TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ed Fisica

Ensaios: Ed Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 4

Jogos de Manejo e Deslocamento com a Bola

Visando trabalhar o manejo e o deslocamento com a bola, desfocando dos métodos tradicionais, que em geral separa esses aspectos do jogo e os apresentam de forma fragmentada e descontextualizada da lógica do jogo, segue abaixo jogos possíveis para trabalhar essas habilidades.

Esses jogos foram apresentados no artigo: Explorando Pedagogicamente as Regras do Handebol – O Manejo e o Deslocamento com a Bola.

Jogos de Manejo e Deslocamento com a Bola

Ensinar o aluno a manejar e deslocar-se com a bola é muito mais complexo do que se apresenta.

Atividades descontextualizadas que tenham como objetivo ensinar a habilidade (entenda-se técnica) de deslocamento, através de atividades repetitivas é o que geralmente temos como modelo de aprendizagem dessa necessidade que a regra impõe ao praticante da modalidade.

Um exemplo desse tipo de atividade é posicionar os alunos em fila, colocar 3 arcos no chão e pedir para que eles recebam a bola, dêem três passadas nos arcos e arremessem a gol.

Essa atividade, bastante pautada na execução técnica, apenas, não possibilita ao aluno contextualizar a realização das três passadas (ou ritmo trifásico) numa ação de jogo, ou numa situação em que ele esteja imerso numa lógica de jogo, uma vez que muito mais do que dar três passadas, o aluno pode realizar uma série de combinações entre caminhar com a bola, driblar e voltar a caminhar com a bola.

Imaginem o sem número de combinações que podem ser feitas entre dar uma, duas ou três passadas (realizando assim o ritmo trifásico), driblar/quicar a quantidade necessária de vezes a bola e ainda assim, poder voltar a dar mais uma, duas ou três passadas, caracterizando assim o “duplo ritmo trifásico”, lembrando que as combinações de passadas podem ser feitas da maneira que o jogador bem entender, por exemplo: esquerda, direita, esquerda; ou direita, esquerda, direita; ou esquerda, direita, direita; ou direita, direita, direita (sim, parece impossível, mas isso não é incomum de acontecer); ou direita, esquerda, esquerda, ou…

Bem, como visto, seriam necessárias muitas aulas para que todas essas possibilidades possam ser apresentadas formalmente aos alunos, e mesmo que fossem apresentadas da forma descrita na atividade anterior, será que no momento do jogo o aluno seria capaz de optar por aquela estrutura aprendida isoladamente na aula e que mais se adaptasse ao momento?

Uma das possibilidades de trabalhar a idéia de passada e quique (drible), pode ser representada por jogos de perseguição, como pega-pegas e outras atividades análogas, que com devidas adaptações de regras, podem, muito bem, contextualizar em ambiente de jogo a idéia dos deslocamentos com e sem drible, de forma a preparar o aluno para a compreensão e contextualização das diversas formas de deslocamento e manejo da bola no handebol.

Um exemplo desse tipo de jogo, contando com as considerações sobre adaptação do espaço de jogo (ou quadra) pode ser tida por um pega-pega simples, mas cujo espaço de jogo determine a ação do perseguidor ou fugitivo com relação ao manejo da bola, criando áreas onde somente a bola pode ser quicada (driblada) e outras áreas em que a bola pode ser manejada apenas caminhando com ela.

Vejas algumas possibilidades dessa estruturação de espaço de jogo abaixo:

Figura 1. Estruturação de Espaço, no qual nas áreas laranjas escuras o pegador ou os fugitivos (depende de quem tiver com a posse da bola) devem driblar e na área laranja clara

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com