TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL DA ECONOMIA URBANA

Resenha: MOBILIDADE SUSTENTÁVEL DA ECONOMIA URBANA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Resenha  •  244 Palavras (1 Páginas)  •  307 Visualizações

Atualmente, Uberaba apresenta planos de melhorias com relação à mobilidade urbana e acessibilidade. Dentro disso, desenvolveram propostas dentro do tema abordado, as quais basicamente são resumidas em:

• Criação de uma rede integrada que diminua o tempo de deslocamento entre os bairros, assim como a implantação da taxa única, onde o usuário necessita pagar apenas uma única tarifa entre sua origem e o destino final;

• Investir em melhorias no transporte público, para que este seja mais utilizado e consequentemente melhore as condições de mobilidade urbana;

• Embarque em nível e pagamento antecipado da tarifa para permitir a acessibilidade universal;

• Oferecer circulação preferencial em grandes avenidas para o transporte coletivo, como na Avenida Leopoldino de Oliveira, por exemplo.

Com todos esses objetivos expostos, foi definido que a implantação desse sistema de melhorias na mobilidade urbana e a criação da rede integrada serão instaladas na Avenida Leopoldino de Oliveira, a qual irá ligar extremos opostos através de eixos no sentido leste/oeste, percorrendo então por todas as áreas da cidade, inclusive central.

MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL

É definido como sendo o resultado de um conjunto de políticas de transporte e circulação que visam proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, através da priorização dos modos de transporte coletivo e não motorizados, de forma efetiva, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável. Contudo isso, a ideia principal da mobilidade urbana sustentável é o incentivo a implantação de sistemas que possam reduzir e “limpar” as vias, para que a acessibilidade se torne mais recorrente, principalmente em áreas centrais.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com