de aquecer a economia pelo lado da demanda.

Com relação a política fiscal, o governo tomou medidas tais como a redução de tributos, como foi o caso do IPI para as montadoras automotivas, a nova tabela de imposto de renda e a diminuição do IOF. Essas medidas fiscais têm como objetivo aumentar o dinheiro na economia. O governo também aumentou seus gastos com programas sociais como "Minha Casa Minha Vida" e com o programa do "Bolsa Família" assim como aumentou os gastos com o PAC; exemplos de política fiscal expansionista.

Diante do exposto é possível observa que Governo Brasileiro adotou um conjunto de medidas fiscais e monetárias no intuito de reduzir o impacto da crise de 2008 no país.

3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com