TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ed. Fisica

Casos: Ed. Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.350 Palavras (6 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 6

CAPITULO I

A Educação física uma análise histórica

Para que se compreenda o momento atual da Educação física é necessário considera suas origens no contexto brasileiro, abordando as principais influências que marcam e caracterizam esta disciplina e os novos rumos que estão delineando-se no campo de pesquisa.

No século passado, a EDUCAÇÃO FÍSICA esteve estreitamente vinculada ás instituições militares e a classe médica. Esses vínculos foram determinantes, tanto no que diz respeito á concepção da disciplina e suas finalidades quanto a teoria, quanto a prática.

Segundo Parâmetros Curriculares Nacionais existia a intenção de melhorar a condição de vida, muitos médicos assumiram uma função higienista e buscaram modificar os hábitos de saúde e higiene da população. A educação física, então, favorecia a educação do corpo, tendo como meta a constituição de um físico saudável e equilibrado organicamente, menos suscetível ás doenças.

No início deste século, a educação física ainda sob o nome de ginástica, foi incluída nos currículos dos estados da Bahia, Ceará, DF, MG, PE e SP.A educação física que se ensinava nesse período era baseada nos métodos europeus.

Mas a inclusão da Educação física nos currículos não havia garantido a sua implementação prática, principalmente nas escolas primárias. Embora a legislação viasse tal inclusão, a falta de recursos humanos capacitados para o trabalho de educação física escolar era muito grande.

Na década de 70 a educação física ganhou mais uma vez funções importantes para a ordem e doprogresso.

Em direção ao âmbito escolar, a partir do decreto n° 69450, de 1971, considerou-se a Educação física como atividade que por seus meios, processos e técnicos, desenvolvem e aprimora forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando.

Na década de 80 iniciou-se então uma profunda crise de identidade nos pressupostos da ed. física que originou umas mudanças nos políticos educacionais.

As relações entre Ed. física e sociedade passaram a ser discussão sob a influência das teorias críticas da educação e questionou-se seu papel e sua dimensão política.

Entendemos que a Educação física tem uma história de pelo menos um século e meio no mundo ocidental moderno, possui uma tradição de saber-fazer e tem buscado a formulação de um recorte epistemológico próprio.

Assim, a área ed. física atualmente contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito do corpo e do movimento.

No atual contexto escolar é que fundamental ressaltar a importância das novas experiências que a criança vai vivenciar, pois elas desencadearão um universo de descobertas e aquisições. Neste sentido, a ed. física deve ser inserida no conjunto de ações pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento da criança.

(...) Com o prosseguimento da escolaridade, vão aos poucos compreendendo e realizando atividades mais elaboradas, pois já conhecem e denominam melhor o seu corpo.Inicialmente seus movimentos são agitados e nas atividades motoras, principalmente quando lhes agradam.A mal egradativamente a criança desenvolve interesse pela prática de esportes, domina seus movimentos, gosta de exibir progresso e passa por mudanças importantes de comportamento; ela não precisa mais demonstra que pode conseguir o que deseja porque passa a ter mais confiança em si mesma.(BEER;1996;P.S)

Na aula de educação física, a prática motora deve ser múltipla, proporcionando vasta experiência na formação de uma base para aprendizagens mais específicas.

Após a segunda guerra mundial surgem os princípios atletas com princípios participativos. O contexto histórico de ed. física é questionado todo o tempo; fatos e modalidades, tudo que se tornou complemento da mesma era interrompido pelos questionamentos. Um exemplo é a psicomotricidade, que era e é confundida como tratamento psicológico. Além disso, questiona-se que a ed.física seja construtora de corpos musculosos, sendo vinculada a saúde biológica e individual.

(...) Na década de 90, professores de ed. física concluíram que era importante ir ale da fase de questionamento, contribuindo para possibilidades de interação na área da educação dentro da cultura escolar. A partir desse entendimento, os educadores vem sendo compostos, por secretarias municipais e estaduais ou por estudiosos individuais ou em grupos (LDB:1997,p.19)

Educadores físicos viram que apenas questionar a falta de compreensão da real necessidade da ed. física no currículo escolar não passaria dos questionamentos quanto mais tentavam menos eram favorecidos. Com isso professores de ed. física entraram em consenso de quehouvesse uma contribuição dos órgãos responsáveis pela educação, ficaria mais fácil conseguir de fato inclui a educação física nas atividades escolares.

A ed. física integrada á proposta pedagógica da escola é componente curricular da ed. básica, ajustando-se ás faixas etárias e ás condições da população escolar, sendo facultativa para os cursos noturnos (LDB: nº9394/96. art.26§ 3°).

Percebe-se que em todas as escolas públicas tem como obrigação incluir dentro do seu currículo escolar a Ed. física como disciplina, de modo que não prejudique professores e alunos. Muitas escolas oferecem cursos noturnos para alunos que além de estudarem necessitam trabalhar nos períodos diurnos e vespertinos tendo como única opção o período noturno para concluir seus estudos. Nesse caso a ed. física fica sendo facultativa.

A lei n° 10.793/2003 torna obrigatória a participação da ed. física apenas na Ed. Básica, que inclui a Ed. Infantil, o ensino fundamental e médio. A mesma não obriga alunos do curso noturno a fazerem as aulas caso ele não se enquadre nos casos de liberação.

Segundo os interesses políticos e pedagógicos colocados em jogo nos contextos formais e não formais, observa-se que a Ed. física, esporte tem reivindicado historicamente para si, sua parcela de contribuição no processo de formação ampliada dos sujeitos (cidadãos educados e conscientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com