TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ed Fisica

Monografias: Ed Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  2.136 Palavras (9 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................04

2. DESENVOLVIMENTO...........................................................................................05

2. O ensino fundamental e suas peculiaridades..............................................05

3. APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS...................................................06

3.1. Pesquisa na Instituição Escolar ...............................................................06

4. PRÁTICAS TUTORIAIS ........................................................................................08

4.1. Confecção de Brinquedo Pedagógico de Matemática..............................08

5. SÍNTESE DOS ARTIGOS DA APOL....................................................................10

5.1. O ensino das Ciências Naturais: Reprodução ou produção de Conhecimento.................................................................................................10

5.2. O Ensino de Ciências Naturais nas series/anos iniciais do Ensino Fundamental .................................................................................................11

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................13

REFERÊNCIAS........................................................................................................15

1. INTRODUÇÃO

O presente artigo pretende analisar e refletir a importância da construção do Projeto Política Pedagógico para a formação continuada do professor. Para fundamentar nossa pesquisa traremos os autores que consideram importância da Prática pedagógica do professor como fonte de sua formação, na medida que este construa e reconstrua seus saberes, assumindo-a

Como contínua quando esta se dispõe de ações e estratégias que lhes possibilitem a reflexão crítica-analítica sobre sua práxis vivenciada , ampliando assim os saberes profissionaisadquiridos em sua formação inicial .

O Ensino fundamental é um compromisso totalizador onde vários elementos estão envolvidos em busca de resultados, contudo, requer primordialmente um envolvimento entre a prática e a teoria, através da consideração da vivencia, bagagens de saberes, para prepara esses educando para as series seguinte.

A educação é algo consciente e ao mesmo tempo mistificada, que após reflexões e práticas se torna palpável, visível, onde a ação criadora alcança dimensões criativas, tecidas em reciprocidade. Dando e recebendo o educador e o educando vão se descobrindo, se desvelando, construindo uma história, partindo de separações e alcançando êxitos.

A metodologia utilizada parte do princípio de observação. Uma vez que, o estágio encontra-se em período inicial. Sendo esta não apenas da parte interna da sala de aula, como do mobiliário corpo docente, totalizações horárias, níveis de atendimento e por último da concepção pedagógica da escola.

2. O ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS PECULARIDADE

O Ensino Fundamental é um processo gradativo, que requer dedicação, envolvimento e ação pedagógica eficiente.

Os profissionais que integram a área educacional precisam se fundamentais em teorias seguras e adequá-las de maneira eficaz na prática, haja vista que tais procedimentos sejam fundamentais para a solidificação do ensino. A instituição escolar tem liberdade para organizar-se administrativamente conforme suas condições humanas e técnicas. Transformando-se num ambiente que proporcione a participação e interação entre alunos e professores, uma vez que, a Ensino Fundamental requer de uma maneira especial, estratégias que incentivem os alunos, estimulando-os pelo prazer e curiosidade pelo saber, criando assim uma participação interativa na sala de aula, em busca da construção partilhada e negociada do conhecimento. COUTO (2012, p.17) Não há quem negue a importância da educação na formação do individuo e, portanto, na formação de uma sociedade e de um pais. A fim de permear e validar a realidade na busca por uma educação de qualidade.

A globalização influenciam na Educação por sua vez sobre a influencia direta da característica de um sistema essencialmente capitalista que é da natureza competitiva, individualista e excludente, provocando mutações de conceitos de cidadania, qualidade, reconhecimento, produtividade e competência. Cabe o professor estimular os estudantes a comparar os valores dominante da atualidade com a realidade local.

3. ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS

A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Professora Auta Vidal, com alunos do segundo ano do Ensino Fundamental.

A observação nos demonstrou um aspecto muito interessante, na caminhada de cada aluno o professor manifesta a dedicação e o carinho para com eles. Percebemos que as atividades inseridas valorizam a infância e inocência das crianças, o professor no sentido de satisfazer os alunos apresenta uma tendência lúdica para trabalhar a matemática envolvendo o jogo e a motivação para o cuidado com o meio ambiente.

3.1 PESQUISA NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Professora Auta Vidal, situada à Rua 10 sem número – Setor Nordeste, localizada na cidade de Formosa, no estado Goiás. A escola oferta atendimento na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA) no período matutino, vespertino e noturno. A instituição atende um total de 409 alunos, desse total 05 são alunos em processo de inclusão.

De acordo com o Projeto Político Pedagógico da escola real finalidade da estratégia de projetos é promover o ensino pelo “aprender a aprender”, “fazer fazendo”, e pelo “ensinar a pensar”, levando o educando a aquisição do conhecimento baseado nos conhecimentos prévios, nas suas vivência e experiências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com