TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Regional E Urbana

Trabalho Escolar: Economia Regional E Urbana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  839 Visualizações

Página 1 de 3

.Introdução;

Sob vários aspectos, o Brasil apresenta, dentro de sua configuração geográfica continental, diversas peculiaridades socioeconômicas e geográficas que o caracteriza como um país heterogêneo e de grande desigualdades espaciais. Entretanto, as diversidades climáticas, de solo e principalmente de formação histórica e social também colaboraram bastante para a formação de tais diferenças entre as regiões.

A região nordeste é o grande problema regional brasileiro. Nordeste, região mais problemática, por conta do grande contingente populacional e da situação econômica mais precária dentre todas.

.Convergência Regional dos Níveis de Desenvolvimento;

É intuitivo o argumento de que, em uma economia em que não há barreira de qualquer espécie ao fluxo de pessoas, capitais, mercadorias e informação existam uniformidade no nível de desenvolvimento.

A simples oferta de mão de obra geraria uma demanda, em consequência do reequilíbrio dos salários.

Segundo uma visão ingênua do equilíbrio regional, essa condição de igualdade de renda per capita prevalece a cada instante no tempo, quando há perfeita mobilidade de fatores de produção entre regiões e informação perfeita.

.Natureza de Desigualdades Regionais;

Se existem desigualdades regionais – e elas não existiriam se não houvesse as falhas de mercado, é razoável concluir, dentro dessa visão, que há falhas de mercado que estão gerando tais desigualdades.

Diante de tal possibilidade de tornar o discurso pró-igualdade regional de rendas per capita um absurdo. A disparidade ou desigualdade de renda regional existe quando a renda per capita média difere nas duas regiões.

.Falhas de Mercado Como Origem das Desigualdades Regionais;

Os primeiros escritos sobre a questão regional no Brasil tiveram bases teóricas não ortodoxas. A teoria econômica hoje tem como ponto de partida a concepção de um mundo ideal e imaginário, descrito pelo modelo de equilíbrio geral.

A teoria moderna, contudo, reconhece que esse mundo só existe no imaginário dos economistas e que, na verdade, varias falhas de mercado distorcem os resultados quanto a eficiência dos mecanismos de mercado.

02.Esquema elaborado através do resumo.

.Introdução;

Desigualdades

 País Heterogênio Diversidades

Diferenças

Problemática

 Região Nordestes Contingente Populacional

Precária

.Convergência Regional dos Níveis de Desenvolvimento;

Não há Barreiras

 Economia Uniformidade

Desenvolvimento

Demanda

 Oferta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com