TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ed. Fisica

Exames: Ed. Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

O que é Educação Física?

A importância da atividade física na vida do ser humano existe desde a pré-história, o homem dessa época dependia de sua força, velocidade e resistência para sobreviver, afinal fazer longas caminhadas, correr, nadar, lutar e saltar fazia parte do seu dia-dia.

As nações mais antigas fizeram o uso da Educação Física de diferentes formas e utilizaram variados métodos, podendo citar o Kong-fu como sistema de ginástica terapêutica e o yoga como ginástica de posições com utilização da respiração adequada, sendo uma doutrina para purificação do corpo através da meditação, integrando o físico, o mental e o emocional.

O campo de atuação da Educação Física é muito vasto, pois busca a formação total do homem, tendo uma visão humanista acima de tudo.

Embora atreladas, devido conhecimentos adquiridos por profissionais em anatomia e fisiologia e das faculdades terem em suas grades curriculares do curso mais de 40% de matérias biomédicas, não se pode confundir Educação Física com medicina, neste caso o que tem que ser feito é a separação das competências e articulação entre as áreas.

Sendo assim, o profissional de medicina trata determinadas patologias e o profissional de Educação Física orienta na prática da atividade física.

Toda atividade física trás enormes benefícios para o homem, provocando modificações anatômicas e fisiológicas em seu corpo. A ginástica, por exemplo, tem um conceito que engloba a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora para fins únicos de aperfeiçoamento físico e mental, logo, a ginástica é um dos principais elementos que compõe a educação física.

Historicamente a prática de exercícios físicos, tem revelado a importância da Educação Física como expressão cultural. A concepção de cultura é muito abrangente, podendo ser definida até mesmo como costumes e tradições, nesse sentido, o futebol faz parte da cultura do brasileiro.

A Educação Física está cada vez mais presente nas manifestações culturais, da mesma forma com o que a politica está cada vez mais envolvida no campo esportivo, a exemplo da última copa do mundo, na qual, estiveram presentes vários representantes da política nos estádios, inclusive a copa ter acontecido no Brasil, foi uma decisão de iniciativa política, no entanto, apesar do envolvimento, Educação Física não é politica.

No esporte, a força da Educação Física é incontestável, seja apenas, numa atividade de puro lazer ou competitiva de alto rendimento.

Quando falamos de lazer, um simples jogo serve para recreação e sociabilidade das crianças, além de ser um recurso metodológico capaz de facilitar a aprendizagem espontânea e natural.

Aliás, muitos jogos têm em sua essência atividades físicas como correr, lançar e pular, se assemelhando a uma ginástica, transformando o jogo em mais um elemento da Educação Física.

Já no campo do alto rendimento a Educação Física se transforma em Ciência, visto que, ao longo dos anos ela vem utilizando o movimento humano como objeto de investigação mediante a observação, experiências dos fatos e métodos próprios, por isso, ela é identificada como ciências humanas e sociais.

Portanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com