TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Brasileira Contemporânea

Casos: Economia Brasileira Contemporânea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

O processo industrial no Brasil teve seu limiar a partir dos anos de 1930, processo este que teve tal desenvoltura que seu reflexo para o futuro do Brasil teve suma relevância, mudou uma era, mudou a forma de trabalhar o país. Os mercados regionais foram interligados, fazendo com que a coesão entre eles fosse maior, isso gerou maior comunicação e propensão de crescimento, uma vez que em outro momento eram isolados no mercado nacional.

A industria ficou mais fortificada, a partir dos anos de crise e depressão, tal qual fora a resposta ao cenário que a economia se encontrava, com a crise as dificuldades emergiam e exigiam que o país tão logo se planejasse para se manter. A demanda externa ajudou no dinamismo da indústria. O setor têxtil veio a aumentar em 20 vezes o volume exportado, entre 1932 e 1939.

Com a crise de 29 foram abertas novas oportunidades político-administrativas em favor da industrialização, uma vez que a mudança era inevitável, o Presidente Getúlio Vargas com idéias de tornar o Brasil um país industrial tornava a atividade agrícola um segundo plano, mesmo sendo a preponderante à época, haja vista que o café propiciou capital para que a industrialização fosse exeqüível. A maior parte das indústrias era de bens de consumo, com destaque para as de bens não duráveis, como as alimentícias e têxteis. A política industrial comandada pelo governo federal era a de substituir as importações, visando à obtenção de um superávit cada vez maior na balança comercial e no balanço de pagamentos, para permitir um aumento nos investimentos nos setores de energia e transportes.

Neste período o incentivo à industrialização foi tão bem sucedida que até hoje existem as indústrias que muito contribuem para a economia do Brasil que são: CSN ( Companhia Siderúrgica Nacional), Petrobrás, FMN ( Fábrica Nacional de Motores), CRVC (Companhia do Rio do Vale Doce), CHESF ( Companhia Hidrelétrica do São Francisco). Logo a economia se expandiu fazendo com que o Brasil crescesse gerando emprego, sendo hoje a 6ª economia mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com