TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Brasileira Contemporânea

Casos: Economia Brasileira Contemporânea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 2

Economia Brasileira Contemporânea

Capitulo 14: Processo de Substituição de Importação

É o processo que leva ao aumento da produção interna de um país e a diminuição das importações.

O processo de substituição de importação é obtido, na maioria das vezes, pelo controle das taxas de importação e a manipulação nas taxas de cambio (preço que uma moeda exerce em unidades monetárias em relação à outra moeda).

A substituição das importações refere-se a uma forma de planejamento a favor da industrialização tardia (nome dado ao processo de desenvolvimento adotado por alguns países, após a segunda guerra mundial), esse processo tem caráter amplamente capitalista.

Essa forma de planejamento foi adotada em alguns países latinos, como Argentina, México e Brasil, mas é importante ressaltar que todos os pais é refém de suas particularidades na implantação desse processo, tais particularidades se dão graças às diferenças socioculturais e econômicas de todos os pais.

Muitos desses países viram a industrialização por substituição, como a grande chance para evoluírem tanto tecnicamente, socialmente quanto e, principalmente, financeiramente.

Com a queda de importações as grandes transnacionais, teriam que se instalar agora nesses países, forçando assim a adaptação desses para receber as organizações. Aumentando assim o crescimento, desenvolvendo a mão -de - obra interna desse país, alem da melhoria em infra-estrutura, saneamento básico, saúde, educação transporte publico, entre outros fatores diretamente ligados as transnacionais e a substituição da importação.

Observando as informações acima, é possível termos a idéia de que essa substituição das importações poderia ser uma das soluções para os problemas financeiros, mas não é bem assim, o fato de o principal motivo desse processo ser, visar o capitalismo, aumentou o nível de desigualdade social, alem da presença dos ditadores.

Mas independente desses pontos negativos, o considerável crescimento do PIB permitiram países como o Brasil e México, alcançarem um nível de desenvolvimento econômico e tecnológico considerado suficiente para nomear esses países como 'países subdesenvolvidos'.

Afinal, qual a idéia que traz o processo de substituição das importações?

''produzir internamente tudo aquilo que antes era importado, ou aquilo que iríamos importar. ''

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com