TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ed. E Diversidade

Casos: Ed. E Diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 3

DIREITOS HUMANOS E PLURALIDADE CULTURAL

DIREITOS HUMANOS

Declaração Universal dos Direitos Humanos aprovada pela ONU no dia 10 de dezembro de 1948, depois da segunda guerra mundial, o texto do documento foi escrito pelo Canadense John Peters Humphrey.

O objetivo maior desta educação na escola é fundamentar o espaço escolar como uma verdadeira esfera publica democrática.

Nenhum outro tema desperta tanta polêmica em relação ao seu significado, ao seu reconhecimento, como o de direitos humanos. É relativamente fácil entendermos e lutarmos por questões que dizem respeito à cidadania, à ampliação da cidadania.

PLURALIDADE CULTURAL

É a existência de várias culturas. O Brasil é um País rico em diversidade étnica e cultural, plural em sua identidade: é índio, afro-descendente, é urbano, sertanejo, caipira, caiçara.

Contudo, ao longo de nossa história tem existido preconceitos e relações de discriminação e exclusão social que impedem muitos brasileiros de ter uma vivencia plena de sua cidadania. Quando se fala de preconceito e descriminação, o professor deve estar preparado e a escola tem um papel crucial a desempenhar nesse processo, sendo que:

• É o espaço em que pode se dar à convivência entre crianças de origens e níveis sócio-econômicos e culturas diferentes, com costumes e dogmas religiosos também diferentes, com visões do mundo diversas daquelas que compartilha em família;

• A escola apresenta à criança conhecimentos sistematizados sobre o país e o mundo;

• Reconhecer e valorizar a diversidade humana, partindo de um processo de conhecimento e respeito de nossas identidades culturais;

• Resgatar e promover atitudes individuais e coletivas contra o preconceito e a favor do respeito as diferenças.

A escola exerce um papel crucial na vida do homem, agindo como formadora de valores e, com isso, tendo a capacidade e a responsabilidade de mudar sua mentalidade e superar os preconceitos. Para isso, é fundamental que o professor, crie na sala de aula um ambiente de dialogo cultural.

Vamos tratar agora de algumas das diferentes formas de abordagem cultural:

Na abordagem assimilacionista (descritiva) podemos identificar o multiculturalismo e detectar-mos, a desigualdade social, isto é, não existem direitos iguais para todos.

Negros, índios, deficientes, homossexuais, pessoas com baixa escolaridade ou que vivem em comunidades carentes etc., não possuem os mesmos direitos e oportunidades que a classe média, brancos, com maiores níveis de escolarização.

A proposta da política assimilacionista tende a integrar determinados grupos excluídos e discriminados socialmente, a mesma, proporciona o acesso aos bens e instituições a todos de modo a priorizar, uma cultura comum e predominante.

Multiculturalismo diferencialista é uma concepção que aborda o reconhecimento das diferenças, que sugere a criação de espaços próprios e específicos para que possam se expressar com liberdade coletivamente.

É essencial enfatizar a hibridização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com