TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ed Unip INTERPRETACAO E PRODUCAO DE TEXTOS

Artigo: Ed Unip INTERPRETACAO E PRODUCAO DE TEXTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  1.630 Visualizações

Página 1 de 2

INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS

Profa. Marcia Selivon

Objetivos gerais

1) Ampliar o universo cultural e expressivo do aluno; 2) Trabalhar e analisar textos orais e escritossobre assuntos da atualidade; 3) Produzir na linguagem oral e escrita textos diversos.

Objetivos específicos

1) Valorizar a leitura como fonte de conhecimento e prazer; 2) Aprimorar as habilidadesde percepção das linguagens envolvidas na leitura; 3) Ler e analisar diversos estilos e gêneros discursivos com senso crítico; 4) Identificar as ideias centrais do texto; ampliar seu vocabulárioativo; 5) Expressar-se com coerência, concisão e clareza, clareza visando à eficácia da comunicação.

Estratégias de leitura

Estratégias são procedimentos que abrangem os objetivos da leitura, oplanejamento das ações para atingir os objetivos. As estratégias são usadas de forma consciente (estratégias metacognitivas) ou de forma inconsciente (estratégia cognitiva).

Estratégias cognitivas eestratégias metacognitivas

As estratégias metacognitivas são operações realizadas com algum objetivo em mente. Os leitores são capazes de dizer o que não entendem sobre o texto e para que estão lendo otexto. As estratégias cognitivas são inconscientes, automáticas para o leitor. Esse conhecimento abrange desde aquele sobre como pronunciar o português, passando pelo conhecimento do vocabulário até oconhecimento sobre o uso da língua.

Estratégias cognitivas: princípio de economia

O leitor tende a reduzir, ao menor número, personagem, objeto, processo, à medida que vai lendo. Por exemplo:“Existe uma fase na vida chamada puberdade. Todos, meninos e meninas, passam por ela entre os 9 e 12 anos.” Nesse trecho, o leitor depara-se com frase que define um termo (puberdade) e com substituição determo (“fase na vida chamada puberdade” é repetida e substituída pelo termo “ela”). “ela”)

Estratégias cognitivas: canonicidade

Relaciona-se à expectativa do leitor em relação à ordem..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com