TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Do Brasil 2010

Dissertações: Economia Do Brasil 2010. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 3

O Brasil se tornou parceiro estratégico da UE em 2007 e desde então asrelaçõesbilaterais se intensificaram. Do ponto de vista europeu, o Brasil é o seu principal parceiro econômico na América Latina, ocupando a décima posição entre os parceiros de negócios do bloco europeu e onono lugar entre os maiores mercados de vendas.

Diante da crise fiscal da zona do euro, empresas européias quase triplicaram os investimentos produtivos na economia brasileira neste ano. Dados do BancoCentral indicam que o Investimento Externo Direto (IED) oriundo dos países que adotam a moeda única subiu para US$ 23,4 bilhões nos primeiros sete meses deste ano de 2011, contra US$ 7,9 bilhões nomesmo período de 2010.

A economia brasileira é uma das que mais cresce na América do Sul e a que mais recebeinvestimentos diretos. A cada dia, é maior o número de negócios com o Brasil. Segundo o IFC - International Finance Corporation, o País será uma das três maiores plataformas exportadoras do mundo. Um dos fatores para o fluxo de investimento estrangeiro é que o Brasil está com a expansão brasileira acima da média mundial, superando o crescimento sustentável da economia. O Brasil está se preparando para liderar o crescimento mundial, juntamente com outros grandes países emergentes, como a China e a Índia. Os mercados emergentes em 2009 tiveram desempenho positivo, pois para minimizar os efeitos da crise tiveram fortes intervenções governamentais. O crescimento econômico dos países desenvolvidos permaneceu contido em 2010. Com isso, as economias emergentes deverão continuar à frente do crescimento da economia mundial nos próximos anos.

De acordo com a pesquisa feita no site da fazenda (www.fazenda.gov.br) o Brasil apresenta solidez fiscal, apresentando um dos menores déficits nominais em 2010.

Outro fator foi a desvalorização do dólar dos EUA em relação às demais moedas em 2009 e 2010. No Brasil, o forte crescimentoeconômico, a relação risco-retorno dos ativos baseados em real e as perspectivas de crescimento futuro fomentam a entrada de capitais estrangeiros no País e a valorização do Real. A participação da moeda brasileira nas transações em mercados futuros e opções ampliaram-se em 2010, estando nas primeiras posições quanto ao número de transações no mercado global de derivativos, segundo o Banco de Compensações Internacionais - BIS. A taxa de inflação no Brasil também apresenta uma das menores volatilidades em comparação à de outros países.

A influência direta desse “Tsunami” é o beneficiamento das exportações brasileiras, que foram iniciadas através de estratégias de diversificação geográfica, com aumento da participação das vendas para a Ásia, o Mercosul, a África e o Oriente Médio.

O fluxo de investimento estrangeiro no país deve-se aos seguintes fatores : retração econômica no mercado consumidor europeu, o que obrigou algumas empresas a buscarem novos mercados como os BRIC´s (BRASIL, RÚSSIA, INDIA E CHINA). Outro ponto importante é o fato de,embora pequenas, o Brasil tem apresentado taxas de crescimento no PIB entre 2,5% a.a e 1,5%(expectatica do mercado para crescimento do PIB em 2012). É importante recordar que antes do Plano Real (JUNHO/1994) o ambiente inflacionário, as taxas de juros altas, entre outros problemas de uma economia em reestruturação afugentaram possíveis investidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com