TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Econômica

Resenha: Econômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Resenha  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

preocupa-se em estudar o comportamento econômico das unidades individuais, tais como consumidores, empresas e proprietários de recursos. Ela trata, basicamente, dos fluxos de bens e serviços das empresas para os consumidores, dos fluxos dos recursos produtivos (ou seus serviços) dos seus proprietários para as empresas, da composição desses fluxos e formação dos preços dos componentes desses fluxos. Nesse sentido, um dos objetivos básicos da Teoria Microeconômica é responder questões do tipo:

O que determina o preço dos diversos tipos de bens e serviços?

O que determina a remuneração de um trabalhador?

O que determina o quanto de cada mercadoria será produzida?

O que determina a maneira pela qual um indivíduo gasta sua renda entre os mais diversos tipos de bens e serviços?

Iremos, então, iniciar o nosso estudo pelo modelo simples de oferta e demanda procurando mostrar como funcionam os mercados competitivos e a maneira pela qual preços e quantidades são determinadas nesse tipo de mercado; a Teoria da Produção e a Teoria dos Custos, cujos conceitos são básicos para o entendimento da última parte, quando então faremos um analise das estruturas de mercado.

DEMANDA OU PROCURA

A procura ou demanda de um bem indica, dados determinados condicionantes, a quantidade que os consumidores desejam adquirir por unidade de tempo. Os fatores principais que influenciam a procura ou demanda por um bem são:

Gosto, preferência e hábitos do consumidor

Renda do consumidor

Preços dos bens substitutos

Preços dos bens complementares

Preço do bem em questão

Propaganda

Clima

Tamanho da População

Observando os determinantes de demanda, verificamos que todos variam simultaneamente, ficando difícil avaliar o efeito que cada um exerce sobre a demanda.

Para tentar contornar esse problema vamos nos valer da imposição da condição “COETERIS PARIBUS”, que é uma expressão latina que significa “Tudo o mais permanecerão constante”. Permitiremos, por exemplo, que o preço de um produto se modifique, fazendo a suposição de que a renda do consumidor, seus hábitos e preferências, o preço dos bens relacionados e suas expectativas permaneçam inalteradas. Assim procedendo, conseguiremos considerar o efeito que somente as mudanças de preço provocam nas quantidades demandadas de uma determinada mercadoria. Devemos então que a demanda dessa mercadoria depende se seu preço, “COETERIS PARIBUS ”.

Da mesma forma, se quisermos saber como mudanças na renda afetam a demanda fazemos a suposição de que apenas a renda varia, enquanto mantemos os outros fatores determinantes da demanda constantes. Dizemos então que a demanda depende da renda, “COETERIS PARIBUS ”.

Naturalmente, esse procedimento pode ser estendido a todos os outros elementos que influenciam a procura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com