TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia E Gestão Do Setor público

Dissertações: Economia E Gestão Do Setor público. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 2

Discorrer sobre a teoria da Burocracia

A burocracia é um conceito realizado com base na racionalidade a fim de adequar a organização humana para promover com a máxima eficiência e organização as metas e objetivos pretendidos.

Esse conceito foi inicialmente citado pelo sociologo Max Weber (1864-1920) que foi o criador da Sociologia da Burocracia. Essa Teoria surge na década de 1940, com a ideia de melhorar as Teorias organizacionais existentes. Utilizando-se dos conceitos dateoria weberiana e adaptando-as as teorias da época.

A ideia de burocracia nos remete a parte interna das empresas onde o papelório se multiplica e avoluma o que impede as soluções rápidas e eficientes. Porém essas atribuições não são frutos da teoria mas sim das disfunções da sua aplicação.

Buscando a eficiência, a burocracia nos explica nos mínimos detalhes como as coisas devem ser feitas. Como os carácteres legais, normas e regulamentos que precisam ser baseadas em legislação própria que define como a organização deverá funcionar.

Exige a formalidade na comunicação que deverá ser escrita de forma a obter as comprovações e documentação quando necessário. Busca a organização racional da divisão do trabalho a fim de delegar direitos e poderes adequados para cada função. Cada um com cargos e competências específicas sabendo assim a sua capacidade de comando.

Tem como caracteristica, impessoalidade nas relações, hierarquia, rotinas e procedimentos padronizados, um conjunto de regras e normas, méritocracia, comportamento previsivel, entre outras buscando a eficiência dos processos.

1 – Qual a diferença entre estado, governo e sociedade.

Estado é uma instituição organizada política, social e juridicamente que ocupa um território definido, onde a lei máxima geralmente é uma Constituição escrita, responsável pela organização e pelo controle social. E é dirigida por um governo que possui soberania reconhecida tanto interna como externamente é a instância máxima de administração executiva, geralmente reconhecida como a liderança de um Estado ou uma nação, e o governo é formado por dirigentes executivos do Estado, ou ministros. A Sociedade civil se refere à totalidade das organizações e instituições cívicas voluntárias que formam a base de uma sociedade em funcionamento, forma uma esfera das relações não reguladas pelo estado.

2 – Qual a questão central da teoria da regulação.

Providenciar que todo resultado produzido seja por uma máquina, organização ou sistema fique próximo ao um "valor de referência" ("set point") ou alcance conformidade aceitável a um determinado "marco regulatório" previamente estabelecido, mantendo-o estabilizado nesse regime de funcionamento ou estado de operação.

3 – O que são falhas de mercado e externalidades?

Falhas de mercado são situações que impedem que a economia sem a interferência do governo, alcance um estado de bem estar social. Nesses fenômenos, o custo marginal social não é igaul ao benefício marginal. As externalidades são um tipo de falha de mercado, acontece quando a ação de um indivíduo interfere no bem estar de outro indivíduo que não tem participação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com