TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Brasileira Contemporânea

Ensaios: Economia Brasileira Contemporânea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÃO 01

Sobre o crescimento industrial brasileiro na primeira metade do século XX, é correto afirmar (que) :

F Não existiam iniciativas oficiais para conceder crédito ao setor industrial, que precisa recorrer ao setor financeiro privado como única alternativa para obtenção de financimaneto de longo prazo.

V a demanda interna por vários bens de consumo leves, como alimentos, bebidas e têxteis, já era atendida prioritariamente por produção local desde 1919.

V o governo criou empresas estatais e estimulou certos ramos industriais, o que permite que autores interpretem que já houve nesse período interesse governamental pela indústria.

QUESTÃO 01

De 1968 a 1973 a economia brasileira registrou elevadas taxas de crescimento econômico combinadas com taxas de inflação estáveis ou declinantes. Sobre esta fase, denominada de “Milagre Econômico”, julgue as seguintes afirmações:

I. O crescimento econômico foi favorecido por políticas monetária, creditícia e fiscal expansionistas; v

II. O crescimento industrial ocorreu inicialmente com base na utilização da capacidade ociosa herdada do período anterior; V (p. 30)

III. A política de minidesvalorizações cambiais, implantada a partir de 1968, contribuiu para o bom desempenho do setor exportador; V

IV. O financiamento dos investimentos no período se fez, principalmente, mediante poupança externa; v

V. O controle de preços foi um dos instrumentos de combate à inflação. V (p. 385 livro: Economia brasileira contemporânea – livro no polo)

Estão corretas as afirmações:

I, III, IV e V, apenas.

II, III e IV, apenas.

I, II e III, apenas. CERTA

I, II, III e IV, apenas.

I, II, III, IV e V. X ERRADA

QUESTÃO 02

A respeito da economia brasileira durante a implementação do Plano de metas, do governo Kubistschek, é correto afirmar que :

V Apesar dos investimentos na produção local de bens de capital, a execução do Plano de Metas exigiu importações de máquinas e equipamentos, favorecidas pela disponibilidade de financiamento externo nas formas de investimentos direto e empréstimos.

F o Plano buscou delegar as metas de investimento nos ramos de insumos básicos, exclusivamente, para empresas estatais.

V empresas filiais estrangeiras foram responsáveis pelos principais investimentos nos ramos de material elétrico pesado e automobilística.

QUESTÃO 03

Análise as frases abaixo, e assinale a questão e em as alternativas sejam verdadeiras:

I - A estratégia implantada pelo II PND representou a última tentativa de manutenção do modelo de industrialização por substituição de importações. V (p. 32)

I - O resultado da crise do petróleo para o Brasil foi a piora das contas externas, novas pressões inflacionárias e a redução das taxas de crescimento econômico. V (pgs. 31 e 32)

III - O II PND visava concentrar os investimentos no setor de bens de capital e insumos intermediários, por meio do investimento privado nacional. V (p. 32)

II e III são verdadeiras.

I e II apenas são verdadeiras

Apenas I é verdadeira.

I, II e III são verdadeiras. X

nenhuma das alternativas são verdadeiras.

REESTUDO

QUESTÃO 01

Em 31 de março de 1964 o presidente João Goulart foi deposto por um golpe militar, que implantou no País um regime fortemente autoritário. Assumiu o poder o Marechal Castelo Branco, em cujo governo foi lançado o Plano de Ação Econômica do Governo - PAEG, com o objetivo de resolver os problemas econômicos que o País deparava notadamente a inflação. Indique qual medida não foi implementada pelo PAEG para o combate da inflação:

Redução do déficit público mediante a redução dos gastos públicos e da ampliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com